TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo - Norma NBR

Trabalho Escolar: Resumo - Norma NBR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  867 Visualizações

Página 1 de 3

Norma ABNT NBR 12225:2004

A Norma ABNT NBR 12225:2004 refere-se à questão das lombadas e aplica-se no que couber a obediência dessas regras para a apresentação para editores, encadernadores, livreiros, bibliotecas e diversos outros suportes que exijam a mesma (gravação de vídeo, gravação de som, etc).

Seu conceito principal consiste em apresentar os ideais requisitos na apresentação de documentos em caracteres latinos, gregos ou cirílicos (sistema de escrita oficial de seis línguas nacionais eslavas), tendo em si claramente suas definições seguintes:

1. Lombada: Parte da capa que reúne as margens internas ou dobradas das folhas.

2. Título de lombada: Título do documento, abreviado ou não.

Sendo seguidas suas definições, a estrutura principal da mesma deve conter elementos como, nome dos autores (quando estiver disponível), título, elementos de caracteres alfabéticos e numéricos de identificação de volume, fascículo (publicação editada em cadernos, em ordem numérica) e data (quando estiverem disponíveis) e logomarca da editora (quando disponível). Recomenda-se também que seja feita uma reserva do espaço de 30 mm na borda inferior da lombada, sem comprometer as informações contidas para serem colocados elementos que ajudem na identificação e na localização do documento.

Algumas normas são necessárias para a aplicação e seguimento da Norma ABTN NBR 12225:2004 em estudo, tais como:

ABNT NBR 6021:1994 – Esta norma fixa as diretrizes de ordem e clareza na apresentação de publicação periódica. Destina-se a orientar o processo de produção editorial e gráfica da publicação, no sentido de facilitar sua utilização pelo leitor.

ABNT NBR 6029:1993 – Esta norma fixa as condições exigíveis a forma de apresentação de obras impressas. Aplicando-se a livros e folhetos.

Depois de estudadas e vistas as normas descritas a apresentação da lombada já pode ser iniciada seguindo seus conformes descritos em sua norma, sendo essas: Autoria, título, titulo de lombada horizontal, título de lombada descendente, elementos alfanuméricos de identificação, logomarca da editora e título de margem de capa. Todos seguindo seus padrões conforme as figuras e numerações destacadas a seguir:

Autor – O nome do autor deve ser impresso no mesmo sentido da lombada, caso havendo mais de um autor, seus nomes devem ser impressos um em baixo do outro e sendo separados por sinais de pontuação, espaços ou sinas gráficos nas lombadas descendentes, abreviando-se os prenomes, quando necessário, no caso de autores pessoais.

Título – O título deve seguir a mesma orientação do “autor”, sendo impresso no mesmo sentido da lombada, e quando for necessário, ser abreviado.

Título de lombada horizontal – Quando o documento estiver em posição vertical o título de lombada deve ser impresso horizontalmente como mostrado na figura seguinte (ver figura 1):

Figura 1 - Titulo de lombada horizontal

Título de Lombada descendente – Quando o documento está com a face dianteira voltada para cima existe a possibilidade do uso do título de lombada descendente sendo impresso longitudinalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com