TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Racionalidade Existente Quando A Empresa Funciona Na Expectativa De Certeza Sistema Fechado E Na Expectativa De Incerteza Trabalhos Escolares E Acadêmicos Prontos

Trabalho Escolar: Racionalidade Existente Quando A Empresa Funciona Na Expectativa De Certeza Sistema Fechado E Na Expectativa De Incerteza Trabalhos Escolares E Acadêmicos Prontos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  2.312 Palavras (10 Páginas)  •  659 Visualizações

Página 1 de 10

Revolução Industrial  A revolução industrial introduz um novo modo de produzir que inclui, dentre outras características, o trabalho coletivo, a perda do controle do processo de produção pelos trabalhadores e a compra e venda da força de trabalho

Fayol, o fundador da Teoria Clássica da Administração  Nasceu na Constantinopla. Aos 19 anos formou-se engenheiro de minas e entrou para uma companhia metalúrgica e carbonífera, onde desenvolveu toda a sua carreira. Aos 25 anos foi gerente de minas e aos 47 assumia a gerência geral da “Compagnie Commantry Fourchambault et Decazeville”.

E o que diz o Fayol?  . Preconiza que existe uma melhor forma para as empresas se estruturarem e operarem, tendo para isso que recorrer a um poder legitimado, através de normas, pela autoridade de gestão.  As organizações são entidades racionais, coletivas que consistentemente perseguem objetivos racionais, pelo que as pessoas são motivadas somente por fatores económicos. As emoções devem ser eliminadas em todos os níveis da organização.

Abordagens Tradicionais Ênfase nas Tarefas  1903...Administração Científica (Taylor) Ênfase na Estrutura  1911...Teoria Clássica (Fayol)  1947...Organização Burocrática (Max Weber) Ênfase nas Pessoas  1932...Teoria das Relações Humanas (Mayo e Lewin) Ênfase no Ambiente Ênfase no Tecnologia

Teoria da Administração Científica- Frederick W. Taylor (1856- 1915)  Aplicação de métodos da ciência positiva, racional e metódica aos problemas administrativos, a fim de alcançar a máxima produtividade  Para o aumento da produtividade propôs métodos e sistemas de racionalização do trabalho e disciplina do conhecimento operário colocando–o sob comando da gerência; a seleção rigorosa dos mais aptos para realizar as tarefas; a fragmentação e hierarquização do trabalho.

Teoria da Administração Científica- Frederick W. Taylor (1856 1915  Propõe incentivos salariais e prêmios pressupondo que as pessoas são motivadas exclusivamente por interesses salariais e materiais de onde surge o termo "homo economicus".  Taylor (trabalhador) e Ford (dono), Fayol(gerente)

Funções administrativas  Fixar objetivos (planejar)  Analisar: conhecer os problemas.  Solucionar problemas  Organizar e alocar recursos (recursos financeiros e tecnológicos e as pessoas).  Comunicar, dirigir e motivar as pessoas (liderar)  Negociar  Tomar as decisões.  Mensurar e avaliar (controlar).

Principios de Taylor e Fayol que passam para outras teorias:  a divisão do trabalho baseada na especialização funcional;  hierarquia e autoridade definidas;  sistema de regras e regulamentos que descrevem direitos e deveres dos ocupantes dos cargos;  sistema de procedimentos e rotinas; impessoalidade nas relações interpessoais,  promoção e seleção baseadas na competência técnica,

Antecedentes Históricos da Administração Era Industrial Clássica Final do séc.XIX-1950 - Início da Industrialização - Pouca Mudança - Previsibilidade - Estabilidade e certeza

Histórico do papel administrativo do enfermeiro  Florence Nigthingale, no século XIX, introduziu a divisão técnica de trabalho, :  as ladies nurse encarregavam-se da administração da enfermagem  nurses ficavam responsáveis pelo cuidado de enfermagem

Histórico do papel administrativo do enfermeiro  As estruturas administrativas das instituições de saúde, bem como a dos serviços de enfermagem. a exemplo do que propunha Fayol, guardavam a forma piramidal definindo, pela centralização e hierarquia próprias dessa forma de estrutura. a textura do poder organizacional.

Fayol,Taylor e Ford  Fayol foi o primeiro a definir as funções básicas do Administrador: planejar, organizar, controlar, coordenar e comandar – POCCC  Direcionou seu trabalho para a empresa , procurando cuidar da empresa de cima para baixo, ao contrário das idéias adotadas por Taylor e Ford.

Henry Ford, em 1913  Utiliza os mesmos princípios desenvolvidos pelo taylorismo, porém trata–se de "uma estratégia mais abrangente de organização da produção, que envolve extensa mecanização, como uso de máquinas– ferramentas especializadas, linha de montagem e de esteira rolante e crescente divisão do trabalho.  modelo taylorista/fordista difundiu–se no mundo

A enfermagem em Fayol  controles rígidos por parte da organização,revelavam-se, na prática do gerenciamento do pessoal de enfermagem, por uma função supervisora enfaticamente fiscalizadora e punitiva. Um fato revelador disto era uma avaliação de desempenho que objetiva a detecção de falhas no pessoal para Subsidiar as chefias nas decisões "demite" "mantém "promove".

Fayol nos serviços de enfermagem :  A divisão do trabalho preconizada por Fayol era referendada na prática, pelo método funcionalista adotado:  os atendentes faziam a higiene  os auxiliares as controles e a medicação  as enfermeiras a supervisão e a coordenação do trabalho.

A enfermagem em Fayol:  Na proposta de Fayol essa divisão visava a produção, o resultado, o lucro,o que determinava uma forma de trabalho que permitisse a redução do número de objetivos para os quais estariam voltados a atenção e o esforço.

Considerações sobre a Teoria Clássica  Obsessão pelo comando - Tendo como ótica a visão da empresa a partir da gerência administrativa, Fayol focou seus estudos na unidade do comando, autoridade e na responsabilidade. Em função disso, é visto como obsecado pelo comando.

Considerações sobre a Teoria Clássica-Fayol  A empresa como sistema fechado - A partir do momento em que o planejamento é definido como sendo a pedra angular da gestão empresarial, é difícil imaginar que a organização seja vista como uma parte isolada do ambiente.

Considerações sobre a Teoria Clássica- FAYOL  Manipulação dos trabalhadores - Bem como a Administração Científica, fora tachada de tendenciosa, desenvolvendo princípios que buscavam explorar os trabalhadores.

Consequencias da Teoria Clássica na Enfermagem  a teoria clássica além de criar uma hierarquia muito rígida, não valoriza as relações humanas, fundamentais em enfermagem. Como consequência, as atividades de enfermagem tornavam-se rotineiras, sendo avaliadas unicamente pela quantidade e não pela qualidade do trabalho prestado.

Princípios de Administração Científica' escrito Taylor na Enfermagem:  a capacitação técnico-específica do pessoal de enfermagem, bem como as competências a elas atribuídas guardavam relação com a função e cargo exercido e, conseqüentemente com o poder e o prestígio na instituição. A avaliação dessa prática

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com