TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RH - Nas Organizações

Trabalho Escolar: RH - Nas Organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/7/2013  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 2

Para Chiavenato (1991), recrutamento “é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização”.

O processo e recrutamento e seleção ocorre quando há necessidade de preencher cargos e funções, quando há aumento de pessoal e quando há substituição de funcionários.

Para Marras (2002), todo processo de recrutamento de pessoal tem início a partir de uma necessidade interna da organização, no que tange à contratação de novos profissionais.

Segundo Chiavenato (2002), o recrutamento é interno quando: “havendo determinada vaga, a empresa procura preenchê-la através do remanejamento de seus empregados, que podem ser promovidos (movimentação vertical) ou transferidos (movimentação horizontal) ou ainda transferidos com promoção (movimentação diagonal)”.

Recrutamento externo, para Chiavenato (2006), “é um conjunto de atividades que visam atrair um conjunto de candidatos qualificados, que estão espalhados no mercado, ou seja, fora da organização, e que se submeterão ao processo de Seleção de Pessoal, a fim de ingressarem na organização”.

O processo de recrutamento externo se dá através da busca de currículos com perfis desejáveis para a vaga, através do banco de dados, anúncio em site e indicação de colaboradores.

Após o recrutamento dos candidatos é agendada entrevista individual, feita pela assistente administrativa da loja e acompanhado pelo líder do setor. Ao término da fase de entrevistas o líder e a assistente administrativa analisam e avaliam os candidatos e definem o resultado.

O candidato selecionado é comunicado por telefone e solicitado que compareça na empresa para que lhe seja entregue a lista de documentos necessários para admissão, horário de trabalho e encaminhamento para os exames admissionais. Após a entrega de todos os documentos, é feita a admissão do novo colaborador e o mesmo é avisado sobre o inicio de suas atividades, sempre as segunda-feira, com a participação na Integração.

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com