TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA: DIVULGAÇÃO CIÊNTIFICA E TEXTO LITERÁRIO- UMA PERSPECTIVA CULTURAL EM AULAS DE FÍSICA.

Ensaios: RESENHA: DIVULGAÇÃO CIÊNTIFICA E TEXTO LITERÁRIO- UMA PERSPECTIVA CULTURAL EM AULAS DE FÍSICA.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2014  •  971 Palavras (4 Páginas)  •  614 Visualizações

Página 1 de 4

DIDÁTICA GERAL

ALUNO: FLAVERSON MESSIAS BATISTA

PROFESSOR:

RESENHA: DIVULGAÇÃO CIÊNTIFICA E TEXTO LITERÁRIO- UMA PERSPECTIVA CULTURAL EM AULAS DE FÍSICA.

As pessoas são diferentes isso é fato. Mas a pergunta é como apresentar uma filosofia que ela mesmo nem sabe se possui aptidão?

O artigo traz a tona uma ferramenta a respeito da divulgação da física. Respeitando a individualidade de cada um e tentando mostrar que há de fato outras maneiras de mostrar um conhecimento, e ainda alerta a respeito do controle dessa atividade, pois se o aluno vai compreendendo e gostando gradativamente desse processo seria algo na contra mão o professor cobrar de maneira tradicional.

O ensino da física é desenvolvido através da compreensão matemática de modo que para muitos alunos esse processo não se torna atrativo, e quando o individuo perde o interesse em alguma coisa cabe e ele somente ele recobrar esse interesse, pois do contrario o conhecimento não poderá ser desenvolvido, o artigo traz a literatura textos científicos como mais uma opção no rol de ferramentas de aprendizagem.

Outro aspecto importante dessa alternativo é a contextualização com o cotidiano, indo além da exemplificação de um fenômeno físico baseado em uma teoria do século XIX, mas sim em um tema atual, um problema no qual a sociedade esteja enfrentando, um tema que o aluno vê nos meio de comunicação que o cerca, que vá alem das paredes da escola. Esse problema pode ser encontrado em um texto de divulgação cientifica. Uma abordagem desse texto, bem como uma discussão em sala responderia uma questão que assombra a certa parte dos alunos, que é “pra que eu aprendo isso?”

Sobre os textos de divulgação cientifica o artigo demonstra a importância de dosagem, abordando ate que ponto a profundidade tem relevância. Quando você observa um fenômeno e vai explicá-lo a um leigo no caso um estudante que até possui certo conhecimento, cabe ao professor ver se deve ser muito específico ou mais abrangente, mas o artigo não coloca a possibilidade dos dois ao mesmo tempo. Um exemplo simples para que se possa atender o dois tipo de aprofundamento em sala se aborda um tema que a sociedade está curiosa, por exemplo, radiação nuclear, essa curiosidade da sociedade se reflete ao aluno, pois o adolescente em geral é competitivo e gosta de ter diferenciais, bem então se faz um debate em sala como base em alguns materiais dentre eles hipermídia , livros didáticos e os artigos de divulgação cientificam , tenta-se a contextualização, se os alunos forem atraídos pelo tema o procedimento teve sucesso e aqueles alunos que tiverem mais interesse o professor pode dar mais materiais aprofundados, não tendo limites á aqueles que têm um interesse cada vez maior. O fato importante é que o professor abrangeu um assunto polêmico de diferentes maneiras e parcela de alunos da sala tem mais propensão de aprender com diferentes materiais. Sendo o objetivo de a escola formar cidadãos críticos, o artigo deixa um aspecto importante em ressalva à incorporação do hábito da leitura, pois não importa há futura área de atuação desse aluno, quando ele estiver desempenhando um papel nessa sociedade é missão da escola que possua o hábito da leitura e saiba em uma visão geral o que é radiação nuclear.

Os textos literários possuem uma peculiaridade muito particular, ele remete o leitor a um mundo paralelo onde tudo é possível, dentro daquele limites, onde o enredo faz parte, dai mais um artifício que o artigo mostra que pode ser incorporado no ensino de física. Ele ainda traz a experiência vivida por estudantes que demonstram insatisfação aos textos em Química e Física em relação aos literários em geral, pelo motivo de especificidade dos primeiros. Mais um indício

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com