TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Capitulo 4: Desenvolvimento Físico no Três primeiros Anos

Por:   •  27/5/2016  •  Resenha  •  8.533 Palavras (35 Páginas)  •  678 Visualizações

Página 1 de 35

[pic 1]UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA: FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL

MARCIA COVRE

AMANDA DOS REIS DE ALMEIDA

RESUMO:

Capitulo 4: Desenvolvimento físico no Três primeiros anos

  1. O Processo de Nascimento

O nascimento era um ritual social feminino; o futuro pai não participava dele. A parteira que presidia o evento oferecia "aconselhamento, massagens, poções, irrigações e talismãs".

O desenvolvimento da obstetrícia no início do século XIX profissionalizou o nascimento para mães urbanas de classe média e alta.

Mesmo assim, o nascimento era "uma luta contra a morte" tanto para a mãe quanto para o bebê. As altas reduções nos riscos que cercam a gravidez e o nascimento, especialmente durante os últimos 50 anos, devem-se principalmente a disponibilidade de antibióticos, transfusões de sangue, anestesia segura, aperfeiçoamento da higiene e medicamentos para induzir o parto quando necessário. Além disso, progressos na avaliação e na assistência pré-natais garantem muito mais a saúde do bebê.

  1. Etapas do Nascimento
  • As contrações uterinas que expulsam o feto começam com suaves contrações do útero.
  • A parturição: processo de mudanças uterinas, cervicais e de outros tipos que precede o nascimento e que geralmente dura em torno de duas semanas, quando o equilíbrio entre progesterona e estrogênio inverte-se.
  • Durante a parturição, as concentrações de estrogênio aumentam drasticamente e estimulam o útero a se contrair e a cérvix a ficar mais flexível.

Parto vaginal normal ocorre em quatro etapas que se superpõem:

  1. A primeira etapa, a mais longa, normalmente dura 12 ou mais horas para uma mulher que está tendo seu primeiro filho. Durante essa etapa, contrações uterinas regulares e cada vez mais frequentes fazem a cérvix se dilatar ou alargar.
  2. A segunda etapa normalmente dura aproximadamente uma hora e meia. Ela se inicia quando a cabeça do bebê começa a se deslocar pela cérvix em direção ao canal vaginal e termina quando o bebê está totalmente fora do corpo da mãe. Ao final dessa etapa, o bebê nasceu, mas ele ainda está ligado à placenta no corpo da mãe pelo cordão umbilical, que deve ser cortado e fechado.
  3. A terceira etapa, que dura cerca de 5 a 30 minutos, a placenta e o resto do cordão umbilical são expelidos da mãe.
  4. A quarta etapa é constituída pelas duas horas após o parto, quando a mãe repousa no leito enquanto sua recuperação é monitorada.

O monitoramento eletrônico fetal - monitoramento mecânico dos batimentos cardíacos do feto durante o processo de parto - visa a detectar falta de oxigênio, a qual pode causar dano cerebral. Porém, o monitoramento tem desvantagens quando usado rotineiramente em gestações de pouco risco. Ele é oneroso; restringe os movimentos da mãe durante os trabalhos de parto; e, mais importante, apresenta uma taxa extremamente alta de "falso positivo", sugerindo que os fetos estão em apuros quando, na verdade, eles não estão.

  1. Métodos de Parto
  1. Parto Vaginal Versus Cesariano

O método normal de nascimento, descrito anteriormente, é o parto vaginal.

O parto cesariano é um procedimento cirúrgico para retirar o bebê do útero através de uma incisão no abdome. Na maior parte das vezes, é realizado quando os trabalhos de parto evoluem muito lentamente, quando o feto parece estar em apuros ou quando a mãe está com sangramento vaginal. Muitas vezes, é preciso realizar uma cirurgia cesariana quando o bebê está em posição invertida (a cabeça por último) ou transversal (atravessado no útero) ou quando a cabeça é muito grande para passar pela pélvis materna. Os partos por cirurgia são mais comuns ou quando se trata de um primeiro bebê ou de um bebê grande ou quando a mãe é mais velha.

O aumento nas taxas de cesarianos é, em parte, reflexo de um aumento desproporcional nos primeiros nascimentos, um aumento no peso natal médio e a tendência de gravidez em idade mais avançada. Outras explicações incluem utilização mais frequente de monitoramento fetal eletrônico, temor dos médicos de ações judiciais por negligência e desejo de evitar um parto difícil.

Cerca de 4% das cesarianas resultam em complicações graves, como hemorragia e infecções. Para o bebê, pode haver um risco importante ao privá-lo da experiência do parto, a qual aparentemente estimula a produção de hormônios de estresse que podem auxiliar na adaptação à vida fora do útero.

Médicos alegam que os esforços para reduzir ainda mais os partos cesarianos - através da maior utilização de partos vaginais operativos (uso de fórceps ou aspiração) e do incentivo ao parto vaginal em mulheres que anteriormente tiveram partos cesarianos - podem ser errôneos. O maior risco é para mulheres cujo trabalho de parto não tem êxito e por isso, precisam ser submetidas a uma cesariana.

  1. Parto Medicado Versus Não-Medicado

A anestesia geral raramente é utilizada nos dias de hoje. A anestesia local é aplicada se a mãe quer e precisa dela, mas ela pode ver o processo de nascimento e dele participar, estando em condições de abraçar o recém-nascido logo depois. Todas essas drogas atravessam a placenta e entram na irrigação sanguínea e nos tecidos do feto; portanto, podem oferecer riscos ao bebê.

Métodos alternativos de parto foram desenvolvidos para minimizar o uso de medicamentos e maximizar a participação ativa de ambos os pais:

  1. Dr. Grantly Dick-Read sugeriu que a dor no parto era causada sobretudo pelo medo.
  • Defendia o parto natural para eliminar o medo, ele: educar as mulheres sobre a fisiologia de reprodução e treiná-las em forma física e respiração e relaxamento durante o processo de parto.
  1. Dr. Fernand Lamaze utilizava o método de parto preparado.
  • Substituiu as anteriores respostas de medo e dor por respostas físicas voluntárias ou aprendidas às sensações das contrações uterinas.
  • No método Lamaze, a mulher aprende sobre a anatomia e a fisiologia envolvidas no nascimento. Ela é treinada a arfar ou respirar rapidamente em sincronismo com as contrações e a se concentrar em outras sensações. Aprende a relaxar os músculos como uma resposta condicionada à voz do "treinador" (geralmente o pai ou um amigo), que assiste às aulas com ela, participa do parto e ajuda nos exercícios.

Os defensores dos métodos naturais alegam que o uso de drogas oferece riscos aos bebês e priva as mães do que pode ser uma experiência engrandecedora e transformadora.

Os aperfeiçoamentos no parto medicado durante os últimos 20 anos levaram um número cada vez maior de mulheres a optar pelo alívio da dor.

  1.  Ambientes e Acompanhantes para o Nascimento

Os ambientes e os acompanhantes para o nascimento tendem a refletir o sistema cultural geral. Nas culturas em desenvolvimento, o nascimento é visto como um componente normal da vida familiar, mas existem variações culturais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.1 Kb)   pdf (451.2 Kb)   docx (45.3 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com