TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROTEIRO DO LIVRO PESQUISA SOCIAL

Por:   •  9/3/2016  •  Seminário  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Faculdades Milton Campos

ROTEIRO PARA ANÁLISE DOS FILMES/LIVROS/TEXTOS PROPOSTOS

Professora: Soraia Belton

Aluno (a): Isabela Cristina Caldeira

Curso: Administração

Disciplina: Introdução a Pesquisa Científica

A partir da obra responda sucintamente as questões abaixo:

  1. Identificação da obra (referência ABNT)

MINAYO.M.C.de.S; DESLANDES.S.F; GOMES.R.Pesquisa Social.Rio de Janeiro: Vozes.2009.

  1. Aponte e comente sobre o tema central e as ideias principais apresentadas.

Quando se analisa um projeto de pesquisa deve-se buscar identificar os itens que melhor define quais os caminhos deve seguir durante o estudo, a fase exploratória da pesquisa é uma das mais importantes, pois através dela é capaz de compreender as outras fases do processo de investigação e só acaba quando o investigador definiu seu objetivo de pesquisa, após a construção do marco teórico, após definir a amostragem e estabelecer estratégias para entrada no campo.

Para construir um projeto é preciso seguir as regras científicas e ideológicas. Um bom projeto de pesquisa é necessário para trilhar o caminho a ser percorrido na investigação e para identificar quais os rumos do estudo. É necessário também que identifique a definição do problema, os objetivos do estudo, a metodologia, o cronograma de execução, orçamento e por quem foi pesquisado.

A área de interesse da pesquisa será o tema abordado onde haverá a problematização e as indagações feitas e deve responder as seguintes questões: o problema é original? É relevante? É adequado para mim? Tenho possibilidades de executá-los?

O projeto de pesquisa é constituído pelos elementos de definições teóricas e conceituais esses são a base da sustentação da investigação e as formulações das hipóteses surgem como uma forma de criar questionamentos a serem comprovados. Pode justificar-se que pesquisa deve ser realizada e os objetivos serão o que é pretendido com a investigação. Na metodologia é necessário uma descrição formal dos métodos e técnicas utilizados e também as leituras feitas. A definição da amostragem, coleta de dados, organização e análise de dados são os elementos principais da metodologia. No orçamento os gastos aparecem divididos gastos com pessoal e gastos com materiais. Já o cronograma deve haver o tempo gasto para realização das etapas. Os elementos do projeto de pesquisa ainda se encontram as referências bibliográficas e os anexo.

  1. Que relações podem ser feitas entre a obra e o conteúdo estudado? (dê exemplos que ilustrem sua resposta – fragmento dos livros/textos ou cenas dos filmes)

A obra tem tudo haver com o conteúdo estudado, exemplos de aulas anteriores onde estudamos sobre regras da ABNT, pesquisa, elaboração de projeto, metodologia, informações entre outros assuntos similares a obra. Segundo Minayo (2009, p. 31), “um projeto de pesquisa constitui a síntese de múltiplos esforços intelectuais que se contrapõem e se complementam”.

  1. Quais são os pontos com os quais você concorda e não concorda com a obra, justifique.

Concordo em a autora dar ênfase á dimensão técnica, pois viabiliza o acesso ao conhecimento. O projeto também é utilizado para o pesquisador comunicar seus propósitos de pesquisa para sejam aceitos na comunidade científica e para obter financiamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (106.9 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com