TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Processo Penal - Jurisdição e Competência

Por:   •  6/7/2015  •  Resenha  •  13.965 Palavras (56 Páginas)  •  933 Visualizações

Página 1 de 56

RELAÇÃO DO PROCESSO PENAL COM OUTRAS DISCIPLINAS

1920: CARNELUTTI - o processo só existe porque existe uma lide (conflito de interesses caracterizado por um pretensão resistida). Todos os elementos processuais encontram-se em torno da lide. Quando mais de um homem quer o mesmo bem, existe um conflito de interesses (lide). Quando um deles diz “eu tenho direito ao bem”, aí está a pretensão: manifestação de vontade no interesse por um bem. Se o outro concordar, não há necessidade ainda de processo, mas quando outro homem resiste à pretensão, temos uma lide, e aí temos a necessidade do processo. Carnelutti dizia que o processo penal serviria para resolver uma lide entre o imputado e a vítima.

Críticas à Carnelutti: 1. Piero Calamandrei (estudava o processo civil inquisitório) dizia que Carnelutti estava reduzindo a função processual a resolução de conflitos e que o processo tinha uma finalidade mais ampla que era efetivar direitos. 2. Calamandrei também dizia que existem processos civis sem lide. O processo existe, mas não para resolver uma lide e cita o processo de anulação de casamento, onde ambos os cônjuges desejam anular o casamento, em muitos casos. Carnelutti dizia que, neste caso, o processo vai resolver um conflito entre o interesse dos cônjuges que querem anular o casamento e o interesse da sociedade que quer mantê-lo. 3. Giulio Paoli, penalista, dizia que não consegue entender que o processo penal existe para resolver uma lide entre o imputado e a vítima, como dizia o Carnelutti, primeiro porque a vítima não participava do processo penal. Numa situação em que a vítima perdoe seu agressor, a vítima e o acusado passam a não estar mais em conflito, mas o processo ainda assim continua e pode haver condenação, mesmo com o perdão da vítima. 4. Paoli, ainda, dizia que o processo penal não servirá para resolver uma lide entre o Ministério Público e o imputado. O M.P. não tem só papel de acusador, mas, também, de fiscal da lei. Se o MP perceber que o acusado é inocente, mesmo assim o processo penal vai continuar. O processo penal também não existe para resolver lide entre o acusado e o MP. Carnelutti reafirma que quando o crime acontece, estabeleceria uma lide, imediatamente, entre a vítima e o acusado. Ele presume um conflito. 5. A teoria geral do processo cai, definitivamente, a partir da teoria de Franchesco Invrea, que corrige a teoria de Carnelutti, dizendo que o conceito de lide de Carnelutti, o qual também estabelece que lide é o que cria a existência de um processo, não é o momento que necessita de um processo. O processo só será necessário, não só quando temos um conflito de interesses, caracterizado por uma pretensão resistida, mas quando o outro sujeito também mostra interesse e, aí sim, há conflito de pretensões. É quando Carnelutti admite estar errado.

No processo penal não existe conflito de pretensões entre a vítima e o acusado. A vítima não pode pretender a punição do acusado, porque só podemos pretender aquilo que podemos fazer (sentido técnico). Só o Estado pode aplicar pena, a vítima não. O Estado, na figura do M.P., jamais pode pretender a punição do acusado, só do culpado (só depois do processo). O Estado só pode dirigir seu poder punitivo ao culpado. Carnelutti tenta responder e aí diz que no momento em que acontece o crime, a lide se instaura entre a vítima e o acusado, mas quem exerce a pretensão da vítima no processo, é o M.P.

1941: Carnelutti assume que a teoria geral do processo explica o processo civil, mas não o que acontece no processo penal. O conteúdo do processo penal não é uma lide, é um affare (algo a fazer). O processo penal serve para assegurar a prática de um ato capaz de satisfazer um interesse juridicamente tutelado.

1942: Carnelutti, definitivamente, diz que o processo penal serve à verificação de uma pretensão punitiva.Carnelutti escreve um manual de direito processual penal.

Havia muitos seguidores de Carnelutti, e na década de 50, alguns desses seguidores vão reformular a teoria geral do processo e é a que chega ao Brasil.

Primeira coisa que fazem é excluir elementos privatistas. Dizem que é possível sim uma teoria geral do processo, mas que ela deve considerar as especificidades de cada processo (isso é a primeira incoerência). Eles dizem que o processo serve para resolver conflitos, seja civil ou penal. O processo penal, para eles, serve para resolver conflito imanente e indisponível, entre o direito de punir do Estado (ius puniendi) e o direito do cidadão de manter sua liberdade (status libertatis).

Mais tarde, esse conceito vai ganhar o nome de lide penal. Todavia, este conceito estabelece que existe um conflito imanente e quando acontece um crime, acontece o conflito entre o iuspuniendi e o status libertatis e o processo penal irá resolvê-lo. Conflito indisponível: conflitos em que as partes não podem negociar. Isso não existe, podem negociar. O Estado não tem o direito de punir, tem do dever de punir. O Estado também tem que assegurar o direito de liberdade, portanto, temos o Estado nos dois pólos. O dever de punir só poderá ser exercido no final do processo, caso contrário, o Estado violaria o princípio da presunção da inocência.

Conceito mais simplificado e efetivo (elaborado na década de 80 por Jacintho Coutinho, adotado, hoje, por boa parte dos penalistas): o conteúdo do processo penal é um caso penal. Quando se preenche os elementos do tipo penal, surge uma dúvida: deve ou não ser aplicada uma sanção. O processo penal serve para resolver essa “dúvida”.

REGRA PROCESSUAL PENAL

Regra jurídica consiste no critério de valor que pauta condutas ou fornece eventos para a decisão. A regra não se confunde com a lei, qual consiste na expressão gráfica da regra. Já a norma é um produto da interpretação da regra, isto é, de uma mesma regra pode-se retirar diversas normas, dependendo de quantos forem os intérpretes.

Características Gerais das Regras Jurídicas: I) Abstratalidade: regras jurídicas regulam condutas futuras, condutas que ainda não aconteceram. II) Generalidade: regras jurídicas não se destinam a uma pessoa ou a um grupo específico, mas a toda a sociedade. III) Bilateralidade: regras jurídicas regulam as condutas da vida em relação. IV) Cogenícia: regras jurídicas são cogentes, isto é, se impõe a todos os cidadãos por intermédio da ameaça da sanção.

Características Específicas das Regras Jurídicas: I. as regras processuais tem um objeto próprio, que são os atos processuais, os atos praticados num processo penal ou para a constituição de um processo penal. II. regras processuais tem como destinatários os sujeitos processuais (acusador, acusado, juiz, escrivão,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (87.7 Kb)   pdf (142.3 Kb)   docx (46.7 Kb)  
Continuar por mais 55 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com