TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Juazeiro, Passado, Presente E Futuro

Trabalho Universitário: Juazeiro, Passado, Presente E Futuro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  1.638 Palavras (7 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 7

Juazeiro – Bahia

A Capital do São Francisco

A Ponte Presidente Dutra foi inaugurada no ano de 1950, foi construída para ligar as cidades de Juazeiro-BA/Petrolina-PE, sendo hoje o maior eixo rodoviário do interior da região nordeste. Atualmente está passando por um processo de ampliação.

*****

No ano de 1596, o território era percorrido pelo bandeirante Belchior Dias Moréa, encontrando sob as frondosas árvores do Juazeiro, os mascates e tropeiros que descansavam e ouviam as histórias dos índios Tamoqueus, Guaisquais, Galache e outras tribos da nação Cariri, primeiros habitantes dessas paragens.

Foto de "Euvaldo Macedo" – Juazeiro vista do alto

*****

A pequena aglomeração iniciada como “Passagem do Juazeiro”, povoava-se de casas de taipa e taperas, tendo suas terras incluídas nos domínios da Casa da Torre dos Garcias D’Ávilas, propiciando as condições de nascimento do primeiro povoado que nos deu origem, ainda no século XX.

Foto de "Euvaldo Macedo"Crianças brincando com a cheia do Rio São Francisco

*****

Empenhados na catequese, chegaram em 1706 os Franciscanos, aldeando os índios Tamoquins, instalando assim a Missão Franciscana.

Fotos de "Euvaldo Macedo" – Cais – hoje, Orla

*****

Nessa consolidação, foi edificada uma capela e o convento onde hoje se situa a Rua 15 de Novembro, no centro da cidade.

Foto de "Euvaldo Macedo" – Corrida de Argolinha na zona rural.

*****

Um índio vaqueiro à procura de tresmalhada, encontra nas grotas do rio (imediações da vila Amália) uma imagem de Nossa Senhora, talhada em madeira e a conduz à presença dos Capuchinhos Franciscanos.

Colocada em nicho na primeira igreja construída em 1710, local da atual Catedral de Nossa Senhora das Grotas, padroeira de Juazeiro (BA), o fato foi logo aceito como um milagre e motivo para as crentes romarias.

MANIFESTAÇÃO DE FÉ DO POVO JUAZEIRENSE FESTA DA PADROEIRA – DIA 8 DE SETEMBRO

Foto de "Euvaldo Macedo" – Crianças brincando no rio Bairro Angary

*****

A missão de Juazeiro foi elevada à categoria de julgado, sob a jurisdição da Comarca de Jacobina no ano de 1766, quando já contava com 156 casas.

Foto de "Euvaldo Macedo" – Antigo cais – hoje, Orla, ao lado do bar do Gordo

*****

Em 09 de maio de 1833, o povoado passou a vila, desmembrando-se do município de Sento - Sé.

Foto de "Euvaldo Macedo" – Olhando a cheia do Rio São Francisco

*****

Sua primeira Câmara Municipal foi instalada a 11 de junho de 1834 e apesar das dificuldades, procuraram realizar um trabalho organizado, deixando um honroso legado político com o 1º Presidente da Câmara, Francisco de Paula Pita.

Foto de "Euvaldo Macedo"Crianças brincando no rio

*****

Durante 45 anos, Juazeiro viveu sua existência de vila com escola Primária, Agências de Correios, Coletoria, assistiu à descida do Vapor Saldanha Marinho (1871) pelas águas do São Francisco e vibrou com a promulgação da Lei que autorizava a construção da Estrada de Ferro do São Francisco.

Foto de "Euvaldo Macedo" – Antigo Cais, hoje, Orla

*****

Em 15 de julho de 1878, a vila de Juazeiro, foi elevada a categoria de cidade por força de Lei nº1814, e daí por diante o Presidente da Câmara Sr. Francisco Martins Duarte, assumiu função executiva como o primeiro Prefeito de Juazeiro (BA).

Foto de "Euvaldo Macedo" – Passeando de barca no Rio São Francisco

*****

Da passagem de tropeiros para a Capital Nacional da Irrigação muita coisa mudou, mas o espírito hospitaleiro do seu povo continua o mesmo. Seu nome veio da árvore do Juazeiro, uma planta forte e medicinal que assim como o município resiste às intempéries.

Foto de"Euvaldo Macedo" – As lavadeiras do Angary

*****

Festa do Bom Jesus dos Navegantes – 1º de Janeiro

Desde a ocupação do mediterrâneo baiano, Juazeiro destaca-se na liderança regional, sem perder qualquer conteúdo de sua tríplice identidade.

*****

Juazeiro é um município brasileiro do estado da Bahia. Localizada na região sub-médio da bacia do Rio São Francisco, na divisa com o estado de Pernambuco

"Livro Fotografia"

A cidade se destaca pela agricultura irrigada que se firmou na região graças ao advento das águas do rio São Francisco e por ser a 4ª maior cidade da Bahia.

*****

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com