TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RH - Questionário

Trabalho Universitário: RH - Questionário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2014  •  3.844 Palavras (16 Páginas)  •  1.569 Visualizações

Página 1 de 16

Perguntas para Revisão. Pág. 30

1) Quais são os recursos que uma organização necessita para atingir seus objetivos?

Necessita dos recursos organizacionais que se dividem em: Recursos Humanos; Financeiros; Materiais; Mercadológicos; Técnicos e Administrativos.

2) Comente sobre a dupla importância que as pessoas têm para as organizações.

As pessoas representam um dos recursos de que as organizações necessitam para alcançar seus objetivos, e também são responsáveis pela gestão dos outros recursos, mas sem pessoas nas organizações todos os outros recursos ficam inoperantes. Por isso a dupla importância das pessoas para as organizações.

3) Qual é o principal objeto de estudo da ARH?

São os trabalhadores e todas as questões que os relacionem dentro das organizações.

4) Quais são os objetivos gerais da ARH?

Estudar e tratar as questões relacionadas as pessoas, com o objetivo de compreender e melhorar o potencial humano e os resultados das organizações.

5) Quais são os principais serviços prestados pela ARH? Comente dois deles.

Suprir a empresa com os RHs necessários; Reter os RHs, Desenvolver os RHs; Integrar (social e funcionalmente) os RHs; Assegurar a integridade física dos RHs; Remunerar os RHs; Recompensar os RHs pelos desempenhos excepcionais; Recompensar os RHs pela aquisição de competências e habilidades necessárias; Incentivar e mobilizar os RHs para o alcance dos objetivos organizacionais; Gerenciar o desempenho dos RHs; assegurar o melhor aproveitamento possível do potencial dos RHs; Cumprir as leis trabalhistas, os contratos individuais de trabalho, as convenções e acordos coletivos de trabalho e as sentenças normativas; Manter um relacionamento harmonioso entre a empresa, funcionários, sindicatos e o Estado; Assegurar um bom clima organizacional.

- Assegurar a integridade física dos recursos humanos: consiste na idéia de eliminar ou diminuir os riscos que os funcionários correm ao exercer determinada função. Isto compete às equipes de Segurança e Medicina do Trabalho.

- Manter um relacionamento harmonioso entre a empresa, funcionários, sindicatos e o Estado: consiste em fazer com que a relação entre as partes seja harmoniosa com o objetivo de evitar surgimento de greves, facilitar as negociações salariais e abrir espaço para acordos que a empresa necessite firmar com os sindicatos.

6) Qual é a missão da ARH?

Promover o desenvolvimento das organizações através do desenvolvimento das pessoas como também promover o desenvolvimento das pessoas, através do desenvolvimento das organizações.

7) Quais são os subsistemas que compõem a ARH?

São eles: Recrutamento e Seleção; Treinamento e Desenvolvimento; Administração de Pessoal; Administração de Cargos e Salários; Administração de benefícios; Planejamento de RH; Relações Trabalhistas e Sindicais e Segurança e Medicina do Trabalho.

8) Qual é a finalidade de cada um dos subsistemas da ARH?

Recrutamento e Seleção: Suprir a empresa com os recursos humanos necessários, contratando pessoas motivadas, com qualificação profissional de acordo com a exigência do cargo e perfil compatível com a exigência da chefia, do setor de trabalho e com a cultura da empresa.

Treinamento e Desenvolvimento: Desenvolver os recursos humanos afim de que a empresa consiga melhores resultados.

Administração de Pessoal: Integrar os recursos humanos (integral e socialmente); Assegurar o cumprimento das Leis Trabalhistas, dos contratos individuais de trabalho, das convenções coletivas, dos acordos coletivos e das sentenças normativas.

Administração de Cargos e Salários: Liderar o processo de gestão do desempenho dos funcionários.

Administração de benefícios: Atender às demandas dos funcionários.

Planejamento de RH: Humanizar e democratizar o trabalho.

Relações Trabalhistas e Sindicais: Assegurar um relacionamento harmonioso entre a empresa, seus funcionários, os sindicatos a ela vinculados e o Estado.

Segurança e Medicina do Trabalho: Assegurar a integridade física dos recursos humanos

9) Comente sobre os quatro estágios básicos da ARH.

1º) Chefia de Pessoal – Atua com atividades legais e/ou fiscais. A direção toma as decisões sobre os empregados.

2º) Gerência de Pessoal – Seleção com entrevistas e testes, treinamento funcional, benefícios. A direção entende que precisa atender além das atribuições legais/fiscais e espera o reconhecimento dos funcionários por isto.

3º) Gerência de Relações Industriais – Anteriores e mais: Recrutamento, treinamento operacional e administrativo; projeto de cargos e salários, maior comunicação com os funcionários (jornais, revistas), Relação com a comunidade (doações e representações); Segurança do Trabalho e Relações trabalhistas e sindicais. A direção sabe que necessita de um quadro de pessoal evoluído e surge uma preocupação real com o relacionamento humano nas organizações.

4º) Gerência/Diretoria de Recursos Humanos – Assessoria aos demais órgãos da empresa, quanto aos assuntos relacionados aos recursos humanos (consultoria interna); Atenção às estratégias motivacionais; Mobiliza as pessoas para alcançar os objetivos da empresa; Desenvolve, planeja os RHs, através de planejamento de carreiras e sucessões; Administra o desempenho; Pesquisas em RH. Passa a prestar assessoria a questões organizacionais como: Clima organizacional, Cultura, Qualidade de produtividade, Planeja mudanças, Desenvolvimento.

10) Quais são os nomes utilizados pela área que administra os recursos humanos?

Gerência ou Diretoria de Pessoal; Gerência ou Diretoria de Relações Industriais; Gerência ou Diretoria de Recursos Humanos; Gerência ou Diretoria de Capital Humano; Gerência ou Diretoria de Seres Humanos; Gerência ou Diretoria de Talentos.

11) Quais as posições em que se encontra a Administração de RH na estrutura organizacional?

Na maioria das organizações atua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com