TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO COMPETENCIA INTERPESSOAL

Por:   •  16/4/2017  •  Resenha  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  1.018 Visualizações

Página 1 de 2

Atualmente acredita-se que somente o conhecimento técnico e intelectual são suficientes para conseguirmos os resultados em nosso trabalho e nos esquecemos de outro fator muito importante: o relacionamento. Os relacionamentos têm sido a principal causa dos problemas em qualquer contexto grupal e organizacional e o que torna os relacionamentos difíceis é a incapacidade que as pessoas tem de evoluírem do conflito para o consenso. O conflito na maioria das vezes é inevitável devido as diferenças entre os indivíduos. Muitas vezes não conseguimos sair do conflito, pois encaramos os comportamentos dos outros como sendo uma ameaça, pelo simples fato de ser diferente do nosso. Daí observamos a importância da competência interpessoal, pois quando adquirimos habilidade de nos relacionar eficazmente com outras pessoas de forma adequada às necessidades de cada um e às exigências da situação conseguimos chegar ao consenso e construir relacionamentos duradouros e confiáveis.

Mas para isso precisamos saber que para nos relacionar com outras pessoas devemos passar por um longo processo de crescimento pessoal, abrangendo autopercepção, autoconscientização, autoaceitação como pré-requisito de possibilidades de percepção mais real dos outros e da situação interpessoal, exigindo assim coragem e disponibilidade psicológica do treinamento no exercício de receber retroação, devemos ter flexibilidade perceptiva e comportamental podendo assim ter diversas visões de uma mesma situação e atuar de forma diferenciada, não-rotineira, experimentando novas condutas percebidas como alternativa de ação. Outro fator importante refere-se ao relacionamento em si e compreende a dimensão emocional-afetiva, onde o equilíbrio entre esses dois elementos fará com que o relacionamento não sofra danos, muitas vezes difíceis de serem revertidos.

Portanto a competência interpessoal é decorrente de percepção aprimorada realística das situações interpessoais e de habilidades específicas comportamentais que conduzem a consequências significativas no relacionamento duradouro e autêntico, satisfatório para as pessoas envolvidas, formando assim grandes líderes competentes, entretanto esse tipo de competência tem sido, frequentemente, menosprezado como processo essencial de qualificação profissional para funções de lideranças, vários métodos administrativos atualmente só poderão apresentar resultados positivos se houver competência interpessoal dos líderes.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (29.4 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com