TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESÍDUOS SÓLIDOS

Tese: RESÍDUOS SÓLIDOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  Tese  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 3

4.1 - RESÍDUOS SÓLIDOS

Lixo é todo e qualquer tipo de resíduos sólidos produzido, e descartado pela atividade humana doméstica, social e industrial.

A crescente preocupação com a quantidade de resíduos produzidos e o aumento do custo da matéria prima, aliados ao desenvolvimento da tecnologia, viabilizam o reaproveitamento e reciclagem cada vez maior do lixo, promovendo economia de recursos naturais e redução do volume de material a ser disposto.

4.1.2 - RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNDO

Estima-se que a população mundial, é hoje mais de 6 bilhões de habitantes e esteja gerando 570 milhões de ton/ano.

Sendo que os maiores geradores são: EUA com 210 milhões ton/ano , Japão 100 milhões ton/ano, Inglaterra 40 milhões ton/ano, França 30 milhões ton/ano e Alemanha 30 milhões ton/ anos ( todos pesos aproximados).

Observa-se que os maiores geradores são países altamente povoados e com economias desenvolvidas.

Estes países tem o gerenciamento de resíduos, onde a seletividade dos resíduos é alta, ocorrendo principalmente em países europeus e no Japão. Nos países desenvolvidos há uso de incineração do lixo para gerar energia ( Inglaterra e Alemanha), nos EUA 50% do lixo é destinado a aterros sanitários adequados e o restante em forma de incineração, reciclagem, compostagem e etc.

4.1.3 - RESÍDUOS SÓLIDOS NO BRASIL

Estima-se que a população brasileira esteja em 185 milhões de habitantes (com a taxa de crescimento de 1,4% ano – IBGE) e esteja gerando 241.614 toneladas de lixo por dia (IPT/CEMPRE), sendo que devido a condição geográfica e sócio-econômica a geração de lixo é irregular e o seu gerenciamento também é irregular.

Os resíduos sólidos demonstra claramente a densidade demográfica e níveis de renda da população, sendo que em Estados desenvolvidos a geração per capita dos resíduos é maior que nos estados pobres, exemplo: São Paulo (Capital) produz diariamente 11 mil tons de lixo/dia , Porto Velho (Capital de RO) produz 260 tons de resíduos/dia.

No Brasil há uma baixa geração de resíduos per capita, e com alto teor de alimentos, a coleta de resíduos é inadequada nos estados com baixa economia, sendo que no Brasil a disposição final dos resíduos também é inadequada pois se utiliza do lixão como principal forma de destinação.

4.1.4 - RESÍDUOS SÓLIDOS EM RONDÔNIA

Em Rondônia, 73,9% das cidades tem coleta de lixo porém só há um aterro sanitário adequado (Cacoal), e um incinerador de lixo para fins de resíduos hospitalar (Porto Velho), a maioria das cidades a coleta de resíduos é feita de forma irregular, ou seja não tem sistematização e usa como forma de transporte caçambas, jericos e carroças, com as disposições dos resíduos em lixões, que normalmente estão próximos a cursos de rios e igarapés e também próximos a aglomerados urbanos, por tanto colocando em risco a saúde pública além de estar causando um grande impacto ambiental.

RESULTADOS DE MELHORIAS

a) Ambientais

Os maiores beneficiados por esse sistema são o meio ambiente e a saúde da população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com