TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reações Químicas

Dissertações: Reações Químicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 3

Reação Química é uma transformação que ocorre nas substâncias, alterando seu estado inicial e que pode resultar em um ou mais novos produtos. As substâncias iniciais que irão sofrer a transformação são chamadas reagentes, e as novas substâncias formadas são chamadas produtos. Para que isso possa acontecer, as ligações entre átomos e moléculas devem ser rompidas e devem ser restabelecidas de outra maneira.

Como estas ligações podem ser muito fortes, energia, geralmente na forma de calor, é necessária para iniciar a reação. As novas substâncias possuem propriedades diferentes das substâncias originais (reagentes).

Dentre os fatos visíveis que confirmam a ocorrência de reação, pode-se destacar: desprendimento de gás e luz, mudança de coloração e cheiro, formação de precipitados, etc.

Toda reação química pode ser representada por uma equação utilizando de símbolos e números para descrever os nomes e as proporções das diferentes substâncias que entram nestas reações. Os reagentes são mostrados no lado esquerdo da equação e os produtos no lado direito.

Uma equação química deve ser balanceada de acordo com a Lei da Conservação da Matéria. A Lei afirma que a matéria não pode ser criada nem destruída durante a transformação química que ocorre em uma reação química. Em uma equação química balanceada. o número de átomos de cada elemento nos reagentes é igual ao número de átomos de cada elemento dos produtos, uma vez que os átomos não são criados nem destruídos.

Exemplo de uma Equação Química não equilibrada:

H2 + Cl2 = HCl

Exemplo de uma Equação Química equilibrada:

H2 + Cl2 = 2HCl

Critérios para classificação das reações químicas

• Reação de síntese ou adição: são aquelas que duas ou mais substâncias originam um único produto.

A + B → C

Exemplo dessa reação: quando o magnésio reage com o oxigênio do ar:

2Mg(s) + 1 O2(g) → 2MgO(s)

Essa reação se faz presente em flashes fotográficos descartáveis e foguetes sinalizadores.

• Reação de simples troca ou deslocamento: ocorre quando uma substância simples reage com uma composta originando novas substâncias: uma simples e outra composta.

A + XY → AY + X

Exemplo: Quando uma lâmina de zinco é introduzida em uma solução aquosa de ácido clorídrico, vai ocorrer a formação de cloreto de zinco e o gás hidrogênio vai ser liberado.

Zn (s) + 2 HCl (aq) → ZnCl2(aq) + H2 (g)

Observe que o Zinco deslocou o Hidrogênio, daí o porque do nome “reação de deslocamento”.

• Reação de dupla troca: dois reagentes reagem formando dois produtos, ou seja, se duas substâncias compostas reagirem dando origem a novas substâncias compostas recebem essa denominação.

AB + XY → AY + XB

Exemplo: a reação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com