TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reações Químicas

Dissertações: Reações Químicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  3.473 Palavras (14 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 14

Asces – associação Caruaruense de Ensino Superior

Curso: Engenharia Ambiental

Discente: Maria Edjane Ferreira de Santana

RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA Nº 01 DE QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA II – PREPARO DE SOLUÇÕES

Caruaru – Pernambuco

2013

INTRODUÇÃO

Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. (Antoine Laurent Lavoisier).

A todo instante podemos perceber à nossa volta inúmeras reações químicas. Exemplo disso são as reações complexas envolvidas no preparo de alimentos. O simples ato de nos alimentarmos desencadeia dentro do nosso organismo, uma série de reações químicas.

Este relatório da aula prática nº 02 de Química Geral e Inorgânica II apresenta uma breve revisão bibliográfica sobre os tipos de reações químicas, além de trazer os detalhes sobre os resultados da parte experimental realizada em laboratório.

1. OBJETIVOS

Desenvolver a capacidade de reconhecer as evidências para a ocorrência das reações químicas, através da realização e classificação dessas reações, e o aprendizado da representação das reações químicas através das respectivas equações químicas.

2. FUNDAMETAÇÃO TEÓRICA

2.1 Definição de Reações Químicas

Reação química é um fenômeno em que os átomos permanecem praticamente intactos. Na reação química, as moléculas (ou aglomerados iônicos) iniciais são “desmontados” e seus átomos são reaproveitados para “montar” as moléculas (ou aglomerados iônicos) finais (FELTRE 2004, p. 238).

2.2 Fenômenos físicos e químicos

2.2.1 Fenômenos físicos são todas as transformações da matéria sem ocorrer alteração de sua composição química. É todo fenômeno que ocorre sem que haja a formação de novas substâncias (ALVES, 2013).

2.2.2 Fenômeno químico é todo aquele que ocorre com a formação de novas substâncias. Um fenômeno químico, como a combustão, transforma uma substância em outra, com diferentes propriedades químicas. (ALVES, 2013).

2.3 Quando ocorrem as reações químicas

FELTRE (2004, p. 238), ainda discorre sobre como ocorrem as reações químicas:

“Para duas substâncias reagirem quimicamente é necessário que:

a) Suas moléculas sejam postas em contato do modo mais eficaz possível. É por isso que uma reação no estado gasoso é, em geral, mais fácil e rápida que no estado líquido; e neste, em geral, mais fácil e rápida que no estado sólido. Entre sólidas a reação é normalmente muito difícil, pois falta “contato” entre suas moléculas; daí o costume de “pulverizar” os reagentes sólidos, ou o que é, em geral melhor: procurar dissolver os sólidos em água ou em outro solvente apropriado;

b) Os reagentes tenham certa afinidade química, ou seja, tendência a reagir.”

2.4 Classificação das reações químicas

DE BONI (2007, p.183), afirma que quando se trata de química inorgânica, as reações químicas são agrupadas em apenas seis tipos e explica como cada uma ocorre.

2.4.1 Reações de simples troca (ou de deslocamento ou de substituição) - Nessas reações temos um elemento livre (substância simples) reagindo com um composto (substância composta – substância constituída por diferentes elementos). O elemento livre desloca (ou seja, substitui) outro elemento do composto. Para que isso ocorra, é necessário que o elemento livre seja mais reativo do que o elemento a ser deslocado do composto. Em outras palavras, trata-se da reação entre uma substância simples e uma substância composta, produzindo também uma substância simples e uma substância composta.

Exemplos: Zn + 2 HCl → ZnCl2 + H2

F2 + 2 NaCl → 2 NaF + Cl2

2.4.2 Reações de dupla troca (ou de dupla substituição)- Ocorrem quando dois compostos reagem, permutando entre si dois elementos ou radicais e dando origem a dois novos compostos.

2.4.3 Reações de síntese (ou de adição) - quando duas ou mais substâncias reagem produzindo uma única substância.

OBS: Para se obter um determinado produto, pode ser preciso efetuar uma sequência de reações de síntese. O ácido sulfúrico (H2SO4), por exemplo, usado na fabricação de corantes, detergentes, produtos químicos, plásticos, adubos, etc., é fabricado em três etapas, sendo todas elas reações de síntese.

1ª Etapa: S + O2 SO2

2ª Etapa: 2 SO2 + O2 2 SO3

3ª Etapa: SO3 + H2O H2SO4

2.4.4 Reações de análise (ou de decomposição) – reações opostas às de síntese, ou seja, ocorrem quando se tem apenas um reagente que se decompõe em duas ou mais substâncias (simples ou compostas), quando submetido a algum tipo de energia, como calor, eletricidade ou luz, por exemplo.

Com relação às reações de análise ou decomposição Feltre (2004, p. 243) ressalta que algumas reações desse tipo recebem nomes especiais.

2.4.4.1 Pirólise – decomposição pelo calor (na indústria é também chamada de calcinação);

2.4.4.2 Fotólise - decomposição pela luz;

Exemplo:

H2O2 H2O + 1 O2

2.4.4.3 Eletrólise - decomposição pela eletricidade;

Exemplo:

H2O H2 +

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com