TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESPOSTAS DOS QUESTIONÁRIOS DE LITERATURA INFANTIL (aula 1-2-3-4)

Dissertações: RESPOSTAS DOS QUESTIONÁRIOS DE LITERATURA INFANTIL (aula 1-2-3-4). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  1.319 Palavras (6 Páginas)  •  12.686 Visualizações

Página 1 de 6

RESPOSTAS DOS QUESTIONÁRIOS DE LITERATURA INFANTIL (aula 1-2-3-4)

AULA 01:

1. Sobre a literatura infantil, é correto afirmar sobre sua finalidade:

Resposta correta: Tem tarefa fundamental a cumprir nesta sociedade em transformação: a de servir como agente de formação, seja no espontâneo convívio entre leitor/livro, seja no diálogo leitor/texto estimulado pela escola.

2. A autora Nelly Novaes Coelho evidencia no livro-texto de nossa disciplina que a escola é um espaço privilegiado para a formação do indivíduo e afirma que os estudos literários possibilitam o exercício da mente, a percepção do real, a formação da consciência de si e do outro, entre outros objetivos. Nesse sentido, pode-se compreender que o espaço da escola tem a finalidade de:

Resposta correta: Ser favorável às reflexões das transformações sociais, pois permite ao indivíduo seu autoconhecimento e o acesso ao mundo da cultura que caracteriza a sociedade a que ele pertence.

3. A autora Nelly Novaes Coelho apresenta comparações entre valores tradicionais e valores novos presentes nas produções literárias, como um importante confronto de ideias que pode auxiliar os futuros e jovens professores a se situar criticamente em relação à realidade histórico/social/cultural. Sobre os valores tradicionais, pode-se afirmar que:

Resposta correta: I e II estão corretas.

4. Sobre a contribuição da Psicologia Experimental para a literatura infantil, é correto afirmar que:

Resposta correta: Auxiliou, ao definir que as crianças apresentam diferentes estágios de desenvolvimento (da infância até a adolescência) e que, portanto, a linguagem de suas produções deveria respeitar essas fases de desenvolvimento.

5. A autora Nelly Novaes Coelho determina alguns princípios orientadores que podem ser úteis para a escolha de livros adequados a uma categoria de leitor, pois é possível incluir as crianças em determinadas categorias quando se leva em consideração as fases do desenvolvimento infantil, seus interesses, seu desenvolvimento global e o próprio conhecimento sobre o sistema da escrita (o que diferencia um leitor que se orienta pelas gravuras de outro que consegue ler as palavras de forma convencional). Sobre as categorias de leitor, pode-se afirmar que:

Resposta Correta: Todas as alternativas estão corretas.

6. A partir da citação da autora Nelly Novaes Coelho, na página 43, “torna-se fácil compreender porque a literatura foi usada, desde as origens, como instrumento de transmissão de valores”, é correto afirmar que:

Resposta Correta: A linguagem literária baseia-se na representação e na imaginação e é um meio ideal para auxiliar a criança a desenvolver suas potencialidades naturais e o amadurecimento de sua personalidade da infância até a fase adulta.

Aula 2

1. A literatura infantil é considerada pedagógica quando:

Resposta Correta: Serve como instrumento manipulado por uma intenção educativa.

2. Com relação à perspectiva da literatura infantil enquanto arte, é correto afirmar que:

Resposta Correta: O que a caracteriza é a diversão, o prazer e a possibilidade de modificar a consciência de mundo de seu leitor.

3. A autora Nelly Novaes Coelho defende que a literatura infantil contribui para a formação da consciência de mundo. Sobre a finalidade da consciência, é correto afirmar que:

Resposta Correta: A consciência nasce quando é possível ao indivíduo estabelecer uma relação entre o eu e o outro, e desta resulta o conhecimento.

4. A autora Nelly Novaes Coelho evidencia no livro-texto que o ato da leitura cumpre um papel fundamental para a formação da consciência de mundo. Nesse sentido, pode-se considerar que a leitura serve para:

Resposta Correta: Contribuir para que a criança possa estabelecer relações entre o universo literário e seu mundo interior.

5. A autora de nosso livro-texto, Nelly Novaes Coelho, apresenta que há diferentes perspectivas sobre a distinção entre a literatura realista ou fantasista. É correto afirmar que a autora acredita que:

Resposta Correta: Ambas possuem suas contribuições, por isso não podemos eleger uma como melhor ou pior que a outra, pois apenas são diferentes.

6. A Psicanálise, postulada por Sigmund Freud, nos auxilia na compreensão sobre a formação da personalidade infantil. Por isso, quando a literatura infantil se vale dos contos de fadas, é correto afirmar que:

Resposta correta: É possível à criança incorporar valores que dizem respeito à vida real e à imaginária, oferecendo a oportunidade de refletir sobre aspectos de sua própria vida.

Aula 3

1. Sobre os diferentes tipos de narrador, é correto afirmar, em relação ao confessional ou intimista:

Resposta correta: É um eu-narrador que expõe as próprias experiências pessoais ou as de outros por ele testemunhadas.

2. A autora Nelly Novaes Coelho evidencia no livro-texto que, dependendo do ângulo de visão adotado, o narrador ocupa uma de cinco posições possíveis. Nesse sentido, pode-se compreender que o foco confessional ou intimista:

Resposta correta: Diz respeito a um narrador com o foco no eu que está dentro dos fatos narrados, e é por meio desse fator que a narrativa flui. É característico das narrativas confessionais ou dos grandes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com