TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recepção do paciente no centro cirúrgico

Por:   •  6/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.140 Palavras (5 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 5

Capitulo  9                                          Resumo

Recepção do paciente no centro cirúrgico

*introdução:

   O sucesso do ato anestésico-cirúrgico está diretamente relacionado ao preparo físico e psicológico do paciente e da família e à redução de risco cirúrgico modificáveis. Inicia-se com notícia  da necessidade de uma cirurgia,independentemente do porte cirúrgico e da região afetada.Em cirurgias de emergência,como está explícito em sua denominação,muitas vezes,não se tem oportunidade de explicar e de elucidar as dúvidas do paciente e de sua família,pois o tempo é um fator determinante das repercussões da intervenção anestésico-cirúrgica.

   Em alguns hospitais, o serviço de orientação pré-operatória é padronizado e iniciado com a informação da cirurgia, da qual participam cirurgião, anestesiologista, enfermeiro, psicólogo e assistente social. Essa orientação pode ser realizada em grupo ou individualmente e tem como finalidades:

  • Descrever as etapas da realização do ato anestésico-cirúrgico;
  • Cumprir a necessidade de procedimento burocráticos e administrativos;
  • Verificar os procedimentos terapêuticos  a serem realizados, como eletrocardiograma,exames de sangue,urina,raio x de tórax;
  • Encaminhar para avaliação de especialistas, se necessário;
  • Marcar dia e horário de internação;
  • Esclarecer dúvidas e sugestões dos familiares e do paciente.

   

    As necessidades  do paciente e do familiar no pré-operatório deve ser observada.Sabe-se que, em um primeiro momento,a quantidade de informações a serem captadas e grande e, com a ansiedade vivida,as informações fornecidas podem ser insuficientes,pois o paciente não consegue memoriza-las.

   O paciente deve ser o objetivo central da atuação da equipe de saúde, sendo ele quem determina a realização da cirurgia, À equipe cabe a discussão das repercussões da decisão da desistência da realização desse procedimento.

    Quando a avaliação pré-operatória acontece de forma programada, o grau de segurança e confiança no procedimento anestésico cirúrgico aumenta, o que contribui para uma melhor aderência ao preparo pré-operatório.

 

                                 

*Avaliação Pré-Operatória

     A avaliação pré-operatória pode ser realizada sob a forma de visita pré-operatória pelo enfermeiro da centro cirúrgico, com o objetivo de interação com o paciente e a família,obtenção de dados para o planejamento individualizados  da  assistência e esclarecimento de dúvidas existentes.Com a demanda econômica e de restrição de gastos, muitas vezes ela e inviável,o que faz a recepção do paciente pelo enfermeiro de centro cirúrgico tornar-se ainda mais importante.

    O principal objetivo educacional da visita pré-operatória é oferecer ao paciente informações objetivas  com expectativas realistas sobre o processo anestésico e a cirurgia.Contudo,a quantidade de informações oferecidas dependerá do desejo do paciente. Alguns pacientes demonstram interesse e necessidade em saber detalhes,ao passo que o outros preferem não receber nenhuma informação.

     É fundamental que o membro da equipe multiprofissional indentifique-se e informe sua categoria. A entrevista e o exame físico pré-operatórios devem ocorrer, preferencialmente, apenas na presença do paciente, com exceções nos casos de incompetência verbal e de crianças.

     A abordagem deve ser iniciada com questões  relacionadas à existência de alergias,uso progresso de anestesia e sua possíveis repercussões e hábitos que possam ter alguma interferência no procedimento anestésico,com o tabagismo,o alcoolismo,o uso de entorpecentes ou o uso crônico  de analgésicos opióides.

    Nos casos em que o paciente referir já ter sido anestesiado, tentar obter informações quanto à ocorrência de vômitos, agitação ou outra alteração relevante que tenha se relacionado com o procedimento.

    Quanto ao tabagismo, é importante caracterizar o hábito no que se refere ao tempo e à quantidade. Frequentemente, o tabagismo está relacionado com restrições pulmonares, por exemplo, a existência de neoplasias, que podem potencializar as complicações respiratórias pós-operatórias, como atelectasias e infecções.

     Quanto ao alcoolismo, este problema nem sempre é fácil de ser identificado,o principalmente na situação de ansiedade do período pré-operatório.O uso objetivo do álcool pode determinar maior metabolismo hepático e exigir maiores volumes de anestésicos.Por outro lado,dependendo da expressão desse hábito,a função hepática pode já estar deteriorada,condição dessa essa que retardará a  excreção de metabólitos anestésicos,ou ainda,oferecer oferecer riscos adicionais de sangramentos pela presença de varizes no esôfago e coagulopatias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (64.4 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com