TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REVISÃO DA LITERATURA

Trabalho acadêmico: REVISÃO DA LITERATURA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/2/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.208 Palavras (21 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 21

RESUMO

Na educação infantil as crianças estão em processo de construção do conhecimento e o lúdico é um fator fundamental nesta fase, visto que os brinquedos e as brincadeiras permitem que a criança brinque com espontaneidade e sem limites em sua criatividade. Os movimentos e as sensações experimentadas pelas crianças durante as brincadeiras vão possibilitando a interação com o próprio corpo e com os colegas e facilitando as relações, interações sócio-afetivas. O resgate de brincadeiras e costumes como os apresentados em várias culturas, torna-se um importante instrumento a ser trabalhado. Através desta pesquisa será possível a melhoria do trabalho educacional, o que leva a ter como objetivo deste estudo a proposta de descrever a presença das atividades lúdicas no processo de ensino- aprendizagem das crianças da pré-escola. E foram elencados como objetivos específicos aprimorar conhecimentos sobre as possibilidades expressivas nas brincadeiras, jogos e demais situações de interação e desenvolver noções de espaço e tempo, atenção e concentração, socialização, percepção de si próprio e do outro. A metodologia da pesquisa foi de revisão bibliográfica e descritiva, em que foram utilizados sites de revistas científicas da área da educação infantil, em que foram utilizados artigos pra a análise e discussões referente a temática do estudo, e que se obtiveram os seguintes resultados, constatando a importância da brincadeira para a criança na fase da educação infantil e que há muitas maneiras do educador incluir o brincar nesta fase do desenvolvimento infantil, como estimulo ao seu aprendizado.

Palavras-chave: Educação Infantil, Ludicidade, brinquedos, brincadeiras.

ABSTRACT

In kindergarten children are in the process of knowledge construction and playfulness is a key factor at this stage, given that toys and games allow children to play with spontaneity and without limits on your creativity. The movements and sensations experienced by children during play will making the interaction with the body and with colleagues and facilitating relations, socio- affective interactions. The rescue of banter and customs as those presented in various cultures, becomes an important tool to be worked. Through this research it will be possible to improve the educational work, which takes the aim to study the proposal to describe the presence of recreational activities in the teaching and learning of children from pre-school process. And were listed as enhance specific knowledge about the expressive possibilities in play, games and other situations of interaction and develop notions of space and time, attention and concentration, socialization, perception of self and the other goals. The research method was descriptive and bibliographical review, in which scientific journals in the field of early childhood education sites, where articles were used for the analysis and discussions concerning the subject of the study were used, and the following results were obtained, noting the importance of play for children during the early childhood education and that there are many ways the educator include playing at this stage of child development, as a stimulus to learning.

Key words: Childhood Education, Playfulness, toys, games.

1. INTRODUÇÃO

O aprender brincando, aliado a visão pedagógica.

Os estudos que buscam a defesa de ser a criança um ser em processo de formação teve dentre os que melhor expuseram sobre a temática no século XX, Piaget (2010), Vygotsky (2010), Kishimoto (2005) que defendem a relação da ação de brincar da criança com a sua aprendizagem e que consideram a ideia de que, a criança brinca porque gosta de brincar, e quando isso não acontece alguma coisa não esta bem com ela. Enquanto uns dizem que a criança brinca por prazer, outros dizem que ela brinca para dominar angústias ou dar vazão, a agressividade. Porém quando a criança é estimulada a brincar com liberdade tem grandes possibilidades de se transformar num adulto criativo (FALCÃO; RAMOS, 2002).

A criança desde que nasce é induzida a brincar é essa prática que ela assimila, pois todos que chegam ao seu redor, sempre dizem vamos brincar, e ela sabe como é bom poder exercer esta pratica. O brincar faz parte da vida da criança. E a maioria dos adultos, com maior e menor intensidade, acredita que suas crianças não vivem sem seus brinquedos. A própria história da humanidade mostra que todas as crianças do mundo sempre brincaram, brincam hoje e certamente continuarão brincando (FALCÃO; RAMOS, 2002).

As suas brincadeiras se iniciam desde o seu contato com outras pessoas ou mesmo sozinha, e tendem a ser mais exploratórias conforme for crescendo, porém ao ser levada para à escola, podem vir também com ela vêm os medos, uma vez que no lugar de ficar o tempo todo em casa como já esta acostumada, agora ela sabe que é preciso ir a outro lugar que se chama escola e é este o lugar onde ela vai aprender a ler, escrever e ter maior contato com pessoas que não pertencem ao seu círculo familiar ou comunitário (SZYMANSKI, 2001).

Uma nova etapa de sua vida se inicia e o ambiente escolar para que possa oferecer uma complementação do familiar, deve proporcionar meios para que se sinta bem, e para a criança o brincar é o caminho que pode promover esta interação e exige do educador uma visão pedagógica aliada a prática de usar os brinquedos e as brincadeiras para uma melhor assimilação da criança na educação infantil e em seguida para à pré-escola, pois assim será mais fácil ela adquirir informações e assimilá-las, do que se fosse passado somente o aprendizado rústico, sem o uso desta técnica (KISHIMOTO, 2005).

É por meio do brinquedo e das brincadeiras que a criança consegue desenvolver a sua imaginação dando oportunidade de interagir com outras crianças e adultos. Para tanto compete ao professor realizar um projeto de ação que possa oferecer no ambiente educador condições para está interação, ou seja, realizar a seleção prévia de brincadeiras e brinquedos a serem expostos aos alunos (KISHIMOTO, 2002).

Tendo este entendimento, este projeto de pesquisa que será desenvolvido por meio de pesquisa de campo, tendo como objetivo favorecer ás crianças da educação infantil momentos de convivência saudável, amigável, criativa e construtiva de forma que possam encontrar a alegria de experimentar, descobrir e criar, aliado ao ensino pedagógico.

2. REVISÃO DA LITERATURA

2.1 O brincar no processo de aprendizagem da criança

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com