TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reações Químicas E A Análise De Amostra Sintética Constituída Por Íons Da 2° Série (Mg2+, Ca2+, Ba2+, Sr2+).

Casos: Reações Químicas E A Análise De Amostra Sintética Constituída Por Íons Da 2° Série (Mg2+, Ca2+, Ba2+, Sr2+).. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2014  •  2.216 Palavras (9 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

As reações químicas são transformações que envolvem alterações, quebra e/ou formação, nas ligações entre partículas (átomos, moléculas ou íons) da matéria, resultando na formação de nova substância com propriedades diferentes da anterior. Algumas evidências da ocorrência de uma reação química são mudança de cor, evolução de calor ou luz, formação de uma substância volátil, formação de um gás, formação de precipitado entre outros.

Pelos testes por via seca ou ensaios de chama, é possível identificar os íons metálicos dos sais. Os sais, quando sujeitos a elevadas temperaturas, passa do estado fundamental a estados excitados, com emissão de radiações de cor característica, sob a forma de uma chama colorida. A cor da chama é característica do elemento e permite uma primeira identificação. (DANTAS & RAMALHO, 2008).

Já pelos testes de via úmida as reações químicas ocorrem entre íons em solução aquosa onde as propriedades, como a solubilidade, dos elementos permitem a formação de precipitados, desprendimento de gases ou mudança de coloração. (BACCAN, 2001)

O Magnésio (Mg2+) é um elemento metálico pertencente ao Grupo II (metais alcalino terrosos) da Tabela Periódica. É encontrado em vários minerais incluindo magnesita (MgCO3), dolomita (MgCO3 . CaCO3) e carnalita (MgCl2 . KCl . 6 H2O) e também na água do mar sendo um elemento essencial aos organismos vivos. (FRANCISCO, ELEMENTOS).

O Cálcio Ca2+ é um elemento metálico cinza, mole, pertencente ao Grupo II, dos metais alcalino-terrosos da Tabela Periódica, sendo os compostos de cálcio comuns na crosta terrestre, por exemplo, no calcário, mármore (CaCO3), gipsita (CaSO4 . 2 H2O) e fluorita (CaF2). O cálcio é um elemento essencial dos organismos vivos sendo necessário para o crescimento e desenvolvimento. (FRANCISCO, ELEMENTOS).

O Estrôncio Sr2+ é um elemento metálico amarelado pertencente ao Grupo II, dos metais alcalino-terrosos, da Tabela Periódica, é encontrado nos minerais estroncianita (SrCO3) e celetina (SrSO4). (FRANCISCO, ELEMENTOS).

O Bário Ba2+ é um elemento reativo branco prateado pertencente ao grupo dos metais alcalinos terrosos da Tabela Periódica, ocorre na natureza nos minerais barita (BaSO4) e witherita (BaCO3), se oxida rapidamente no ar e reage com etanol e água. (FRANCISCO, ELEMENTOS).

A prática teve por objetivo estudar algumas reações dos íons da 2° série e as condições experimentais (pH, temperatura,adição de eletrólitos) com o propósito de identificar estes íons em uma amostra.

Procedimento Experimental: Reações Químicas dos Íons da 2° série

Materiais – Teste de Chama

 Sais sólidos Ca2+, Ba2+, Sr2;

 Fio de Ni/Cr;

 Solução de HCl concentrada para a limpeza do fio;

 Bico de Bunsen;

 Vidro de Relógio.

Materiais – Teste por Via Úmida

 Papel indicador e de tornassol;

 Tubo de ensaio e suporte;

 Banho-maria;

 Bastão de vidro;

 Béquer;

Soluções de:

 Mg(NO3)2 0,2 mol/L;

 (NH4)2CO3 1,5 mol/L;

 NH4Cl 6 mol/L ;

 HCl 6 mol/L;

 Na2HPO4 3 mol/L;

 NH3 6 mol/L;

 Ba(NO3)2 0,2 mol/L;

 K2Cr2O7 0,5 mol/L;

 NaAc 6 mol/L;

 HAc 6 mol/L;

 M(NO3)2 0,2 mol/L;

 (NH4)2C2O4 0,25mol/L;

 (NH4)2SO4 0,25 mol/L;

 NaOH 4 mol/L;

 NH3(NH4OH) 6 mol/L;

 NH3 6 mol/L.

Procedimento Experimental: Análise de Amostra Sintética Constituída por Íons da 2°Série.

Materiais:

 Tubo de ensaio e suporte;

 Banho-maria;

 Centrífuga;

 Água destilada;

 Bico de Bunsen;

 Fio de Ni/Cr;

 Solução de HCl concentrada para a limpeza do fio;

 Vidro de Relógio.

Soluções de:

 Mg2+, Ca2+, Ba2+, Sr2+;

 M(NO3)2 0,2 mol/L;

 HCl 6 mol/L;

 (NH4)2CO3 1,5 mol/L;

 NaAc 3 mol/L;

 HAc 6 mol/L;

 NH3(NH4OH) 6 mol/L;

 C2H8N2O4 0,25 mol/L;

 K2Cr2O7 0,2 mol/L;

 NH3 6 mol/L;

 (NH4)2SO4 2,5 mol/L.

Metodologia: Reações Químicas dos Íons da 2° série.

Teste de Chama:

Limpou-se o fio de Ni/Cr na solução concentrada de HCl com o auxílio do vidro de relógio. Em seguida coletou-se uma pequena amostra de Ca2+ e introduziu-a na chama do bico de Bunsen anotando a cor emitida. Repetiu-se o mesmo procedimento com Ba2+, Sr2.

Testes por via Úmida:

Primeiramente mediu-se o pH Ca2+, Ba2+, Sr2 com o auxilio do papel indicador. Posteriormente realizou-se o teste com (NH4)2CO3 adicionando-se 5 gotas de Mg(NO3)2 0,2 mol/L e 3 gotas de NH4Cl 6 mol/L, com esse mesmo procedimento testou-se os íons Ca2+, Ba2+, Sr2 .

Em seguida realizou-se o teste com Na2HPO4 3 mol/L adicionando-se 2 gotas de Mg(NO3)2 0,2 mol/L, 10 gotas de H2O, 2 gotas de HCl 6 mol/L, 3 gotas de Na2HPO4 3 mol/L e 3 gotas de NH3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com