TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REQUISITO DE COMPORTAMENTO DO MERCADO

Artigo: REQUISITO DE COMPORTAMENTO DO MERCADO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  Artigo  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 2

EXIGIBILIDADE DE CONDUTA DIVERSA

O conceito deste elemento, da exigibilidade de conduta diversa como requisito da culpabilidade, pode ser atribuído a Frank, em 1907, que foi o primeiro a entender que as situações concretas, sendo diferentes entre si, não podem receber tratamento genérico pelo prisma da culpabilidade: se a situação não é normal, não é igual às demais, a conduta não pode ser igualmente reprovada. Por isso, seu estudo se baseou na proposição da teoria da normalidade das circunstâncias concretas, ou seja, se situação concreta é idêntica às normais, a conduta exigida na normalidade também se impõe; se a circunstância é diferente, é anormal, não se pode exigir a mesma conduta que é imposta na normalidade. E assim surgiu a fórmula da inexigibilidade de conduta diversa.

Veja que o mérito desta tese é ultrapassar a abstração do homem para individualizar sua conduta, de acordo com as exatas possibilidades e circunstâncias desta: mesmo sendo uma conduta reprovada em abstrato, será medida a sua inexigibilidade naquele caso concreto, para aquele indivíduo.

Assim, a quebra de uma regra padrão – “não matar” –, se para a casuística era impossível não quebrar, será retirada a reprovabilidade do ato, o que se aproxima muito mais da justiça. A culpabilidade se impregnou de um elemento importantíssimo, nesta época, vigente até hoje: a normalidade das circunstâncias. Se o agente deixar bem claro que as circunstâncias que o levaram a quebrar a regra padrão eram anormais, impelindo-o a praticar a conduta contrária ao direito, ou seja, que a conduta compatível com a regra padrão era inexigível, sua conduta não será culpável.

Resumindo: com base no conceito de normalidade das circunstâncias concretas, Frank previu a inexigibilidade de conduta diversa como causa de exculpação para se afastar o juízo de reprovação da culpabilidade.

A exigibilidade de conduta diversa determina que uma conduta só pode ser reprovável se do agente pudesse se exigir outro tipo de atuação qualquer. Trata-se da possibilidade de exigir do autor, no momento da ação ou omissão, uma conduta conforme o Direito.

O poder de agir de modo diverso constitui uma das essências (um dos eixos) da culpabilidade. Só pode ser reprovado (penalmente) quem podia agir de modo diferente (de acordo com o Direito) e acabou optando por agir contra o Direito. Quando da situação concreta, era inexigível comportamento distinto, não há que se falar em culpabilidade (em censurabilidade, em reprovabilidade).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com