TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo sobre o Desenvolvimento da Imprensa no Mundo

Por:   •  27/3/2016  •  Resenha  •  694 Palavras (3 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 3

Se buscado, o significado de "Imprensa", o resultado será sempre "Qualquer veículo de comunicação que produza notícia." Ou algo parecido. Buscando mais a fundo encontramos "máquina destinada a imprimir e estampar; prelo, prensa."

A tal máquina destinada a imprimir conhecida como, a prensa de tipos móveis, invenção de Gutenberg, foi o pontapé inicial para os veículos de comunicação, a palavra Imprensa, então, se tornou uma designação coletiva para todos esses veículos, especialmente os que exercem funções informativas. A invenção da imprensa é uma das maiores revoluções tecnológicas do mundo, considerada como uma das primeiras que tiveram lugar no mundo moderno.

Tudo começou com os chineses, ao criarem o papel, abriram espaço para o caminho da produção, ainda artesanal, que foi se metamorfoseando para técnicas de estampagem. Os europeus não tomavam grande interesse pela revolução em curso na Ásia, tomando conhecimento das novas técnicas por meio de impresso trazido pelos mercadores.

No tempo de Gutenberg já se gravavam pranchas de madeira para imprimir por meio da impressão tabulária, ele aperfeiçoou a arte asiática desenvolvendo caracteres móveis de chumbo, além de uma nova tinta de impressão e a prensa de imprimir. Com isso, mudou o mundo em todas suas dimensões; politica, econômica, social e religiosa. Os primeiros impressos de Gutenberg foram documentos oficiais, decretos papais, gramáticas e a famigerada Bíblia latina. Rapidamente, o conhecimento dessa nova tecnologia se espalhou por todos os cantos, e em diversos países, a máquina do alemão era reproduzida por outros tipógrafos e empreendedores. Livros passaram a ser impressos aos montes, assim como folhetos, que se consagraram como a nova mídia. As informações difundidas por meio destes eram majoritariamente de conteúdo religioso, comercial e político.

Os primeiros jornais foram publicados de maneira irregular, até o Einkommende Zeitungen (Últimas Notícias) em 1650, primeiro jornal impresso diário do mundo, de origem alemã

Gradualmente, empresários e líderes políticos começam a tomar consciência do grande poder que os jornais poderiam ter para influenciar a população e, ser uma fonte de lucros. No século 19 surgem os jornais de partidos políticos e, as primeiras publicações parecidas com os diários atuais, eram grandes jornais destinados à venda em massa, normalmente vendidos a um centavo de dólar. Nesta mesma época, empresas dedicadas a coleta de informações sobre a atualidade que eram vendidas nos jornais foram criadas, conhecidas como agências de notícias ou agências de imprensa, como a Reuter da Inglaterra, France Press da França e a Associated Press e United Press dos Estados Unidos.

De meados do século 20 em diante, os jornais passaram a ser também radiodifundidos e teledifundidos e, com o advento da internet, vieram também os jornais online, ou ciberjornais e webjornais. A indústria gráfica associou-se a invenções da mecânica, química e eletrônica, até chegar hoje às impressoras computadorizadas capazes de receber sinais transmitidos por satélites e imprimir edições inteiras de jornais. Para construir a infraestrutura física necessária à transmissão massiva de mensagens, criaram-se empresas fabricantes de aparelhos emissores, transmissores e receptores, assim como de satélites e, a invenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (63.3 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com