TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA PAPANEK CAP 03 R

Por:   •  4/3/2016  •  Resenha  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  613 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA PAPANEK CAP 03 R

de BruhII | trabalhosfeitos.com


Nome: Bruna Barbosa Jacinto

RGM: 1506334-8

Curso: Design Gráfico

Período: Noturno

ARQUITETURA E DESIGN – ARQUITETURA E ÉTICA –CAP. 3 – Sobre o espiritual. do design PAPANEK, Victor. Sobre o espiritual do design. Victor PAPANEK. Arquitetura e Design – Arquitetura e Ética. Lisboa: Edições 70, Outubro de 2007 ISBN 978972-44-1496-6. 

Resenha

O autor acredita que o design tem um poder de influenciar nossas vidas e o meio ambiente. Diz também que é necessário ter responsabilidade, ética e valores espirituais no design e na arquitetura sem descaracterizar o produto final (um telefone em forma de pato ou um despertador com formato de perna), sendo assim, podemos encontrar um modo de vida sustentável e harmonioso, explica também a função da beleza questionando a convicção da Bauhaus de “Se funciona bem, será belo”, onde questiona: “Se funciona bem a fazer o quê? Será belo em que sentido?”. Um exemplo disso é a espingarda de 22 mm, ao meu ver o fato de ser um objeto para tirar vidas não impede que outras pessoas como Papanek vejam beleza em seu formato.

Ao criar um novo objeto, devemos pensar em como desmontá-lo e reciclá-lo depois de terminada sua vida útil. Isso é tão importante como projetá-los bem. Devemos desperdiçar o menos possível eaproveitar o que se desperdiça. Papanek nos dá exemplos simples para a compreensão disso como o das sobras de couro, usadas com marca páginas ou envolvendo cabos de talheres para facilitar o uso para pessoas com dificuldade em manuseá-los.

Outro fator importante é sobre a participação das pessoas nas opções que os designers apresentam. Para se conseguir um design apropriado, devemos unir outras áreas, como por exemplo, bebês, crianças e idosos, ambos possuem necessidades especiais onde os designer podem explorar um amplo espaço para saciar as mesmas deste público.

Muitos utensílios e dispositivos que apresenta ao longo do livro só existem apenas como protótipos. O autor diz que o risco e o baixo lucro desincentivam empresas a produzi-los. Apresenta então, como solução, a criação de pequenas fabricas descentralizadas. Como Papanek também acredito que o design precise tanto de apoio a nível empresarial como ao nível de incentivos governamentais.

Devemos também pensar em como a tecnologia será útil para cada fim, assim com os exemplos do leitor de código de barras que anuncia o valor do produto em voz alta e o carro japonês que avisa se a porta do mesmo está aberta com quando o motor está funcionando, embora pareçam ótimas ideias no fim ambas acabam setornam incomodas em vez de auxiliares.

Papanek coloca algumas questões da ética em pauta, para entendermos se são realmente mais do que um plano de auto-proteção dos membros de grupos, investigações e críticas públicas. Transformar a encomenda é o ultimo passo neste capítulo, devemos compreender cada requisito que venhamos a deparar na criação.

Conclusão

Concordo quando o autor diz que devemos pensar desapaixonadamente sobre o que fazemos. A paixão muitas vezes nos direciona para longe do objetivo principal.

Na direção em que o planeta segue devemos buscar o caminho da sustentabilidade, pois só assim poderemos nos aproximar do necessário para mudar esta direção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (35.2 Kb)   docx (454.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com