TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise SWOT do restaurante Smack

Relatório de pesquisa: Análise SWOT do restaurante Smack. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.699 Palavras (11 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 HISTÓRICO 4

3 ANÁLISE SWOT 5

4 AS PROBLEMÁTICAS 6

4.1 Fraquezas ( Ambiente interno) 6

4.1.1 Planejamento 6

4.1.2 Liderança centralizada 6

4.1.3 Quadro de funcionários 7

4.1.4 Equipe desmotivada 7

4.1.5 Colaboradores sem capacitação 8

4.1.6 Cardápio 8

4.1.7 Restaurante menos frequentado 8

4.2 Forças (Ambiente interno) 9

4.3 Ameaças (Ambiente externo) 9

4.4 Oportunidades (Ambiente externo) 9

5 PLANO DE AÇÃO 10

6 CONCLUSÃO 14

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15

ANEXOS 17

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem a finalidade de planejar e apresentar uma proposta de negociação, onde de um lado estão os moradores de bairro de classe média de uma cidade no interior de São Paulo, de outro a gravadora e a prefeitura da cidade estão com dificuldades para chegarem a um acordo, pois devido ao projeto de instalação da gravadora a rotina destes moradores

2 HISTÓRICO

O Restaurante Smack pertence à família Partala, está situado no município Vale da Felicidade, é povoado por descendentes de imigrantes poloneses, tem sua economia voltada para a agricultura familiar e atividade turística, esta explora os passeios semanais com a tradicional Maria Fumaça que outrora transportava trabalhadores da mineração.

O restaurante possui uma excelente localização, tradição em comidas típicas polonesas, cujo prato principal é o pierogi. Com arquitetura típica polonesa, mesas rústicas de cedro, cardápios escritos à mão em polonês, interiormente decorado com as cores branco e vermelho, sua fachada ostenta seu nome SMACK, entalhado em madeira, compõem a identidade do restaurante.

Quem administrava o restaurante e assumia a cozinha era o Senhor Partala esposo de Irena, que veio a falecer. Depois do falecimento do marido, Irena assumiu a gestão do restaurante. Irena contratou um cozinheiro, o Ademir, rapaz bastante tímido, com grande experiência na culinária, mas que é limitado por Irena, pois ela faz questão de definir os pratos a serem sérvios; e um garçom, Lorival, antigo amigo da família que estava desempregado há bastante tempo devido um problema de saúde.

Nos finais de semana, devido aos passeios da Maria Fumaça, a clientela de Irena aumenta e ela se desdobra para auxiliar na cozinha, na limpeza das mesas e no atendimento ao caixa. Durante a semana, Irena realiza as compras, cotação e pagamento de fornecedores, atividades esta que ela não se sente muito à vontade em realizar, pois acaba sempre se esquecendo de fazer um pedido ou pagamento.

Com a chegada dos passeios da Maria fumaça surgiram turistas que buscam a beleza das paisagens naturais, e aproveitam para curtir com a família e amigos um passeio a moda antiga, aumentando assim o crescimento comercial e financeiro da Vila. Além de novos clientes, surgiram concorrentes, novos restaurantes que servem comida a quilo, churrasco e lanches prontos. Devido a este fator Irena não tem conseguido bons ganhos, mas mesmo diante de tantos desafios e dificuldades, Irena quer que seu negócio de certo.

3 ANÁLISE SWOT

Para que seja elabora uma análise critica da empresa, requer atenção ao ambiente interno e externo de onde a mesma habita, visando à melhoria na gestão da organização e das rotinas funcionais.

Uma técnica bastante eficaz para solucionar e mostrar qual caminho a ser tomado, é a técnica SWOT, uma ferramenta utilizada para identificar os fatores determinantes do crescimento ou fracasso de empresas. Com essa técnica será capaz de analisar e apontar quais principais fatores determinantes do sucesso ou fracasso da mesma.

Análise SWOT – Restaurante Smack.

AMBIENTE INTERNO FORÇAS FRAQUEZAS

* Localização;

* Arquitetura típica polonesa;

* Tradição na culinária polonesa;

* Colaborador Especializado.

* Falta de planejamento;

* Liderança centralizada;

* Quadro de funcionários insuficiente

* Equipe desmotivada;

* Colaborador sem capacitação;

* Cardápio em língua estrangeira;

* Restaurante menos freqüentado.

AMBIENTE EXTERNO OPORTUNIDADES AMEAÇAS

* População descendentes de

imigrantes poloneses;

* Aumento de clientes;

* Cidade turística.

* Aumento na concorrência;

* Variedades no cardápio da

concorrência.

4 AS PROBLEMÁTICAS

Através da análise SWOT, é possível identificar os pontos fortes, fracos dentro da empresa e as oportunidades e ameaças em relação ao mercado em que ela está inserida.

Nesta Análise do Restaurante Smack foram detectados alguns pontos negativos, algumas falhas desta organização. Para solucionar estes problemas é preciso entender melhor qual a função, a importância de cada fator

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com