TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O funcionamento do raio laser

Artigo: O funcionamento do raio laser. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  Artigo  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 3

A grande quantidade de estudos na área de medicina estética nos proporciona cada vez mais recursos tecnológicos para cuidar da saúde e da beleza. O laser faz parte das novidades que têm invadido as clínicas e consultórios, disponibilizando técnicas sofisticadas para resolver os probleminhas que surgem na pele com o passar dos anos.

Desenvolvido na década de 60, o raio laser recebeu esse nome como uma abreviação para Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation, ou Luz Amplificada pela Emissão Estimulada de Radiação. As primeiras aplicações do laser foram no tratamento de doenças de pele e eliminação de pequenos tumores. Com o avanço da tecnologia, descobriu-se que era possível aproveitar a luz em muitas outras técnicas com as mais diversas finalidades.

Além do uso em cirurgias plásticas de correção, o mecanismo também é muito difundido para tratamentos de pele em geral. Remover tatuagens, eliminar pelos indesejáveis, suavizar rugas ou estimular o rejuvenescimento da pele ficou muito mais fácil após a difusão de novas técnicas com diferentes tipos de raio laser.

O funcionamento do raio laser

Para gerar a luz responsável pelo tratamento, o aparelho de raio laser terá diferentes fontes. A alimentação do laser pode variar entre CO2, cobre, rubi e argônio, para citar alguns exemplos. Cada uma delas vai proporcionar um tipo diferente de luz e este será específico para determinadas finalidades. No caso dos raios utilizados na pele, cada um vai apresentar um comprimento de onda diferente que será associado a um tipo de célula ou pigmento. Todo esse processo determina o laser que será usado em cada tratamento estético.

Os tipos de laser

Laser Rubi

Esse laser é de fonte sólida, com raios de alcance médio, específicos para tratar melaninas e pigmentos escuros. Por esse motivo, é o método mais recomendado para remover tatuagens. Sua ação acontece exclusivamente nos pigmentos escuros da pele. Após uma anestesia local, a luz é direcionada para as lesões e a única parte que sofre alterações é a estrutura de coloração escura, todas as outras células se conservam preservadas.

Laser ND:YAG

O ND:YAG é um laser de fonte sólida, também com alcance médio, indicado para ser usado no verão porque não agride a camada superficial da pele. O aparelho dispara um flash gasoso que é responsável pelo resfriamento da pele milésimos de segundos antes da aplicação da luz. O raio alcança as células de colágeno, que dão sustentação à pele, estimulando-as para que a paciente tenha a pele rejuvenescida. Este tipo de laser ainda é utilizado para eliminar microvarizes e cauterizar a irrigação dos bulbos capilares, já que ele reconhece a hemoglobina. Então, o ND:YAG é uma ótima opção para remoção de microvarizes e para depilação de algumas áreas do rosto, axilas e virilha.

Laser de CO2 Fracionado

Esse laser é de fonte gasosa, com raios de alcance profundo, muito difundido em diferentes procedimentos. Entre os usos mais comuns está o tratamento de rugas médias e profundas, a redução da flacidez, eliminação de queloides

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com