TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RH PESQUISA ORGANIZACIONAL

Por:   •  19/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.375 Palavras (6 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

3 CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Viemos por meio deste trabalho, apresentar a Empresa U.T.I. Informática Eletrônica Digital como fonte de nossa pesquisa. É uma empresa nova na cidade de Pontes e Lacerda – MT, sendo inaugurada no dia 10 de Fevereiro de 2013, trazendo um diferencial no atendimento e na prestação de serviços eletrônicos, seu ramo de atividade é Reparo e Manutenção de Equipamentos como: Máquinas Digitais, Impressoras, Notebook´s, Tablet´s, Iphone, Nobreak´s, Filmadoras, além de formatação e reparos em PC´s (computadores de mesa).

Seu foco sempre é satisfazer o cliente, executando o serviço com total garantia, pois para eles a vantagem é que o cliente não retorne com o mesmo equipamento e defeito reclamado, e sim que repasse aos demais que foi feliz em seu atendimento, satisfazendo seu problema. Por isso, notamos o diferencial nesta empresa, pois quando conversamos com pessoas, nota-se um grande descontentamento nos atendimentos da parte de informática na cidade local, curiosidade que nos chama a atenção e ainda segue de alerta para as Empresas que tendem a enganar o cliente, com pequenas ilusões.


  1. DESENVOLVIMENTO

U.T.I. Informática Eletrônica Digital, atua no setor de prestação de serviços, seu ramo de atividade é o Reparo e Manutenção de Equipamentos. Uma empresa de pequeno porte, pois é formada por dois sócios e dois funcionários, sendo uma secretária e outro auxiliar técnico, onde os dois sócios proprietários executam a maioria dos serviços prestados. Segue abaixo o Organograma da Empresa:

[pic 14]

A empresa U.T.I. Informática Eletrônica Digital, é nova na cidade, sendo inaugurada dia 10 de Fevereiro de 2013, trazendo um diferencial no atendimento e na prestação de serviços eletrônicos como concertos de: máquinas digitais, impressoras, notebook´s, tablet´s, iphone, nobreak´s, filmadoras, além de formatação e reparos em PC´s (Computadores de mesa); reparos eletrônicos. Suas funções administrativas, por ser uma empresa de pequeno porte é feita pelos sócios-proprietários, mantém uma meta como toda empresa, onde estipula-se um “X” de atendimentos semanais que cada um terá que ter executado. Tudo muito organizado, pois existem um programa por onde se controla a entrada e saída de serviços, que faz todo o controle financeiro da empresa.

As orientações de seus funcionários são feitas a partir de pequenas reuniões, onde são dadas algumas regras sempre pensando na harmonia entre a empresa, colaboradores e clientes.

Este setor está inserido à todo vapor no mercado de trabalho, porém conforme o proprietário nos relatou não é tão organizado assim, pois existem empresas que não pagam todos os devidos impostos e continuam atuando e fazendo a prestação de serviços, sendo uma concorrência um pouco desleal pelo baixo custo de mão-de-obra que oferecem, porém burlando o sistema burocrático do município e governo. Mas mesmo assim, com falhas no sistema, há ainda muita concorrência por ser um ramo de atividade que vem crescendo rapidamente a medida que novas tecnologias vem surgindo, tendo que estar em constante atualização.

Este ramo de atividade tem total influência na economia, pois hoje o que movimenta o mundo são as tecnologias de informação, consequentemente atraindo mais serviços para este setor, porém é carente de profissionais qualificados, competentes acima de tudo com caráter e honestidade, pois se trata de informações de clientes que não podem ser repassados para terceiros.

Com certeza se existisse um incentivo ou auxílio do governo este setor se movimentaria mais, a exemplo disso, são as empresas de pequeno porte, se facilitassem empréstimos a longo prazo com juros baixos, aumentaria seu capital de giro, aumentando a empresa e sua capacidade de crescimento, consequentemente a contratação de mais funcionários e qualidade no atendimento, crescendo com a economia local gerando impostos para o município.

O proprietário da empresa, nos relatou que conta sim com um código de ética empresarial. Se fundamenta nestes 7 princípios:

  1. Honestidade;
  2. Sinceridade;
  3. Lealdade;
  4. Pontualidade;
  5. Transparência;
  6. Confiança;
  7. Eficiência.

O Código de Ética é tudo eu o cliente espera de uma empresa, total confiança e transparência em todas as ações por ela executadas. Também uma ótima oportunidade de aumentar a integração entre os funcionários da empresa e estimular o comprometimento deles. Permite a uniformização de critérios na empresa, dando respaldo para aqueles que devem tomar decisões. Serve de parâmetro para a solução dos conflitos.

Fundamental para o andamento das atividades da companhia e é claro, para o bom relacionamento entre os colaboradores e clientes. É absolutamente imprescindível que haja consistência e coerência entre o que está disposto no código de ética e o que se vive na organização. Caso contrário, ficaria patente uma falsidade que desfaz toda a imagem que a empresa pretende transmitir ao seu público; essa é a grande desvantagem do código de ética.

Observamos que nesse ambiente de competição e cobrança acentuadas, destacam-se as empresas que fazem da boa relação com seus empregados um dos motores para a competitividade e crescimento. Abordamos duas estratégias de Recursos Humanos que seriam eficazes na empresa: Clima Organizacional e a Valorização dos colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (141.7 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com