TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO A MORENINHA

Trabalho Escolar: RESUMO A MORENINHA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  1.864 Visualizações

Página 1 de 2

O livro A Moreninha chama muito a nossa atenção por tratar de uma história de amor acontecida no fim da primeira metade do século XIX, quatro estudantes do curso de Medicina decidiram passar as férias em uma ilha na casa de D. Ana que é avó de Felipe,Augusto um desses estudantes tem uma fama não muito boa,ele é considerado pegador mesmo difícil de ter um relacionamento duradouro, ele próprio conclui que se torna impossível de amar uma mesma mulher num período de apenas três dias que para ele é uma eternidade.Na ilha,não havia apenas os amigos de Felipe como também duas primas e sua irmã, D. Carolina conhecida como “A Moreninha”,devido a Augusto ter a fama de namorador Felipe lhe propõe um desafio muito complicado para a sua forma de ver o relacionamento,Felipe propôs que se Augusto conseguisse se apaixonar por uma mulher por pelo menos quinze dias escrevesse um livro narrando a história do seu primeiro e talvez único amor duradouro.

Augusto por sua vez,não aceita a proposta pretendendo não correr esse risco, até porque para ele,Augusto,isso era impossível.No decorrer do livro,Augusto se apaixona pela irmã de Felipe e com data do seu casamento marcado,embora Augusto não aceitara o desafio,esse livro contendo a sua primeira paixão duradoura já estava se concretizando e não foi necessário escrever pelo fato de seu romance já estava realizado.Devido a pele de D. Carolina ser morena e ter o romance se concretizado, este recebe o nome “A Moreninha”, uma homenagem perfeita para todo esse enlace entre Augusto e D. Carolina.

Embora o caso de amor ter sido um fato determinante sobre o livro,há outro fato que nos deixa envolvidos com a história,o livro nos retrata também o sotaque antigo dos jovens que ao longo do tempo foi se perdendo, o livro trata de um sotaque que mesmo sendo antigo e não sendo comum, também nos deixa aberto a observação do contexto sem nos atrapalhar durante a leitura na linguagem atual, outro fato importante é que o livro trata do cenário poético do período do Romantismo, mostrando a forma que se amava durante aquela época e a valorização da mulher no sentido sentimental e mestra também a sociedade carioca daquela época nos costumes, festas, modo de falar e agir.Por fim,o livro A Moreninha é uma das obras que mais retrata o Romantismo sendo considerada a obra percussora do Romantismo.

Referência:

Livro A Moreninha:Joaquim Manoel Macedo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com