TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Dissertações: RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2014  •  1.295 Palavras (6 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 6

O conceito de sustentabilidade pode ser definido como a capacidade de desenvolver a atividade econômica atendendo às necessidades da geração atual sem comprometer as gerações futuras.

A Brasal Refrigerantes tem consciência da importância de se aprofundar no compromisso com as práticas sustentáveis. Por isso, atua junto aos órgãos governamentais com propósito de atender os requisitos legais vigentes relacionados à responsabilidade socioambiental.

Além disso, adota diretrizes que incluem a contribuição com o desenvolvimento social da comunidade vizinha, por meio de projetos que promovem a conscientização e a preservação do meio ambiente.

DE OLHO NA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

A Brasal se atualiza mensalmente sobre todos os aspectos legais que envolvem Meio Ambiente, Saúde Ocupacional, Segurança do Trabalho, Responsabilidade Social e Segurança de Alimentos, pertinentes às esferas federal, estadual e municipal/distrital, incluindo a legislação aplicável às filiais localizadas em Catalão e Formosa (GO). O cumprimento da legislação é analisado e, caso necessário, a documentação interna é atualizada atribuindo responsabilidades e prazos para o atendimento.

ASPECTOS AMBIENTAIS

Os aspectos e impactos ambientais são fatores fundamentais para o processo de tomada de decisões durante projetos e desenvolvimento de novos produtos, equipamentos, embalagens, processos e instalações. Os aspectos e impactos ambientais da Brasal Refrigerantes são levantados, pontuados e controlados por meio de programa sistematizado, de acordo com os requisitos da Norma ISO 14000. O SGA – Sistema de Gestão Ambiental elabora as diretrizes para que a Brasal atinja o nível de desempenho ambiental determinado pela norma e promova sua melhoria contínua ao longo do tempo. Ainda como forma de tratar os impactos de seus produtos, desde 2001 a organização realiza procedimentos com relação à Gestão da Segurança de Alimentos, às Condições de Boas Práticas de Fabricação e à APPCC, em conformidade com a Norma ISO 22001.

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS

Desde 1996, a Brasal Refrigerantes possui uma área destinada à reciclagem de resíduos sólidos provenientes dos processos industriais. Nesta área, o descarte do processo industrial é armazenado de forma ambientalmente responsável, separando-se resíduos sólidos perigosos dos não-perigosos (latas, garrafas, tampas, plásticos, papelão e vidro). Na própria empresa, esses materiais são separados, prensados e destinados a uma recicladora final. Para minimizar os impactos ambientais provocado pelo acúmulo de embalagens não retornáveis, desde 1995, a organização também utiliza no seu processo produtivo, a garrafa plástica retornável (REF-PET), que é reutilizada por aproximadamente 10 vezes.

COLETA SELETIVA

A coleta seletiva é um sistema de recolhimento de materiais recicláveis: papéis, plásticos, vidros, metais e orgânicos, previamente separados na fonte geradora e que podem ser reutilizados ou reciclados. Na Brasal Refrigerantes, é realizado o controle da geração de lixo em todas as dependências da empresa por meio da coleta seletiva. Anualmente, são determinadas metas para melhoria contínua na prevenção da geração de resíduos e reciclagem.

GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS

Quando o assunto é fabricação de refrigerantes, a água é um insumo. Na busca do uso equilibrado e racional desse bem, a Brasal Refrigerantes vem adotando medidas que visam diminuir os impactos gerados em sua utilização, reduzindo o consumo e propondo práticas de reaproveitamento desse precioso elemento. A base do controle do consumo de água na Brasal Refrigerantes S.A é o balanço hídrico, com a identificação de toda e qualquer fonte de utilização. É feita a verificação mensal da quantidade do gasto para produção de um litro de bebida, que consiste em um indicador ambiental e uma medida de desempenho para conservação de seu uso. O indicador ambiental está relacionado à todas as atividades da fábrica.

Assim, são propostas medidas de redução, recuperação e reaproveitamento da água. A Brasal reaproveita o recurso através do processo de rinsagem das garrafas pet (água dos rinsers) em todas as linhas de produção, além da retro lavagem dos filtros de areia e carvão, dos desaeradores, retorno de condensado, blender, reutilização da água do CIP e da chuva.

Outro processo de grande valia é o monitoramento de vazamentos e desperdício nas áreas da fábrica, por meio dos treinamentos de educação ambiental e visita às áreas. Nesses treinamentos, o colaborador adquire consciência da grande importância desse bem e aprende formas de realizar o consumo sustentável tanto na fábrica quanto fora dela.

GESTÃO AMBIENTAL DAS ÁGUAS

O Sistema Coca-Cola Brasil, em parceria com a fundação SOS Mata Atlântica, implementou o projeto Gestão Socioambiental da Água, que promove o uso sustentável da água e o desenvolvimento de ações locais.

O projeto tem a finalidade de sensibilizar, organizar e capacitar as pessoas para a gestão integrada de recursos hídricos, com vistas ao uso sustentável da água e ao desenvolvimento de ações locais reaplicáveis em bacias e regiões hidrográficas brasileiras.

Junto com o Espaço Água e escolas da região, a Brasal Refrigerantes monitora a qualidade dos rios Córrego Riacho Fundo, Córrego do Guará, Ribeirão do Torto, Córrego Vicente Pires e Córrego do Urubu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com