TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÃO SALARIAL

Artigo: ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÃO SALARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  Artigo  •  3.319 Palavras (14 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 14

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Gestão Comercial

Técnicas de Negociação

Ma – Cristiane Vinholi de Brito

Nome dos Componentes do Grupo e RA

Caxias do Sul - RS

2012

ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÃO SALARIAL

O processo da negociação salarial deve começar antes, com um planejamento do que será discutido, quais os pontos que se deverão ser insistidos, quais os pontos que o negociador deve ceder para que o acordo seja bom para os dois lados. Tão importante quanto se chegar ao valor estipulado, também é importante colocar na balança os benefícios que a empresa oferece às vezes um salário menor que o valor que o negociador estipulou, mas com um benefício maior, pode se chegar ao um acordo bom, para ambas as partes.

Mas se a resposta for negativa também pode servir para o funcionário refletir sobre sua postura na empresa, sua posição no mercado e se é realmente ali que ele pretende continuar a investir, mantenha a calma e não desanime, pois um não hoje, pode se transformar em um sim amanhã. Além disso, pode ser uma maneira de levá-lo a descobrir que pode explorar mais seu potencial para que em um futuro próximo, faça negociação de forma mais madura.

Argumentos que sempre devemos utilizar para um pedido de aumento salarial e esclarecer ao chefe todo seu potencial e crescimento mediante a empresa deixar claro que merece o aumento e sim por ter visão da empresa tendo colocado em pratica no dia a dia com a experiência que adquiriu ao longo dos anos e tendo passado por varias etapas e setores acumulando experiência e realizações, tornando-se multiplicador, facilitador das rotinas mostrando a ele que sempre esteve aberto a mudanças que a empresa propunha, por isso hoje mais maduro e qualificado sente se capaz de ingressar no quadro da empresa como um bom profissional com muita convicção e por conseqüência ter direito a um aumento salarial equiparando com o mercado e merecido esforço.

Como devemos agir para pedir aumento:

Esteja preparado: faça uma pesquisa de mercado e leve em conta suas necessidades, estabeleça um nível razoável para salário e benefícios adicionais como bônus, ações e férias, certifique-se que este pacote atende às suas expectativas, para não ter problemas futuros. Tenha justificativas na ponta da língua para defender sua proposta: como experiência e competência, preste atenção em tudo que acontece no espaço em que você trabalha, procure conhecer mais sobre seu chefe, pense sobre suas habilidades e o que você tem feito nos últimos tempos, planeje bem suas ações e veja como lidar com os acontecimentos, busque a melhoria dos seus argumentos para obter sucesso.

Seja firme e seguro naquilo que fala: caso seja surpreendido, tente contornar a situação a seu favor, com perguntas ou colocações que deixem o ambiente da conversa mais tranqüilo, a maioria dos negociadores procura escapar com reações hostis. Evite esta cilada fazendo uma oferta razoável e apropriada e permaneça nesta posição até a outra parte oferecer uma boa razão para você mudar, deixe de lado a vergonha, o receio, a insegurança e leve em consideração as seguintes variáveis para barganhar: a qualidade do seu trabalho, realidade do mercado no qual você atua e o perfil da empresa em que trabalha.

Seja prudente: mantenha sua proposta em mente, o objetivo é atingir um acordo que satisfaça a ambas as partes. Se a discussão está longe de um acordo, pense em outra proposta, use sua energia para criar soluções, não para armar uma batalha tome cuidado com o que fala, assuntos impróprios não combinam, seja sério e extremamente profissional ao expor seus objetivos e pretensões.

Controle a ansiedade: Controle-se, olhe firme e fixo para pessoa que conversa com você, procure não gaguejar, tente se mostrar tranqüilo, tenha cuidado para não se prejudicar. Esta iniciativa tem que ser tomada na hora exata, ou seja, você jamais deve pedir aumento, por exemplo, se a empresa estiver em crise ou se seu desempenho é insatisfatório.

Primeiro, a empresa: quando o empregador faz a proposta antes, você tem a oportunidade de revisar sua própria proposta, compare o valor posto na mesa com a faixa salarial do mercado para chegar a uma conclusão satisfatória.

Quanto você tem em mente? para responder a pergunta, dê uma resposta mais ampla, sem citar valores específicos, você pode dizer procuro algo em torno de x reais, deixe claro que você está familiarizado com a média do mercado.

Comece com o tom certo: deixe a pessoa saber que você vai ouvir e procurar entender o ponto de vista da empresa. Ao mesmo tempo, mostre que você espera o mesmo, assim, vocês trabalham em conjunto para chegar a um consenso, evite ultimatos, ameaças e outros comportamentos rígidos.

Tenha uma carta na manga: crie possíveis soluções para um impasse e coloque-as na mesa, juntos, sem compromisso formal, empresa e candidato podem decidir qual é a mais vantajosa para ambos.

Deixe claro seus interesses: a negociação deve satisfazer uma lista de necessidades, não apenas a salarial. Outros tipos de compensação podem ser válidos - como divisão de lucros, ações, bônus, mais responsabilidade, uma agenda de promoções, férias maiores ou horários flexíveis.

Foque em um critério: é muito mais fácil persuadir alguém quando a proposta é fundamentada em um critério objetivo, como pagamento por experiência, competência ou tempo de casa. Procure saber em qual linha você se encaixa na empresa.

TEXTO 1

DEFINICÕES DE NEGOCIAÇÃO

Para Dante Pinheiro Martinelli, a negociação é um conceito em contínua formação o qual está amplamente ligado a satisfação de ambos os lados. No entanto ao longo do tempo, Martinelli mudou seu foco no objetivo de negociar, antes achava que o negociador buscava resultados satisfatórios momentâneos, porem mudou de idéia acreditando que os resultados do negociador podem ser duradouros e contínuos a serem atingidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com