TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELAÇÕES SOCIAIS

Ensaios: RELAÇÕES SOCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 3

As relações sociais reproduzem determinado modo de vida dos indivíduos inseridos em uma sociedade especifica, expressando o cotidiano destes no âmbito familiar, escolar, o trabalho socialmente produzido, entre outros.

Podemos definir como forma de produção os bens e serviços que o trabalhador produz, e a reprodução está relacionada a todas as relações sociais de produção que ocorrem fora do cenário da fábrica onde ele está produzindo, ou seja, para que o operário consiga produzir na fábrica em que ele trabalha, ele precisa se alimentar, se vestir, cuidar da sua saúde, até mesmo o seu momento de lazer, tudo isso são formas de reprodução.

O Serviço Social se desenvolve como profissão e é inserida na divisão de trabalho, tendo como contribuição para isso o desenvolvimento do capitalismo industrial e o crescimento da população nas áreas urbanas, que desencadearam o surgimento de novas classes sociais emergentes.

O Estado passa a intervir diretamente nas relações entre empresário e a classe trabalhadora, estabelecendo leis regulamentadas no mercado de trabalho, além de serviços sociais como forma de enfrentar a questão social.

A profissão de Serviço Social no Brasil se consolida como um profissional assalariado integrante do aparato estatal e de empresas privadas, portanto o Serviço Social não se afirma como profissional liberal, pois necessita das políticas sociais sejam estas públicas ou privadas para concretizar de fato o exercício profissional.

O assistente social trabalha de forma coletiva contando com a atuação de outros profissionais no desenvolvimento de suas atividades, o Serviço Social possui participação direta nas relações sociais, estando inserido nestas reproduções que se referem ao cotidiano do trabalhador na vida em sociedade e de tudo aquilo que está conectado direta ou indiretamente ao modo de produção, tendo como objeto de trabalho a questão social, buscando enfrentar as mazelas sociais existentes na sociedade e intervir na contraditória relação entre capital e trabalho.

O assistente social deve estar atento para as mudanças que ocorrem na sociedade. Infelizmente ainda nos dias de hoje é comum observarmos uma confusão de ideias no que diz respeito ao que são direitos sociais e assistencialismo, quando que os serviços sociais são na realidade uma conquista da classe operária na luta pelo reconhecimento de sua cidadania na sociedade burguesa.

Os diversos problemas os quais a classe trabalhadora enfrenta como a fome, o desemprego, a miséria, saúde precária, falta de habitação, entre outros, são expressão da questão social que corresponde às desigualdades provocadas pelo capitalismo em sua produção/reprodução das mercadorias.

Os direitos sociais dos trabalhadores muitas vezes são colocados como benefícios, uma forma indireta de salário, já que são disponibilizados como complementação salarial, sendo descontados parcialmente ou totalmente desses trabalhadores, ou de impostos governamentais, tornando esses serviços sociais um modo de reduzir os custos de reprodução da força de trabalho.

O Estado tenta intervir frente à questão social com políticas públicas visando controlar a situação de descontentamento da população mais fragilizada, pois a pauperização acentuada provoca inconformismo, que podem desencadear revoltas e manifestações que ameaçam a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com