TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESTAURANTE SMACK

Ensaios: RESTAURANTE SMACK. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  1.462 Palavras (6 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 6

DESAFIO PROFISSIONAL

EMPREENDEDORISMO

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

ANDERSON SOARES DE BRITO

DOURADOS-MS

ABRIL, 2014

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo, abordar conceitos essenciais para que qualquer empresa, independente do seu porte se torne bem sucedida. Realmente na prática, tudo é bem mais difícil, e caso o empresário não tenha bom senso e pré-requisitos básicos, certamente terá insucesso em seus negócios.

Temos como base o restaurante fictício Smak, que deixa a desejar em sua gestão, poremainda há possibilidade de se tornar um empreendimento lucrativo.

A boa localização do restaurante

A escolha do local e o espaço físico onde se pretende instalar o negócio é uma decisão muito importante para o sucesso do empreendimento. O estudo de localização é diferente quando se trata de comércio ou serviço a escolha do local, os seguintes aspectos devem ser considerados: - se o atendimento ao cliente ocorre no próprio estabelecimento;- se o cliente é atendido fora do estabelecimento, seja em sua residência, escritório ou outro local;- se o empreendimento precisa ficar em local aberto para acesso direto do público;- quais os recursos financeiros disponíveis para investimento inicial,- qual o tipo de serviço a ser prestado ou a linha de produto a ser comercializada;- qual o processo operacional do negócio, principalmente relacionado à armazenagem, ao transporte, à manipulação de produtos, etc.; - concorrência;- potencial do mercado;- hábitos e costumes .

É interessante salientar que o restaurante, fica numa região central, que se tem grande fluxo de turistas , inclusive Irina não paga aluguel.

Comida Polonesa

A comida polonesa é preparada utilizando uma grande variedade de ingredientes, que fazem com que a ela tenha um gosto especial. Esta culinária também é caracterizada pelo uso de carne de todos os tipos, de diferentes massas e bolinhos e um dos mais famosos pratos e o Piorogi que é uma massa cozida com requeijão e batata acompanhada do molho de linguiça e nata. Podemos dizer que a comida da Polônia é bastante rica e possui um alto índice de gordura e por essa comida ser muito deliciosa.

Tendo em vista este atrativo, smak deveria manter a tradição, ampliar a variedade no cardápio, e já que a tendência visa comida a quilo, seria interessante oferecer self service.

Um grande erro no Smak, é o cardápio ser escrito a mão, e somente no idioma polonês. O correto é primeiramente analisar quem será seu público principal, provavelmente o restaurante atende turistas brasileiros, estrangeiros e moradores locais. Portanto cardápio deve ser escrito em português, afinal o restaurante se localiza no Brasil, e atende brasileiros, e em inglês pois é o idioma universal. O layot do cardapildeve ser com fotos dos pratos mais bonitos e aparentando ser bem saborosos, aumentando assim o apetite dos clientes.

Arquitetura polonesa

A fachada de um estabelecimento é a primeira imagem que o cliente tem do seu negócio, inclui a porta, os letreiros e cartazes e as paredes exteriores do estabelecimento. Em poucos segundos o cliente tem que conseguir ter uma ideia do seu negócio: o que vende. o nível de preços. E principalmente se o estabelecimento pode fazer alguma coisa por ele, como cliente.

A limpeza da fachada é muito importante. Será péssimo se a fachada estiver suja e com aspeto desleixado, o interior deve estar igual. Assim pensam os seus clientes.

Deve ser apelativa – chamar a atenção. Os cartazes e letreiros têm um papel fundamental.

A importância da administração financeira da empresa

O planejamento, análise e controle das atividades financeiras de uma empresa são fatores determinantes de seu sucesso. Uma correta administração financeira permite que se visualize a atual situação da empresa. Registros adequados permitem análises e colaboram com o planejamento para melhorarresultados.A falta da administração financeira adequada pode causar os seguintes problemas:

- Não ter as informações corretas sobre saldo do caixa, valor dos estoques das mercadorias, valor das contas a receber e, das contas a pagar, volume das despesas fixas e financeiras. Isso ocorre porque não é feito o registro adequado das transações realizadas;

- Não saber se a empresa está tendo lucro ou prejuízo em suas atividades operacionais, porque não é elaborado o demonstrativo de resultados;

- Não calcular corretamente o preço de venda, porque não são conhecidos seus custos e despesas;

- Não conhecer corretamente o volume e a origem dos recebimentos, bem como o volume e o destino dos pagamentos, porque não é elaborado um fluxo de caixa, um controle do movimento diário do caixa;

- Não saber o valor patrimonial da empresa, porque não é elaborado o balanço patrimonial;

- Não saber quanto os sócios retiram de pró-labore, porque não é estabelecido um valor fixo para a remuneração dos sócios;

- Não saber administrar corretamente o capital de giro da empresa, porque o ciclo financeiro de suas operações não é conhecido;

- Não fazer análise e planejamento financeiro da empresa, porque não existe um sistema de informações gerenciais (fluxo de caixa, demonstrativo de resultados e balanço patrimonial).

Irina certamente enfrenta alguns destes problemas, pois a mesma não tem um colaborador exclusivo para esta finalidade, ela mesma que cuida desta função (e varias outras, inclusive). É por este motivo que acaba se atrapalhando, e deixa de realizar obrigações fundamentais como exemplo o pagamento de fornecedores.

A importância do marcheting

O propósito de elaborar um plano de marketing é estar atento ao mercado, inovar para o cliente, trazer as pessoas aquilo com que se identificam. Logo, quando se traça um plano de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com