TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Radiograficamente, a forma e a função do esôfago distal, estômago e duodeno

Resenha: Radiograficamente, a forma e a função do esôfago distal, estômago e duodeno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  Resenha  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 2

O objetivo deste exame é estudar radiograficamente a forma e a função do esôfago distal, estômago e duodeno, determinar condições anatômicas e funcionais anormais.

Preparo do paciente:

O paciente deve ser orientado a permanecer em dieta zero a partir das 23:00 hs do dia anterior ao exame, sendo esse exame realizado habitualmente pela manhã. Sólidos e líquidos devem ser suspensos durante, no mínimo, 8 hs antes do exame. O paciente também é instruído a não fumar ou mascar chicletes durante o período da dieta zero.

Ao receber o paciente, o técnico em radiologia, deve explicar cuidadosamente todos os procedimentos a serem realizados, bem como fazer uma prévia anamnese, anotando os dados na ficha do mesmo.

Indicações clínicas:

Algumas indicações clínicas para EED incluem:

- Úlceras pépticas - Hérnia de hiato - Gastrite crônica

- Tumores benignos ou malignos - Divertículos – Bezoar

Metodologia:

É dado ao paciente um gole de bário, acompanhado de ½ “Sonrisal”, este é administrado para formar gases, apresentado o estômago em duplo contraste. É realizada então uma radiografia panorâmica do estômago, com o paciente em D.D. A seguir levanta-se a mesa basculante, deixando o paciente em ortostática, segue-se o mesmo procedimento para esofagografia, radiografando todo o esôfago. Em seguida deve-se encher o estômago com bário a fim de estudar as curvaturas maior, menor, antro esofágico e bulbo gástrico. Realiza-se outra radiografia panorâmica do estômago cheio de bário, após realiza-se uma série de 6 exposições devidamente divididas no seriógrafo, do antro-pilórico cheio e vazio e do arcoduodenal.

Visão radiográfica:

- Porções cervical, torácica e abdominal do esôfago.

- Ostiocárdia, curvaturas, dobras mucosas, tubo gástrico, ostiopiloro duodeno, arco e bulbo duodenal e flexura duodeno-jejunal.

Filmes usados:

- 1 filme 35 x 35 dividido em três.

- 2 filmes 24 x 30 para panorâmica.

- 1 filme 24 x 30 dividido em seis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com