TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO CÁPITULO 3: O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Casos: RESUMO CÁPITULO 3: O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO CÁPITULO 3: O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Trazemos neste capítulo o Desenvolvimento Sustentável como conteúdo incluso na temática abordada pela mesma. Neste sentido aprofundaremos o as questões voltadas a identificação das diferenças entre crescimento e desenvolvimento e a forma como eles se complementam; perceber como é possível intervir no ambiente prevenindo danos irreparáveis, entre outros.

A característica do PIB fica evidente, quando verificamos os veículos de comunicação expondo temas como: déficit ou superávit da balança comercial, cotação e moedas estrangeiras entre outros. Tendo como forma esclarecedora a afirmação, bastante singular, para a sociedade é que o pilar de sustentação da economia está pautado na acumulação de capital privado por meio da maximização dos lucros. Isso significa falar que a economia pensa e agi de forma orientada buscando o desenvolvimento sustentável.

PREVENÇÃO COMO CONDIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

As intervenções humanas são responsáveis pelos problemas do mundo. Isso traz consigo a necessidade de um cuidado revestido na prevenção, ou seja, na vigilância, tanto para preparar a decisão, quanto para acompanhar suas consequências. Logo, podemos afirmar que a possibilidade de que uma ação humana causa dano a alguém, ainda que sem culpa, e pode se fator condicionante ao desenvolvimento sustentável.

Evidentemente, devem-se estabelecer parâmetros para delimitar as intervenções antrópicas e para esse fim, é essencial que aja a ação do poder público. Este deve estabelecer as políticas necessárias, bem como as medidas restritivas aos interesses mercadológicos.

O PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA GARANTIR O DENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

No ano de 1960 foi marcado o início da consciência da comunidade internacional sobre inúmeros problemas ambientais decorrentes da ação antrópica. Assim, o meio ambiente passa a ser objeto de estudos e de políticas em todo o mundo.

Refletir e agir de forma orientada para o estímulo às políticas públicas com o foco no desenvolvimento sustentável significa traçar um caminho harmônico de gestão alicerçado nos pilares da sustentabilidade.

A GESTÃO SOB A ÓTICA AMBIENTAL: UM CAMINHO PARA A HARMONIA

Gestão de uma forma geral é a estratégia para atingir um desenvolvimento através de planejamento. Assim como gerimos nossa vida e nossa casa temos que fazê-lo no meio ambiente. Logo, nossas decisões têm influência direta no meio ambiente. A fim de encontrar soluções cabíveis para a gestão, devem-se levar em consideração diversos pontos de vista, podemos citar: a matriz energética, a educação e o território.

A matriz energética traz como solução adotar medidas que estimulem a saída da dependência do petróleo para outras formas de energia. Para o uso e ocupação do solo, remete a contextualização do lugar, o espaço em que as pessoas estão inseridas e o uso e ocupação do mesmo.

A geopolítica dentre as estratégias de gestão, busca apresentar as necessidades de enfatizar o entendimento global sobre o desenvolvimento. Trás as discursões em torno da imposição de limites no crescimento econômico, tentando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com