TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA - DIDÁTICA GERAL

Artigo: RESENHA CRÍTICA - DIDÁTICA GERAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/7/2013  •  1.775 Palavras (8 Páginas)  •  8.841 Visualizações

Página 1 de 8

RESENHA CRÍTICA - DIDÁTICA GERAL

Pensar na qualidade do ensino é compreender á realidade da educação dos docentes e discentes, na busca da superação dos problemas de ensino é, enfim, procurar identificar formas que consiste em dirigir, organizar, orientar e estimular o aprendizado na pratica educativa mais ampla, que ocorre na sociedade, que esse uso possa constituir respostas para os problemas de nossa educação.

A didática é uma disciplina pedagógica que estuda objetivos, conteúdos, meios e condições do processo de ensino, numa perspectiva de ciência que investiga a parte teórica e prática na formação de docentes. Enquanto a Pedagogia pode ser conceituada como a ciência e a arte da educação, a Didática é definida como a ciência e a arte do ensino. No estudo da educação em seus aspectos sociais, políticos, econômicos e psicológicos para a inclusão do processo ensino-aprendizagem a Pedagogia recorre a outras ciências como a: Filosofia, História, Sociologia, Psicologia e a Economia.

Esses estudos acabam por convergir na Didática na formação dos profissionais da educação, pois, estão em colocar como fio condutor de seu trabalho no resgate indissolúvel entre o saber-fazer, de forma que a procura o desenvolvimento da realidade social, nos seus aspectos teóricos e práticos, sendo mediadora escolar dos objetivos e conteúdos do ensino de forma a investigar as condições dos fatores reais (sociais, políticos, culturais, psico sociais) na relação entre a docência e a aprendizagem para uma boa didática é ajudar o aluno a interiorizar os modos de pensar, de raciocinar e de investigar, ou seja, e preciso aprender o básico de cada conteúdo e, a partir daí, beneficiando a apropriação da direção metodológica mais articulada no contexto social de acordo com a realidade da escolar de cada disciplina, a didática ajuda o professor a se preparar, de forma competente, para formar alunos como sujeitos pensantes e críticos.

A definição no cotidiano escolar e nas discussões diárias sobre a prática metodológica do docente no ensino consiste no planejamento, organização, direção e avaliação da atividade didática, pois, os recursos ou meios de ensino são complementos da metodologia, englobando técnicas de ensino diversificadas no processo de ensino, campo principal da educação escolar sendo uma sequência de atividades do professor e dos alunos tendo em vista a assimilação de informações e disposições.

Educar e estudar são duas facetas da mesma ação, que alcança-se em torno dos assuntos de instrução sob a supervisão do educador. O ensino - aprendizagem muito já se disse, afinal do século XVII que seus estudos vêm sendo sistematizados.

Desses estudos, o que foi sinalizado acerca da contradição fundamental presente nesta forma de ensinar, o que permite seu desenvolvimento, para que a contradição está entre as tarefas teóricas e práticas sugeridas pelo professor e o nível de conhecimentos, habilidades e o desenvolvimento intelectual dos estudantes.

Os pensadores pedagógico em suas intensas mudanças nas forma de produção provocaram uma grande desenvolvimento da ciência e da cultura ao mesmo tempo que contemplasse o livre desenvolvimento das capacidades e interesses individuais, desenvolvendo analise do processo psicológico-didático de aquisição de conhecimentos, gerando contradição — como, por exemplo, as existentes na relação entre objetivos-conteúdos, objetivos-métodos, conteúdos-métodos, objetivos - avaliação —, que se manifestam nos problemas suscitados no processo de escolarização do aluno.

Percebesse nos últimos anos, foram realizadas muitos estudos sobre a história da didática no nosso país e suas lutas, classificando as tendências pedagógicas em duas grandes correntes as de cunho liberal e as de cunho progressista.

Na Escola Tradicional predomina a autoridade do professor, ele era o detentor do saber, figura magistrocêntrica e exigia dos alunos atitudes receptivas que impediam qualquer tipo de comunicação entre eles no decorrer da aula. A relação professor aluno é vertical, relacionamento distante, onde o professor é quem mandava.

É o desejo da pedagogia progressista que o trabalho possa construir numa atividade essencial para a formação do homem. Podendo assim transformar a si e a natureza a partir do entendimento do processo como um todo. Possa compreender o processo intelectual assim como o processo manual. A educação dada ao povo favoreça a transmissão SOS saberes necessários para formação da consciência crítica das práticas sociais que permitem a construção do mundo, com igualdade e respeito.

Estas duas correstes tem grandes contestações entre si. A tradicional vê a didática como uma disciplina normativa, com regras e procedimentos padrões, centrando a atividade de ensino no professor e usando a transmissão oral como principal recurso pedagógico. Já a didática, de cunho progressista, é entendida como direção da aprendizagem, o aluno e o sujeito deste processo e o professor devendo oferecer condições propícias para estimular o interesse dos alunos. Por esta razão os adeptos desta tendência dizem que o professor não ensina; antes, ajuda o aluno a prender. Percebemos também que as tendências progressistas só ganharam força nos anos 80, com as denominadas “teorias críticas da educação” como propostas, atividades escolar centra-se em discussões de temas sociais e políticos e em ações sobre a realidade social imediata; analisam-se os problemas, seus fatores determinantes e organiza-se uma forma de atuação para que se possa transformar a realidade social e política. O professor é um coordenador de atividades que organiza e atua conjuntamente com os alunos. Esse movimento esteve muito presente em escolas públicas de vários níveis e em universidades, do que em escolas privadas.

Nas tentativas de melhorar a educação destacam-se a Pedagogia Libertadora e a Pedagogia Crítico-Social dos conteúdos, tratando-se de duas pedagogias progressistas, propondo uma educação escolar crítica a serviço das transformações sociais e econômicas, ou seja, superaçãodas desigualdades sociais decorrentes das formas sociais capitalistas de organização da nossa sociedade a participação no processo de elaboração do conhecimento sistematizado é privilégio de poucos.

O professor tem uma tarefa de garantir a unidade Didática entre o ensino e aprendizagem requerendo uma compreensão clara segura do processo aos quais as pessoas aprendem atitudes humanas praticada no ambiente em que vive no compromisso da educação é com a socialização do conhecimento, com a ampliação da participação dos diferentes segmentos da sociedade no processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com