TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Chiavenato Cap. 3

Exames: Resenha Chiavenato Cap. 3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/7/2014  •  694 Palavras (3 Páginas)  •  3.838 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha do Capítulo 3 do Livro Introdução à Teoria Geral da Administração de Idalberto Chiavenato

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a Teoria Geral da Administração. 7.Ed.São Paulo: Elsevier, 2004, 634p.

A Administração Cientifica foi criada no começo do século passado pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor, que teve como seguidores Gantt, Gilbreth, Emerson, Ford, Barth, entre outros, a preocupação inicial foi o desperdício e as perdas sofridas pela indústria, e aumentar a produção por meios de métodos e técnicas da engenharia industrial.

No Primeiro Período da obra de Taylor ele racionalizou o trabalho do operário por meio do Estudo de Tempos e Movimentos.

Ele verificou que alguns operários produziam mais que os outros com a mesma condição, e que estes se acomodavam, pois a remuneração era a mesma, assim criando condições de pagar mais a quem produzir mais.

No Segundo Período Taylor concluiu que a racionalização do trabalho operário deveria ser acompanhada de uma estruturação geral. A partir daí desenvolveu seus estudos sobre Administração Geral, a qual denominou Administração Científica sem esquecer da tarefa do operário. Para Taylor as indústrias de sua época padeciam de três males: Vadiagem dos operários que reduziam a produção a cerca de um terço do que podiam produzir, para evitar redução das tarifas de salário pela gerência, desconhecimento da gerência da rotina e tempo de trabalho necessário para sua realização e Falta de uniformidade nas técnicas e métodos de trabalho.

Para sanar estes três males Taylor criou o Scientific Management, que seria uma evolução e não uma teoria tendo 75% de análise e 25% teoria.

Para Taylor a organização e a Administração devem ser estudadas e tratadas cientificamente e não espiritualmente. Os elementos para a administração cientifica são: padronização de máquinas e ferramentas, métodos e rotinas para execução de tarefas e prêmios de produção para incentivar a produtividade.

O principal objetivo da administração e assegurar o máximo de prosperidade ao patrão e automaticamente o máximo de prosperidade ao empregado, assim tendo uma troca de interesses entre os dois.

A Organização Racional do Trabalho é a substituição de métodos empíricos e rudimentares por métodos científicos que se fundamentam nos seguintes aspectos:

Análise do trabalho e de estudo de tempos e movimentos.

A divisão e subdivisão de todos os movimentos necessários para a execução de cada operação, assim sendo mais econômico.

• Estudo da fadiga humana.

Gilbreth verificou que a fadiga predispõe o operário a diminuição de produtividade e qualidade de trabalho. Assim a Administração Científica pretendia racionalizar os movimentos eliminando os que produzem fadiga.

• Divisão do trabalho e especificações dos operários.

Divisão do trabalho e especialização do operário para elevar sua produtividade, eliminando os movimentos desnecessários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com