TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESÍDUOS DE RESÍDUOS

Seminário: RESÍDUOS DE RESÍDUOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  Seminário  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 2

DESPERDICIO DE ÁGUA

O desperdício de água no Brasil é enorme, as pessoas não se preocupam nem com a qualidade, nem com a quantidade de água disponível. Poucas são as pessoas que estão interessadas em modificar esta situação. Somente quando não tiverem mais água disponível é que irão se dar conta da situação que se encontra esse recurso natural e da necessidade de evitar o desperdício.

São necessárias políticas públicas que se preocupem com este tema, governantes que façam leis e promovam ações que mudem o atual cenário que se encontra a situação da água. É importante trabalhar educação ambiental na escola, não só por existirem leis que amparem e exigem que esta temática seja trabalhada, mas principalmente para que todos os alunos levem consigo a responsabilidade de uma sociedade sustentável multiplicando na comunidade e sociedade em geral. Quando existirem incentivos, políticas, trabalhos educativos e consciência por parte de todos, podemos reverter o processo de degradação da qualidade da água.

A consciência ambiental não se dá de uma hora para outra, mas se a população verificar um trabalho efetivo por parte dos gestores, por parte das escolas e ações que visualizem a redução do desperdício, certamente o cidadão começará a se preocupar com estas questões. O que não pode ocorrer é promover campanhas e ações, mas a população não verificar que esta preocupação está ocorrendo nos órgãos públicos, nas escolas, que os gestores não liberam verbas para o tratamento de esgoto, para reutilização da água nas repartições públicas, enfim para ações que sirvam de exemplos para a comunidade em geral.

É necessário trabalhar com a consciência de que a preservação dos recursos hídricos é responsabilidade de todos: seja da concessionária de saneamento, diminuindo as perdas; sejam dos prefeitos evitando a degradação de mananciais; seja do consumidor final evitando o desperdício e o uso desnecessário.

A escola deve sempre promover campanhas e debates sobre a questão ambiental, deve ser feito um trabalho diário, onde o educador deve “plantar a sementinha da preservação”. A grande importância da educação ambiental é contribuir para a formação de cidadãos que sejam conscientes do seu papel na preservação do meio ambiente e apto para tomar decisões sobre questões ambientais necessárias para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com