TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RH - PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS

Pesquisas Acadêmicas: RH - PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  1.008 Palavras (5 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 5

Diagnóstico

A empresa que estamos estudando não tem um RH estruturado, o administrador da empresa é quem faz as contratações através de indicações de funcionários e conhecidos. A entrevista é feita através de uma conversa informal e ele contrata a partir de sua opinião sobre os candidatos.

O treinamento é feito por um auxiliar administrativo, que também é responsável pelo financeiro da empresa. Ele já foi vendedor e tem um maior preparo, para efetuar os treinamentos para os vendedores.

RH

Conforme diz (CHIAVENATO, 1999), as organizações são constituídas de pessoas e dependem delas para atingir seus objetivos e cumprir suas missões. Para as pessoas, as organizações constituem o meio pelo qual elas podem alcançar vários objetivos pessoais com um mínimo de tempo, esforço e conflito. As pessoas precisam acreditar na conquista de seus objetivos e a empresa precisa dar a elas a oportunidade de dar o primeiro passo. O modelo de gestão estratégica de pessoas é aquele em que a área de Recursos Humanos busca fazer um elo entre as pessoas e a estratégia da organização. É o alinhamento do planejamento do Recursos Humanos com o planejamento estratégico da organização.

Recomendamos para a empresa a contratação de um profissional de RH.

A implantação do Departamento de Recursos Humanos é fundamental para o crescimento da empresa.

Para que haja esse crescimento é necessário que o profissional de RH entenda o negócio da empresa, a missão, objetivos, valores, condutas e cultura da organização.

É à partir desse conhecimento maior da empresa que começa a definir algumas práticas do RH, estabelecer as políticas do RH na nossa organização e condutas de ética.

Estruturar o Plano de Cargos, descrevendo cargos, funções, perfil, qualificações e competências

Definir um plano de carreira, benefícios, reconhecimento e recompensa, visando aumentar a motivação e busca por resultados.

Definir as necessidades de treinamentos e planos de desenvolvimentos dos funcionários.

Depois de qualquer avaliação devemos medir os retornos obtidos com os treinamentos através de Avaliações de Desempenho.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

Etapas para implementar o RH

Conhecer cada cargo e suas funções;

Cargos e Salários;

Benefícios Sociais;

Rotinas Trabalhistas;

Recrutamento & Seleção

Avaliação de Desempenho;

Treinamento;

Acompanhamento do funcionário;

Conhecer os cargos e a função

Pesquisar cada cargo para conhecê-lo melhor e padronizar as competências necessárias para ocupar esses cargos.

Cargos e Salários

Devemos á partir do conhecimento do cargo classificar por importância, avaliar os cargos, classificar esses cargos,fazer uma pesquisa de mercado e montar uma estrutura salarial e lembrar de manter sempre uma equidade interna e externa para assim manter seus melhores funcionários.

Recrutamento e Seleção

Segundo Chiavenato (2004) recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.

O recrutamento é feito a partir das necessidades presentes e futuras de recursos humanos das organizações. Consiste na pesquisa e intervenção sobre as fontes capazes de fornecer á organização um número suficiente de pessoas necessárias á consecução dos seus objetivos imediatos de atrair candidatos, dentre os quais serão selecionados os futuros participantes da organização(CHIAVENATO,2006,p.166)

Selecionar currículos com o perfil adequado para a vaga em aberto, depois aplicar testes de conhecimentos gerais e conhecimento da função, aplicar testes psicológicos e complementar com uma entrevista, para uma melhor avaliação do perfil profissional. Á partir de um laudo da entrevista e testes escolher o candidato que melhor se encaixa no perfil da vaga.

Treinamento

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com