TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO REFERENTE A OBRA “SOBRE CROCODILOS E AVESTRUZES: FALANDO DE DIFERENÇAS FÍSICAS, PRECONCEITO E SUA SUPERAÇÃO” DE LIGIA AMARAL

Por:   •  5/3/2019  •  Resenha  •  766 Palavras (4 Páginas)  •  2.860 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO REFERENTE A OBRA “SOBRE CROCODILOS E AVESTRUZES: FALANDO DE DIFERENÇAS FÍSICAS, PRECONCEITO E SUA SUPERAÇÃO” DE LIGIA AMARAL.

A princípio a autora Ligia Amaral (1998) caracteriza os deficientes como pessoas que fogem de um modelo pré-determinado, cita três critérios para se estabelecer tais diferenças, um deles é a partir da aplicabilidade estatística, utilizando a média e da moda para caracterizar o que seria “normal” e o que foge desse padrão, outro critério é o denominado por ela como estrutural e funcional, ou seja fatores biológicos, de proporção do corpo, funções dos membros correspondentes ou não com o esperado, e o ultimo critério é o do padrão ideal idealizado pelas pessoas, quando o indivíduo não corresponde as expectativa dos modelos instituídos pela sociedade .

“Para falarmos de diferença, precisamos falar de semelhança, de homogeneidade, de normalidade, de correspondência a um dado modelo. Mas quais conceitos utilizarmos para “decretar” que um objeto, um fenômeno, alguém ou algum grupo é diferente? E quando considerarmos “significativamente diferente”? Quais os parâmetros? ” (AMARAL, 1998, p.12, aspas da autora).

Todas essas buscas para conceituar e definir a deficiência já se perduram por séculos, a autora (1998) traz fatos acontecidos na antiguidade, período em que pessoas com deficiência ou diferente eram assassinadas. No entanto nos dias atuais apesar de ainda haver muita discriminação e marginalização desses indivíduos, algumas culturas continuam a abandonar ou matar pessoas com características diferentes.

No Brasil a primeira menção expressa à proteção específica das pessoas portadoras de deficiência na Constituição brasileira surgiu com a Emenda nº 12, à Constituição Federal de 1967, promulgada em 17 de outubro de 1978, e em 24 de outubro de 1989 com a Lei Federal n° 7853, assegura os direitos básicos dos portadores de deficiência (BRASIL, 1989).

A partir do direito à igualdade e do princípio da igualdade o estado tem o dever de garantir a equidade de todos perante a lei. Todavia a autora Ligia Amaral (1998) em sua obra faz referência a analogias que mostram possíveis atitudes do ser humano, primeiramente trata dos preconceitos, dos estereótipos criados pela sociedade e associa esses comportamentos aos crocodilos, generalizando as deficiências de forma indevida, correlacionando as pessoas com deficiência como alguém inferior por conta da sua situação, e até mesmo o pensamento de achar que tal deficiência seria transmissível evitando contato com portadores.

Outra analogia realizada foi com o avestruz, quando o indivíduo desenvolve mecanismos de defesas para lidar com a deficiência visando manter o equilíbrio psíquico, tentando assim estabelecer uma barreira de proteção contra a realidade. Muitos comportamentos citados acima estão presentes nas famílias, em educadores e outros.

O ministério da educação implementa a política de inclusão educacional, valorizando as diferenças de cada um no processo educativo, construindo escolas abertas para todos, auxiliando assim no procedimento de desmarginalização social, respeitando à diversidade e diferenças individuais, a adaptação do currículo e a modificação dos recursos metodológicos e do meio.

A inclusão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (38.9 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com