TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Artigos Científicos: RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 2

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Atender bem o cliente ou superar suas expectativas visando o lucro imediato não garantem a sustentabilidade do negócio a longo prazo, visto que a empresa deve analisar o contexto em que está inserida e traçar estratégias que permitam sua visibilidade no mercado, o lucro deve ser visto como consequência natural de uma política eficiente de atuação e não como foco principal. As organizações que realizam planejamento estratégico incluem a comunidade local, a sociedade, o governo, a concorrência, os fornecedores, ou seja, os stakeholders no seu plano de ação.

GESTÃO AMBIENTAL

A Faber Castell possui um sistema de gestão ambiental constantemente monitorada em toda sua cadeia produtiva. Suas iniciativas são voltadas para a ecoeficiência e buscam maior aproveitamento das matérias-primas para a fabricação dos produtos finais, gerando menor quantidade de resíduos e menor consumo de recursos naturais. Sua Política Ambiental Florestal apresenta compromissos permanentes com o meio ambiente que superam as exigências da legislação. Seus compromissos são:

- Previnir e minimizar os riscos ambientais, adotando iniciativas e práticas amigáveis ao meio ambiente e buscando a melhoria contínua dos processos;

- Envolver e difundir entre os colaboradores, parceiros e comunidade o Sistema de Gestão Ambiental;

- Tomar decisões sempre no equilíbrio entre aspectos ambientais, sociais e sustentáveis. Consciente da necessidade de busca de uma fonte de suprimeiro sustentável de madeira que não pressionasse os ecossistemas naturais, a empresa realiza pesquisas desde a década de 50, época em que as ações ambientais eram praticamente inexistentes no Brasil. Esta iniciativa pioneira, coerente com suas crenças e valores, procurava identificar as espécies de árvores capazes de produzir a madeira de qualidade para a produção de lápis, sem agredir o meio ambiente;

- Responsabilidade pelo seu Sistema de Gestão e seus certificados;

A Faber-Castell tem foco permanente na qualidade e produtividade, e seus negócios estão estruturados de forma a promover o desenvolvimento individual e socioambiental, envolvendo todas as partes interessadas neste processo.

Para isso, a empresa desenvolveu o Sistema Integrado de Gestão para a Qualidade, Meio Ambiente e Normas Sociais - FABIQUS que, em 2001, recebeu o certificado ISO 9001:2000 pelo LGA InterCert, entidade alemã responsável pelas certificações dos sistemas de gestão de todas as empresas do Grupo Faber-Castell. Por meio desse sistema, a Faber Castell planeja e organiza os recursos e procedimentos necessários para administrar e controlar suas atividades com o objetivo de garantir a qualidade, aliando o respeito ao meio ambiente e às normas sociais. Desde a década de 1980, a Faber Castell trabalha exclusivamente com madeira reflorestada, tendo estabelecido seu maior projeto na região do município de Prata (MG). Em 1990 este projeto foi certificado pelo Forest Stewardship Council - FSC (Conselho de Manejo Florestal), órgão mundialmente reconhecido que atesta que o trabalho da empresa é ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável. Em 2004, recebeu o certificado ISO 14001.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com