TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Artigo: RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  4.887 Palavras (20 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 20

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

INTRODUÇÃO

Nesse trabalho iremos abordar o conceito de Responsabilidade Socioambiental e em como ela é praticada nas grandes empresa, focando principalmete a Petrobrás. Iremos ver como a mesma trabalha dentro da sociedade, seus conceitos e métodos de desenvolvimentos das suas atividades. Veremos as vantagems de ser uma empresa socialmete responsável e em como esse conceito esta crescendo dentro das sociedades.

Será abordada a diversidade dos fenomenos de desastras ambientais, quais os maiores e como eles estão afetando a humanidade. Todo esse trabalho tem como objetivo levar à reflexão de como as mudanças ambientais podem alterar o padrão de vida de toda uma sociedade e em como o ser humano vê as empresas diante dessa reflexão.

DESENVOLVIMENTO

É comum vermos confusão com o que se pretende com a Responsabilidade Socioambiental, antes de apenas cumprir sua função dentro do sistema, é necessário que as empresas façam mais do que a lei prevê seus atrelamentos entorno de sua região, tornando-se realmente uma empresa que tenha Responsabilidade Sócio Ambiental efetivamente consolidada.

É preciso entender que o termo Responsabilidade Social agregou-se paulatinamente ao mundo empresarial e atualmente traduz em forma ética de conduzir os negócios. É possível falar que a evolução da Responsabilidade Socioambiental é marcante no início da década de 70. A grande depressão econômica e os efeitos do pós guerra são fatos marcantes para o capitalismo, demonstram as fragilidades do sistema e um dos maiores impactos sentidos pelos próprios capitalistas.

Mudanças provocaram alterações no modelo de desenvolvimento econômico fazendo grande número de desemprego. Por tantas transformações ocorridas no século vinte (XX), a década de 90 foi preconizada com organizações organizadas e estrategicamente voltadas ao tema Responsabilidade Social Empresarial.

A noção de Responsabilidade Social Empresarial foi atrelada ao mundo Empresarial como forma de Gestão, pode ser considerada recente visto que, o que havia antes destas inclusões de conceito ao mundo dos negócios era a prática da filantropia que se diferencia em vária aparência das práticas de Responsabilidade Social Empresarial.

Outro acontecimento que energizou a reflexão sobre o papel das empresas na sociedade foi o período da Guerra Fria. Neste momento, as preocupações estavam voltadas ao futuro do sistema econômico no Ocidente. O conselho empresarial mundial para o desenvolvimento sustentável abriu espaço para o analise da relação entre empresa e cidadão. Gradualmente, as empresas incorporam práticas e dinâmicas voltadas aos anseios da comunidade na qual a empresa esta inserida, assumindo desta forma o atributo da Responsabilidade Social como mais um requisito Indispensável para as organizações empresariais.

1. Responsabilidade Socioambiental

Responsabilidade sócio-ambiental é a responsabilidade que a empresa tem com a sociedade e com o meio ambiente além das obrigações legais e econômicas.

Nos anos subsequentes às conferências surgiram movimentos cobrando por mudanças socias, científicas e tecnológicas. Muitas empresas iniciaram uma nova postura em relação ao meio ambiente refletidas em importantes decisões e estratégias práticas, segundo o autor Melo Neto (2001) tal postura fundamentou-se nos seguintes parâmetros:

• Bom relacionamento com a comunidade;

• Bom relacionamento com os organismos ambientais;

• Estabelecimento de uma política ambiental;

• Eficiente sistema de gestão ambiental;

• Garantia de segurança dos empregados e das comunidades vizinhas;

• Uso de tecnologia limpa;

• Elevados investimentos em proteção ambiental;

• Definição de um compromisso ambiental;

• Associação das ações ambientais com os princípios estabelecidos na carta para o desenvolvimento sustentável;

• A questão ambiental como valor do negócio;

• Atuação ambiental com base na agenda 21 local;

• Contribuição para o desenvolvimento sustentável dos municípioscircunvizinhos

2. Quatro problemas ambientais que enfrentamos na atualidade.

Impacto ambiental deve ser entendido como um desequilíbrio provocado por um choque, resultante da ação do homem sobre o meio ambiente. No entanto, pode ser resultado de acidentes naturais: a explosão de um vulcão, o choque de um meteoro, um raio, etc. Podemos diferenciar os impactos ambientais em escala local, regional e global. Podemos também separá-los naqueles ocorridos em um ecossistema natural, em um ecossistema agrícola ou em um sistema urbano, embora um impacto, à primeira vista ocorrido em escala local, possa ter também conseqüências em escala global.

Quatro grandes impactos ambientais no mundo hoje:

* Desmatamento de florestas

A primeira conseqüência do desmatamento é a destruição da biodiversidade, como resultado da diminuição ou, muitas vezes, da extinção de espécies vegetais e animais. As florestas tropicais tem uma enorme biodiversidade e um incalculável valor para as futuras gerações. Muitas espécies que podem ser a chave para a cura de doenças, usadas na alimentação ou como novas matérias-primas, são totalmente desconhecidas do homem urbano-industrial e correm o risco de serem destruídas antes mesmo de conhecidas e estudadas. Esse patrimônio genético é bastante conhecido pelas várias nações indígenas que habitam as florestas tropicais, notadamente a Amazônia.

Além desses impactos locais e regionais da devastação das florestas, há também um perigoso impacto em escala global. A queima das florestas, seja em incêndios criminosos, seja na forma de lenha ou carvão vegetal para vários fins, tem colaborado para aumentar para aumentar a concentração de gás carbônico na atmosfera. É importante lembrar que esse gás é um dos principais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com