TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DAS NORMAS CONTÁBEIS BRASILEIRAS APLICADO PARA O SECTOR PÚBLICO

Relatório de pesquisa: RESUMO DAS NORMAS CONTÁBEIS BRASILEIRAS APLICADO PARA O SECTOR PÚBLICO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  Relatório de pesquisa  •  200 Palavras (1 Páginas)  •  337 Visualizações

RESUMO SOBRE AS NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE

APLICADAS AO SETOR PÚBLICO

NBC T 16.1 - CONCEITUAÇÃO, OBJETO E CAMPO DE APLICAÇÃO

A Contabilidade Pública está direcionada a gestão patrimonial das entidades públicas, auxiliando nas tomadas de decisões e a prestação de contas a população. Com sua aplicação voltada a todos os entes que movimentam os recursos do governo.

NBC T 16.2 - PATRIMÔNIO E SISTEMAS CONTÁBEIS

O Patrimônio Publico é o conjunto de bens e direitos adquiridos com recursos públicos.

Sendo que o patrimônio publico é estruturado em ativo, passivo e patrimônio liquido, assim como qualquer outra empresa, mas sendo composto pelas etapas de planejamento, execução, controle e avaliação.

NBC T 16.5 - REGISTRO CONTÁBIL

Os registros deve se manter uniformes aos atos e fatos acorridos na gestão, e devem possuir clareza. Também devem ser escriturada em moeda corrente e idioma nacional, todos os fundamentos contábeis devem ser seguidos.

NBC T 16.8 – CONTROLE INTERNO

O controle interno é o conjunto de recursos, métodos e processos adotados pela entidade governamental, com o objetivo de garantir um certo grau de eficiência e eficácia contábil. Com finalidade de comprovar os atos e fatos ocorridos no período. E com procedimentos e monitoramento de prevenção para garantir a autenticidade dos dados relatados.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com