TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREOCUPAÇÃO COM SUSTENTABILIDADE E VALORES SOCIAIS COLABORATIVOS DESENHAM NOVAS ECONOMIAS E NOVOS MODELOS DE ORGANIZAÇÕES

Por:   •  11/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.733 Palavras (7 Páginas)  •  1.248 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE JAHU

PREOCUPAÇÃO COM SUSTENTABILIDADE E VALORES SOCIAIS COLABORATIVOS DESENHAM NOVAS ECONOMIAS E NOVOS MODELOS DE ORGANIZAÇÕES

RESUMO

Neste projeto será abordado o tema da sustentabilidade dentro das empresas e como é recebido por sua equipe. Uma vez que o consumidor está buscando produtos sustentáveis no mercado, as empresas precisam investir em treinamento e capacitação da sua equipe de colaboradores para implantação de políticas ambientais. Serão relatados os tipos de modelos organizacionais, os impactos da sustentabilidade nas empresas e as vantagens da sustentabilidade para a economia da mesma.

1 INTRODUÇÃO

Para continuar no mercado competitivo as empresas passaram por diversas mudanças ao longo dos anos, atingindo todos os setores e impactando nos modelos de como as empresas foram organizadas ao serem fundadas.

O modelo organizacional tradicional foi de grande importancia na década de 60, ao decorrer dos anos algumas tradições e hábitos foram se modificando, mas algumas empresas ainda utilizavam alguns costumes há pouco tempo atrás.

Na última década surgiram modelos mais contemporâneos de empresas, com idéias baseadas na inovação, trazendo melhores resultados para as demandas atuais.

Tendo em vista essas mudanças no modelo organizacional, se torna necessário entender quais são as principais diferenças e semelhanças entre o modelo tradicional de empresa e os novos modelos de empresas.

2 METODOLOGIA

Buscando atingir o objetivo principal, o presente trabalho apresenta a forma de pesquisa descritiva, sobre as principais diferenças e semelhanças entre o modelo tradicional de empresa e os novos modelos de empresa, coletando informações bibliográficas e analisando as variáveis envolvidas, propondo recomendações e soluções. O método de pesquisa utilizado é o qualitativo, apoiando-se em técnicas de coleta de dados, também quantitativas. De acordo com Neves (1996, p.01), a pesquisa qualitativa não busca enumerar ou medir eventos. Ela serve para obter dados descritivos que expressam os sentidos dos fenômenos. O estudo foi desenvolvido a partir de:

1. Coleta de dados realizada por meio de consulta a publicações de autores da área e posterior leitura, crítica dos conteúdos, revistas e periódicos científicos.

2. Referências bibliográficas utilizadas por meio de artigos e sites da internet relacionados ao tema.

3 QUADRO-RESUMO

Temática norteadora

Preocupação com sustentabilidade e valores sociais colaborativos desenham novas economias e novos modelos de organizações.

Objetivos

Identificar e compreender diferenças e semelhanças entre o modelo tradicional de empresa e os novos modelos de organização;

Justificativa

Para se montar uma empresa é necessário conhecer os mais diversos modelos de organizações, para poder escolher qual é o melhor para o ramo que irá atuar.

Método de pesquisa

Pesquisa Quantitativa e Pesquisa Qualitativa

  1. DESENVOLVIMENTO

4.1 MODELOS ORGANIZACIONAIS

De acordo com Moscovici (1997), as primeiras indústrias brasileiras nasceram na época "entre guerras", com nível tecnológico simples, produzindo bens no setor alimentício, têxtil, mecânico, metalúrgico e químico. Normalmente dirigidas por engenheiros recém-formados, ignoravam as doutrinas de administração e se preocupavam basicamente com a conquista do mercado, tecnologia e produção, *( dando pouca ou nenhuma importância para o impacto que tais ações causariam no meio ambiente)sem muito envolvimento com as necessidades do meio ambiente. Apesar da inexperiência, e das multinacionais instaladas em território nacional, tais empresas sobreviveram, porém, muitas vezes causando com prejuízo ao meio ambiente. A oportunidade e a necessidade de inovação nas organizações é algo que surgiu muito rápido e que muitos líderes empresários estão buscando.

Partindo deste por este princípio o intraempreendedorismo preenche uma lacuna deixada aberta por muitos anos dentro das organizações, onde a sustentabilidade organizacional e com o modelo de gestão com interatividade total, é o sonho de toda organização que almeja o crescimento da empresa, o qual criará um diferencial competitivo neste mundo corporativo tão complexo na atualidade. O intraempreendedorismo é um tipo de modelo de organização para acelerar as inovações dentro de grandes empresas, fazendo melhor o uso de seus talentos empreendedores, inclusive no que diz respeito à sustentabilidade. É um sistema que oferece uma maneira saudável para se reagir aos desafios empresariais do novo milênio.

4.2 IMPACTOS DA SUSTENTABILIDADE NAS EMPRESAS

O termo sustentabilidade ou desenvolvimento sustentável, se trata basicamente de algo que devemos preservar sempre, para garantir um futuro de qualidade às gerações que estão por vir. Isso envolve a capacidade que nós, enquanto indivíduos, temos de interagir com o meio em que vivemos, sem degradá-lo, preservando e cuidando dele, da melhor maneira possível.

Há algumas práticas sustentáveis que podem ser adotadas dentro das empresas, exemplos: 

- Não usar copos descartáveis;

- Economizar água, papel e energia;

- Investir na reciclagem;

- Utilizar equipamentos econômicos;

- Incentivar o uso de transportes alternativos;

- Investir em treinamentos sobre sustentabilidade para os colaboradores;

- Criar projetos de preservação do meio ambiente;

- Respeitar as leis ambientais;

- Não poluir, entre outras práticas.

Adotar essas práticas sustentáveis em uma empresa vai fazer com que esta seja ainda mais valorizada pelos clientes que a acompanham, e vai fazer com que a empresa conquiste ainda mais consumidores de uma forma sempre positiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (143.4 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com