TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DE LOGÍSTICA

Pesquisas Acadêmicas: RESUMO DE LOGÍSTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/12/2014  •  1.104 Palavras (5 Páginas)  •  830 Visualizações

Página 1 de 5

LOGÍSTICA: FUNDAMENTOS E PROCESSOS

ORGANIZAÇÃO DA LOGÍSTICA NA EMPRESA

A Logística representa o elo entre todas as expectativas geradas pelos demais departamentos: Vendas, Marketing, Finanças, Custos, Pesquisa e Desenvolvimento, Produção e todos os setores que somados visam um mesmo objetivo: o sucesso de suas metas. A integração de todos os departamentos através da expertise nos conhecimentos logísticos, permite o crescimento organizado e sustentável da organização.

Comparamos a logística ao lubrificante nas engrenagens de uma máquina, se acabar nos esquecendo, ocasiona a parada total da mesma. Não podemos esquecer que os recursos e a inovação estão a disposição e precisamos de líderes, conhecedores de estratégias velozes e flexíveis pronto para qualquer mudança no cenário e competência logística que garantam o valor agregado ao cliente.

Origem e definição

Logística vem do francês logistique e tem sua origem diferente entre os pesquisadores e historiadores;

Conforme Larousse (1990, p. 269), “parte da arte da guerra que visa garantir provisões, transporte, alojamento, hospitalização, etc., aos efeitos militares em operação”.

Segundo Counsil of Logistics Management, “processo de planejar, implementar e controlar eficientemente o custo correto, o fluxo e armazenagem de matérias-primas, estoques durante a produção e produtos acabados, e as informações relativas a essas atividades”.

Para Bowerson et al (2007, p. 24), “logística refere-se à responsabilidade de projetar e administrar sistemas para controlar o transporte e a localização geográfica dos estoques de materiais, produtos inacabados e produtos acabados pelo menor custo total”.

Logística e suas fases a fim de formar uma estratégia

A logística está presente em todos os momentos, sejam eles profissionais ou pessoais: armazenando, transportando, distribuindo objetos, recursos, informações, suprimentos, produtos acabados, semi-acabados, matérias-primas, um simples e-mail ou telefonema.

Histórico da logística

Durante a evolução humana, alguns gênios com seus nomes e teorias eternizadas por grandes descobertas e inovação, como exemplo Sigmund Freud – médico neurologista e fundador da Psicanálise; Albert Einstein, símbolo da revolução na Física em 1905. Para os administradores: Frederick Taylor e Henri Fayol, que possuíam teorias para os alicerces da Administração. Na logística, associada às grandes estratégias de guerra e conquistas territoriais: Alexandre, o Grande e Napoleão Bonaparte e não se pode esquecer que o homem sempre executou e praticou a logística, embora não soubesse disso no real sentido. A logística também merece destaque nas expedições lusitanas e a história da navegação.

Uma frase de Alexandre, o Grande: “Lembre-se de que da conduta de cada um depende o destino de todos”.

Para Napoleão Bonaparte, a palavra estratégia sintetiza os objetivos a serem alcançados mediante a perfeita execução de todas as fases de maneira integrada, garantindo o sucesso de todos, do resultado idealizado e esperado pelos generais ao comprometimento e aplicação dos integrantes do exército. Dizia ele: “Na estratégia, decisiva é a aplicação”.

A correta utilização de todos era traçada na mente de cada líder, mas isso deveria estar muito claro para cada integrante do exército, pois todos dependem de todos.

Logística e operações como estratégia empresarial

As empresas devem coordenar suas atividades funcionais dentro de uma estratégia coerente que considera a natureza global de seus negócios.

A integração dos departamentos para a formatação da estratégia da empresa, pode-se citar a relação marketing e logística. Quando o marketing decide lançar um novo produto, modificar uma embalagem ou qualquer uma das decisões relacionadas aos famosos 4 Ps (produto, ponto-de-venda, promoções e preço). A logística aparece não para corrigir as decisões estratégicas para uma promoção em particular, por exemplo, mas para coordenar a real execução, alcançando as expectativas do cliente.

Importância do serviço

A logística tem como produto a ser comercializado o serviço. Os desafios e metas a serem alcançadas restringem-se à perfeição de suas atividades. Exemplo: Se um material específico não estiver disponível no momento em que é necessário para a produção ou consumo, isso pode causar a paralisação de uma fábrica ou a perda de um consumidor.

O desenvolvimento dos critérios do produto

Custo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com