TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica Sobre O Texto "Os Nacirema" De Horace Miner.

Exames: Resenha Crítica Sobre O Texto "Os Nacirema" De Horace Miner.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2014  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  9.874 Visualizações

Página 1 de 2

Há algo muito intrigante na proposta do autor Horace Miner em descrever os costumes de uma tribo tão ‘excêntrica’ tal como os Nacirema. Em um primeiro momento é normal analisarmos os atos culturais dos Nacirema com certa desaprovação, tendo em vista que suas práticas culturais são extremamente divergentes do que estamos acostumados. A partir de um segundo momento, percebi que a ideia do autor era expor uma analise externa do nosso próprio cotidiano.

A ideia de que a cultura Nacirema é tão absurdamente diferente a ponto de ser difícil entender o que se passa na mente das pessoas que a praticam é exatamente o ponto chave do texto. Afinal, não seria esta a visão de uma pessoa que nunca esteve em contato com a ‘cultura dos grandes centros urbanos’ ou dos considerados ‘ocidentais’ ao analisar nossos hábitos diários? Qualquer pessoa avessa ao nosso estilo cultural encararia nossos costumes como diferentes, estranhos e até mesmo bárbaros.

Bárbaros, foi exatamente a primeira ideia formulada em minha mente quando analisei as tradições culturais do povo Nacirema. E ao decorrer do texto, podemos relacionar vários hábitos citados pelo autor que, de certa forma, estão subconscientes em nossa cultura. Mas, pelo fato de estarmos imersos na mesma, todos estes costumes nos parecem normais.

A tentativa do autor de mostrar que apesar de sabermos e ‘aceitarmos’ as mais diversas diferenças culturais, não conseguimos deixar de julgar uma cultura como a dos Nacirema como bárbara ou não civilizada, pois está além do nosso entendimento tais práticas, não faz parte do nosso ‘mundo’. E se a ‘análise’ fosse feita ao contrário? Se nós ocidentais, através de nossa cultura e hábitos, estivéssemos sendo analisamos pelos Nacirema, como seriamos classificados? É, acredito que a resposta mais provável seria: bárbaros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com