TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reações químicas

Seminário: Reações químicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  Seminário  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Desde o começo da utilização da química como artifício para facilidades em sua vida cotidiana, o homem começou a perceber que a mistura de elementos químicos poderiam formar inúmeros outros matérias fundamentais para a vida humana.

Essas reações químicas ocorrem de um modo geral devidos a fatores termodinamiscos e cinéticos. Na termodinâmica, o acontecimento de reações é decorrente do aumento da entropia e a diminuição da energia, as quais cooperam entre si para darem inicio a formação das reações. Já os fatores cinéticos tem relação com o fato de que para que uma reação quimica ocorra, antes os seus reagentes precisam romper uma barreira de energia. Esta barreira é que determina a duração das reações químicas, barreiras maiores acarreta em reações mais demoradas e barreiras menores em reações mais rápidas.

As reações químicas são descritas através de equações químicas. No laboratório podemos verificar a ocorrência ou não de uma reação, após colocar os reagentes em contato, por mudanças de aspectos qualitativos e quantitativos em relação ao seu estado inicial.

Efeitos macroscópicos como a formação de produtos gasosos, formação de precipitado, mudança de cor, alterações de calor (transferência de energia) e mudanças de odor são aspectos que indicam a ocorrência de uma reação química.

A formação de precipitado ocorre quando a concentração de um produto excede a solubilidade daquela substancia. Essas reações envolvem íons que reagem para formar sólidos pouco solúveis.

Com relação à mudança de cor é importante observar se a cor resultante é uma combinação das cores dos reagentes, o que não indica a ocorrência de reação química, ou se é uma cor inesperada resultante da reação.

As reações químicas são classificadas segundo características no seu transcurso:

• Reações de Síntese: estas reações são também conhecidas como reações de adição. Nestas, um único composto é obtido a partir de dois compostos iniciais.

• Reações de Decomposição: são também chamadas de reações de análise. Nestas reações se dá o processo inverso ao das reações de síntese, ou seja, a partir de um único composto são obtidos outros compostos.

• Reações de Simples Troca: são reações em que uma substância simples reage com uma substância composta formando duas novas substâncias, uma simples e outra complexa.

• Reações de Dupla Troca: essas reações ocorrem quando duas substâncias compostas permutam entre si dois elementos formando duas novas substâncias compostas.

...

Baixar como  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »