TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Psicologia Do Desenvolvimento

Ensaios: Resumo Psicologia Do Desenvolvimento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  716 Visualizações

Página 1 de 2

A psicologia do desenvolvimento se caracteriza como um ramo que tem a finalidade de estudar a interação dos processos físicos e psicológicos e às etapas de crescimento, a partir da concepção até ao final da vida de um sujeito. Nesse sentido, baseando-se nas considerações tecidas sobre essa área, esse artigo visa fazer uma revisão bibliográfica tendo como base um recorte e explanação da teoria proposta por Jean Piaget, bem como propor o entendimento sobre o que fazem os psicólogos do desenvolvimento e possibilitar discussões acerca da delimitação desse conceito. A partir desse contexto, conhecer princípios e métodos que fomentam as teorias do desenvolvimento humano. Assim, faz-se necessário que os estudiosos dessa área reconheçam variáveis de crescimento da área a fim de que possam contribuir para a solidificação do saber sobre o desenvolvimento humano e propor estratégias de atualização teórica para a promoção e ascensão dos modelos psicológicos.

Ainda existe uma dificuldade em conceituar o processo de desenvolvimento humano tendo em vista o vasto campo de estudo que envolve essa disciplina. Nesse aspecto, alguns teóricos vêm fazendo algumas especulações a fim de propor novas formas de estudar o desenvolvimento, a partir de todo o ciclo vital do indivíduo.

Papalia e Olds (2000), por exemplo, definem desenvolvimento como “o estudo científico de como as pessoas mudam ou como elas ficam iguais, desde a concepção até a morte” .

Biaggio (1978) argumenta que a especificidade da psicologia do desenvolvimento humano está em estudar as variáveis externas e internas aos indivíduos que levam as mudanças no comportamento em períodos de transição rápida (infância, adolescência e envelhecimento).

Algumas teorias contemporâneas do desenvolvimento aceitam que as transformações no processo de desenvolvimento acontecem em todas as fases da vida, mas que são mais marcantes em períodos rápidos de transição. Desse modo, é necessário ampliar o escopo em que se configura o desenvolvimento humano.

A visão ampliada acerca da concepção da psicologia do desenvolvimento faz desse conhecimento bastante importante para elaboração de programas de intervenção de cunho preventivo e, sobretudo, na promoção da saúde, tendo em vista que possibilita uma maior compreensão dos processos de desenvolvimento humano.

Considerações Finais

Com base nos estudos revisados, conclui-se que a psicologia do desenvolvimento é uma área de estudo que se articula com diversos saberes a fim de explicar por que as pessoas mudam durante suas vidas, a partir das mudanças físicas e psicológicas do sujeito, desde a concepção até a morte. Na contemporaneidade, novas teorias defendem a idéia de estudar o processo de desenvolvimento de todo o ciclo vital tendo em vista que esse conhecimento possibilita maiores benefícios para os estudos do desenvolvimento científico, uma vez que amplia a discussão e fomenta a metodologia de estudo. Nessa perspectiva, no que concerne à produção nacional acerca da temática, ainda encontra-se um pouco tímida. Ainda há um interesse em concentrar os estudos somente no desenvolvimento da criança e do adolescente, sendo necessário que novas pesquisas sejam realizadas a fim de produzir um impacto na produção desse conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com