TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO "O QUE É EDUCAÇÃO FÍSICA"

Ensaios: RESUMO "O QUE É EDUCAÇÃO FÍSICA". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/2/2014  •  2.288 Palavras (10 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 10

1 INTRODUÇÃO

O que é educação física, esta é uma pergunta que se torna cada vez mais presente, de forma a refletir sobre a forma exata de execução das atividades físicas, seja na escola ou mesmo na vida de cada pessoa de modo a educá-lo não somente no corpo como também na mente. A Educação Física esteve presente desde os primatas, tendo sua evolução a cada momento histórico, na Antiguidade Oriental, Índia, Egípcios, Gregos, Romanos, etc. Sua base foi sendo firmada em cada período, seja na eterna luta pelo poder, sobrevivência, fé ou mesmo pelo que lhe proporcionava ao corpo. Um dos principais professores na Educação Física foi Artur Higgins que questionava a metodologia sobre ginástica, onde o professor não fosse visto como disciplinador e sim como educador.

Através dessa leitura, procurou-se discutir as alternativas que a Educação Física levou para identificar as crises de identidade, por conseguinte apresentar os reais valores aos quais se destina e qual melhor forma de aplicá-la. O objetivo geral deste trabalho é analisar os impactos acarretados à Educação Física ao longo do tempo até os dias atuais, sua metodologia e suas aplicações para alcançar seu propósito. A relevância dele está em conhecer a Educação Física, que tem por objetivo analisar a vida das pessoas no contexto histórico da ginástica e seus elementos, onde sua prática propõe a saúde do corpo e da mente de uma sociedade.

Nesse sentido se busca analisar a importância da Educação Física sua trajetória histórica na humanidade, como também promover uma reflexão sobre: “o que é Educação Física”?

2 REVISÃO DE LITERATURA

No início do capítulo é predominante a visão da Educação Física como uma disciplina de execução militar, onde quebrando-a, quebra-se também a moral. Arthur Higgins foi um dos mais importantes professores da disciplina e questionava a ortografia obsoleta à metodologia sobre a ginástica.

Após setenta anos, a Educação Física ganha destaque no sistema de Educação passando a ser introduzida nas escolas da Europa no final do século XIX, com a missão de proporcionar saúde através do exercício físico. Comparou-se a profissão do professor desta disciplina ao médico, dúvida essa que a distanciou de sua missão. E um dos motivos mais prováveis deste fracasso tenha sido o ambiente escolar, onde a ginástica era vista como uma obrigação e o profissional um disciplinador responsável pelos treinamentos com hábitos militares. Visão esta que permanece nos dias atuais. No entanto os adultos estão na busca da valoração dos exercícios apenas com a finalidade da saúde e longevidade.

Essa mudança tem se tornando cada vez mais presente na sociedade devido às mídias sociais e telecomunicações, que evidenciam sobre as consequências que a falta de exercícios causam ao ser humano. O corpo não funciona sem exercício, mas o excesso traz consequências inesperadas.

No período pré-histórico a atividade física era predominante, os primitivos utilizavam da força, velocidade e resistência para sobreviver. Posteriormente veio o nomadismo que alterou o método e trouxe consigo o sedentarismo, pela falta de movimentos e mudanças na sua base econômica que dantes eram a caça e pesca e passaram a possuir técnicas elementares de agricultura e domesticação de animais. A atividade mais significativa foi a dança, por ter características lúdicas e caráter ritualístico. Através dela os jovens eram lançados na sociedade, daí sua importância no processo da Educação. Assim como os jogos também cumpriam seu papel social preparando crianças e jovens para vida adulta e acarretando a criação de uma nova ordem moral e social, onde o fato de ganhar ou perder trazia um novo conhecimento que é o espírito esportivo.

Na Antiguidade Oriental os exercícios físicos permanecem com a ênfase da pré-história, sendo possível notar um novo ordenamento guerreiro, terapêutico, esportivos e educativos tendo a religião ao fundo de tudo. Os chineses racionalizaram os movimentos humanos cedendo grande conteúdo médico, como o Kong-Fou, praticado pela seita Tao-Tsé. A Índia teve reconhecimento pela grande elevação espiritual da humanidade, dando destaque a Yoga, por não ser somente uma atividade física, mas uma doutrina. Nessa fase histórica, destacaram a formação guerreira como nos povos Egípcios. A China por sua vez foi quem influenciou a Educação Física no Extremo Oriente, por suas habilidades esportivas na luta, caça, nado, esgrima, hipismo e destaque especial para o que seria o futebol atual (tsu-chu). Em um trecho de “A república”, Platão expõe que o ideal de Educação está na união da ginástica com a música; ginástica para o corpo e música para a alma. A civilização grega marca o início legítimo da Educação Física, pelo descobrimento do valor humano e sua individualidade. A educação desta fase pressupõe o ideal da sabedoria de Ulisses e da ação de Aquiles, dando origem aos Jogos Gregos, dentre eles os Olímpicos. Momento em que se seguiu foi o da formação das cidades-estados, dando vez ao anti-humanismo grego de algumas cidades como Esparta, Atenas onde todos deveriam ser soldados e suas mulheres tinham de ser atléticas para cumprirem o papel de reproduzir e fazer o melhoramento da espécie. Atenas discordava de Esparta quanto ao militarismo, pois a prática esportiva subsistirá em meio à formação do homem. Conforme Solón, legislador ateniense, as crianças devem antes de tudo saber nadar e ler.

No período clássico ou humanista, a Educação Física não tinha mais a pompa de antes, Aristóteles valorizou a ginástica dando-lhe um caráter mais científico, devendo-se investigar melhor o exercício conforme cada indivíduo.

No período helenístico o foco na educação era o intelectual, deixando de lado o físico e o estético. Roma como herdeira dos etruscos e gregos, foi mais influenciada e marcada pelo utilitarismo dos gregos e inspiração no campo artístico e esportivo dos etruscos. Com a divisão de Roma, dá-se início a Idade Média, e perda da cultura ao corpo para exaltar a saúde da alma, tendo São Tomás de Aquino um dos mais importantes pensadores de um tipo de vida mais intelectual, que contribuiu para a criação de Universidades e predispôs o Renascimento.

No período medieval, pouco se fez para valorar o ser humano como pessoa, sendo de classe baixa valia menos que um cavalo, embora isso para a minoria aristocrática fosse dada uma atenção especial para o treinamento de cavaleiros.

Com o Renascimento a Educação Física devolve a valorização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com