TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: O modelo Fleuriet evidencia os resultados das análises de liquidez e estrutura financeira de uma empresa

Por:   •  9/6/2018  •  Resenha  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha

O modelo Fleuriet evidencia os resultados das análises de liquidez e estrutura financeira de uma empresa. Ele utiliza três variáveis, que são:

-Necessidade de Capital de giro (NCG)

-Capital de Giro (CDG)

-Saldo de Tesouraria (T).

Através dessas ferramentas foi possível ver a margem de erros e acertos da empresa (lucro e prejuízo). Podendo assim sendo classificadas como insuficientes ou satisfatórias. A avaliação dos índices de liquidez de uma empresa e de total importância para se ter uma correta interpretação de seus resultados. Sendo que as empresas são avaliadas externamente por fornecedores, bancos e investidores.

O capital de giro encontra-se de maneira decisória das finanças coorporativas da organização, com a finalidade de com ela gera, aplica e gerencia seus recursos.

Qualquer empresa que queira se manter em um mercado deve transmitir confiança, investir em aplicações de maior liquidez para que se tenha um retorno maior. As fontes de recursos podem próprias ou de terceiros, pois são enfatizados pela estrutura de capitais.

O Modelo Dinâmico de Capital de Giro consiste em reorganizar o Balanço Patrimonial de forma “gerencial” e reclassificá-lo em Ativo e Passivo Cíclico, de natureza Operacional; Ativo e Passivo Erráticos, de natureza Financeira; Ativo e Passivo Permanente, de natureza Estratégica. A partir dessa reclassificação, obteve-se a criação de três variáveis, NCG, CDG eT. Essas variáveis fornecem informações quanto à defasagem de entrada e saídas de caixa, a necessidade de capital de giro e suas fontes de cobertura.

Dessa forma, o objetivo principal do trabalho é evidenciar os resultados da análise de liquidez e risco da estrutura financeira em empresas brasileiras a partir da utilização do Modelo Fleuriet. Como objetivos específicos: evidenciar a importância da aplicação do modelo Fleuriet para a avaliação de desempenho do capital de giro; discutir a exposição ao risco de insolvência e descontinuidade de entidades.

Utilizam-se algumas fórmulas para a avaliação:

-NCG = ativo cíclico – passivo cíclico

-CDG = passivo permanente – ativo permanente

-CDG = passivo permanente – ativo permanente

E também temos a tabela de estrutura e situação de liquidez para sua classificação.

O estudo de uma empresa X, por exemplo, precisa de três fazes (definição, coleta e análise de dados e resultados e conclusões). E assim aplicar as fórmulas para sua avaliação.

Nesse texto podemos ver que o administrador ganhou um papel de destaque e de relevante importância para auxiliar os gestores nas tomadas de decisões. No texto enfoca que a análise de Fleuriet e uma grande ferramenta para a gestão financeira das empresas, de uma maneira mais rápida, prática e eficaz de se organizar informações contábeis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com