TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Sociale Ambiental

Artigo: Responsabilidade Sociale Ambiental. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  2.285 Palavras (10 Páginas)  •  1.056 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO....................................................................................................... .10

REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

Para atender aos questionamentos propostos, a pesquisa realizada nos mostra que a preocupação com o meio ambiente nasce à medida que se percebe que os recursos são finitos e que seu uso indevido gera conseqüências incalculáveis à sociedade.

A questão do meio ambiente vem sendo cada vez mais discutida nos últimos anos. Mudanças de consciência e comportamento vêm tornando-se necessárias no sentido de preservá-lo, para se encontrar maneiras que possibilitem o crescimento econômico sem prejudicar gerações futuras.

A correta administração de recursos e a consciência em preservar o meio ambiente são fatores importantes a serem considerados pelas organizações, mostrando a importância das ações, voltadas para o desenvolvimento sustentável, e como elas podem auxiliar a organização aumentando sua competitividade no mercado.

A sociedade dotada de uma consciência comprometida e voltada a garantir a manutenção da qualidade de vida das futuras gerações, tem buscado mecanismos capazes de estimularem a criação de normas como a norma ISSO 14001 de 2004 e as diretrizes comprometidas com a implementação de uma política nacional séria, atrelada às tendências internacionais e fundamentada no avanço do conhecimento técnico científico da humanidade.

2 DESENVOLVIMENTO

Denomina-se gestão ambiental ou gestão do meio ambiente como o conjunto de diligências que dirigem o manejo integral do sistema ambiental. Como a gestão de espaços protegidos pelo seu valor natural.

A gestão ambiental implica a inter-relação com várias ciências, devendo existir uma forma que seja válida, ou seja, trans e interdisciplinar para poder abordar os problemas que têm com relação com a mesma.

A gestão ambiental pretende reduzir ao mínimo a intromissão do ser humano nos diversos ecossistemas, elevar ao máximo as possibilidades de sobrevivência de todas as formas de vida, por pequenas e insignificantes que possam parecer desde o ponto de vista dos seres humanos e por uma espécie de magnanimidade pelas criaturas inferiores neste contexto, senão pela verdadeira humildade intelectual, por reconhecer que realmente não sabemos o que significa realmente a perda de qualquer espécie de ser vivo para um equilíbrio biológico perfeito.

O conceito de gestão ambiental não se pode ver reduzido de forma exclusiva à conservação da natureza, à solução do problema ambiental causado pelo fator contaminação do ar, da água, do solo; ou a atenção de qualquer outro tipo de problemas ecológicos.

Este conceito é muito mais amplo e profundo do que imaginamos, implica o manejo regional do ambiente, dos recursos naturais e dos problemas que impactam a mesma; também implica uma participação conjunta e articulada de todos os setores da sociedade em torno a um propósito único e comum que é, nas circunstâncias e condições atuais, conseguir o desenvolvimento sustentável, conceito este que surgiu do questionamento com relação ao rumo e dinâmica que adquiriu o desenvolvimento humano.

Definida como a ação de administrar o ambiente, a gestão ambiental constitui um elemento que permite definir e aplicar a norma ambiental e ecológica às quais devem estar sujeitas as atividades humanas; delinear e ditar as políticas e estratégias ambientais e ecológicas; planejar, programar, orçar e executar obras e ações para preservar o meio ambiente, juntar e coordenar a participação integrada dos três níveis de governo e dos diferentes setores da sociedade como um todo; medir e avaliar os objetivos alcançados, e ajustar os planos e programas empreendidos para conseguir tal fim; de preservar o meio ambiente.

Desenvolvimento sustentável é a forma de desenvolvimento que não agride o meio ambiente de maneira que não prejudica o desenvolvimento vindouro, ou seja, é uma forma de desenvolver sem criar problemas que possam atrapalhar e/ou impedir o desenvolvimento no futuro. Refere-se a um modo de desenvolvimento capaz de responder às necessidades do presente sem comprometer a capacidade de crescimento das gerações futuras. Visando melhorar as condições de vida dos indivíduos, preservando simultaneamente o meio envolvente a curto, médio e, sobretudo, longo prazo. O desenvolvimento sustentável comporta um triplo objetivo: um desenvolvimento economicamente eficaz, socialmente equitativo e ecologicamente sustentável.

O desenvolvimento atual, apesar de trazer melhorias à população, trouxe inúmeros desequilíbrios ambientais como o aquecimento global, o efeito estufa, o degelo das calotas polares, poluição, extinção de espécies da fauna e flora entre tantos outros. A partir de tais problemas pensou-se em maneiras de produzir o desenvolvimento sem que o ambiente seja degradado. Dessa forma, o desenvolvimento sustentável atua por meio de alguns aspectos: atender às necessidades fisiológicas da população; preservar o meio ambiente para as próximas gerações; conscientizar a população para que se trabalhe em conjunto; preservar os recursos naturais; criar um sistema social eficiente que não permite o mau envolvimento dos recursos naturais; criar programas de conhecimento e conscientização da real situação e de formas para melhorar o meio ambiente.

O desenvolvimento sustentável não deve ser visto como uma revolução, ou seja, uma medida brusca que exige rápida adaptação e sim uma medida evolutiva que progride de forma mais lenta a fim de integrar o progresso ao meio ambiente para que se consiga em parceria desenvolver sem degradar. Para promover um desenvolvimento sustentável, as autoridades públicas devem adaptar medidas adequadas que procurem limitar os efeitos nefastos dos transportes e dos riscos sanitários, melhorar a gestão dos recursos naturais e nomeadamente o seu consumo, e combater a exclusão social e a pobreza na Europa e no mundo. Devem, igualmente, combater as alterações climáticas e limitar as suas consequências.

Os sistemas certificáveis de gestão ambiental, como a norma ISO 14001, têm sido uma opção cada vez mais utilizada pelas organizações para equacionarem suas demandas ambientais, padronizarem seu processo produtivo, reduzirem custos de produção e melhorarem sua imagem. Entretanto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com