TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha crítica sobre o texto “ O que é Esclarecimento?

Por:   •  18/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  1.767 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha crítica sobre o texto “ O que é Esclarecimento? “

Immanuel Kant

Esclarecimento significa a libertação do homem da sua menoridade. O homem em sua menoridade está preso, tutelado a outro. A divisa entre a menoridade e o esclarecimento se encontra na falta de ousadia do homem em tomar suas próprias decisões, apesar de possuir um juízo de valor, o mesmo se sente inseguro em usá-lo. É difícil para todo homem a saída da menoridade, ele a considera como uma segunda casa, a privação dos seus dons naturais fazem com que este estado de menoridade se perpetue. São poucos aqueles que conseguem, com esforço próprio, livrar-se dessa menoridade tendo ao mesmo tempo um chão para pisar feito com as próprias mãos.

O Esclarecimento exige que o homem use sua vocação de pensar por si mesmo, que ele tenha a liberdade de duvidar, questionar, de expor ao público seus pensamentos. Mas deve haver um tipo de limitação a esta liberdade, como por exemplo, para a vida em sociedade, quando for de interesse da coletividade, o individuo deve, sem questionar, apenas obedecer, abrir mão de uma parcela da sua liberdade, para que haja uma relação harmônica entre os homens que ocupam um mesmo território.

Não se pode privar o homem de seus atos, de cometer erros e acertos e finalmente chegar no status ideal, que seria o Esclarecimento. Suas vocações originais, a revelação dos seus dons naturais, dependem deste progresso, da tentativa. Mas em certas situações, como em um sistema Monarca, o homem não possui o direito de decidir por si mesmo, apenas o chefe de Estado possui a capacidade de expressar vontade própria, ignorando todas as vontades dos filhos monarcas.

É possível afirmar que vivemos em uma época esclarecida? Kant afirma que não, mas que vivemos em uma época de esclarecimento em que o homem se encontra em um ponto de se suprir espiritualmente, psicologicamente, com segurança e êxito, possuir seu próprio entendimento sem a tutela de outro. As portas estão abertas, e cada pedra no caminho pode servir como munição no caminho em direção ao Esclarecimento. Todos possuímos um espírito de liberdade, e este deve ser usado também no exterior para ir contra um governo que não entende qual a sua real função, o individuo deve ser livre para expressar publicamente todos os juízos e pontos de vista, deve procurar libertar-se da grosseria do Estado que oprime e rejeita as necessidades da população.

Um Estado que favorece o individuo, que permite que ele expresse publicamente o uso da razão própria, que possa expor ao público suas idéias sobre o que talvez seria melhor para a convivência em sociedade, por exemplo, seria um exemplo excepcional de Estado ideal. Com um grau mais elevado de liberdade civil, o povo pode atingir um grau mais elevado de conteúdo intelecto, é como uma borboleta que sai de seu casulo, e ao sair do casulo ela modifica seus hábitos, o mesmo acontece com o individuo, ele muda seu modo de agir, de pensar, de viver em grupo.  

Aplicando este conceito na nossa realidade, acredito que o Brasil atualmente mudou seu status para “Esclarecimento”. Na era das redes sociais, diante de tantos problemas, tanto políticos como econômicos, a população clama por mudanças no sistema governamental, ou melhor, mudanças nos governantes. Poderíamos dizer que, os Brasileiros possuem “dois fronts de guerra interno”, no norte: a corrupção faz uma “pequena” limpeza em nossos cofres públicos através de desvios, e que está nítida, vemos todos os dias, ao vivo e a cores na TV, e no sul: a desestruturação da máquina publica que prejudica todos os setores da sociedade, como a educação, saúde pública, segurança e obviamente a economia. Todo mês a arrecadação de tributos bate recordes, os impostos só aumentam e não há melhorias pois muito dinheiro é desviado ou aplicado em obras fúteis. Um povo pacífico, mas não omisso, que aos poucos começam a se manifestar, e esse manifesto multiplicado, gera a necessária mudança de opinião pública, pois se parar para pensar, é o próprio povo brasileiro que financia toda esta atrocidade. Apesar de não existir um real sentimento de indignação da sociedade, já que em outros países o por questões muito menores o povo sai às ruas protestando e cobrando melhorias. Não que isto não acontece no Brasil, mas acontece em um grau raso. Talvez já esteja na hora de mudar esse status por completo, a vontade do povo é soberana e cabe aos ocupantes dos cargos públicos representar nossas vontades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (48.6 Kb)   docx (32.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com