TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reciclagem Infantil

Artigos Científicos: Reciclagem Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  1.819 Palavras (8 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

Nos dias atuais a sociedade está passando por uma crise ambiental, principalmente em relação aos recursos naturais do nosso Planeta, tem-se visto que a maior parte do lixo produzido é descartada em lugares inadequados, sem nenhum cuidado com tais resíduos, e isso causa grande degradação ao meio ambiente e ameaça também a vida dos seres humanos no planeta.

Através da reciclagem, o lixo passa a ser visto de outra maneira, não como não como um final, mais como o início de um ciclo em que podemos preservar o meio ambiente, a participação consciente e a transformação de hábitos (MARODIN E MORAIS, 2004, p.3).

Mas pode-se verificar que além de aprender a reciclar e reaproveitar o lixo, é preciso que ocorram mudanças de atitudes, e valores sobre o meio ambiente, de forma a serem repassadas adiante, com intuito de diminuir o grande número de lixo descartado, muitas vezes deixado de ser reciclado por falta de alguns conhecimentos.

Assim pode-se dizer que os educadores são membros fundamentais no processo de conscientização da sociedade dos problemas ambientais, pois poderão desenvolver em seus alunos hábitos e atitudes saudáveis de conservação ambiental e respeito à natureza, transformando-os em cidadãos conscientes e comprometidos com o futuro do país (MUNHOZ, 2004, p. 81).

De acordo com Meyer (1992), a educação ambiental é, um processo permanente e contínuo, que não se limita à educação escolar, mas, introduzí-la na escola, inclusive na educação infantil, é uma das estratégias para o seu desenvolvimento.

Procurou-se desenvolver um projeto voltado para a construção de conhecimentos e atitudes das crianças em relação ao meio ambiente, através de experiências significativas sobre a reciclagem, reutilização e destino certo do lixo produzido no dia-a-dia. Por meio de atividades exploratórias no meio escolar, vinculadas ao lúdico e ao contexto do qual as crianças encontram-se inseridas.

Através do projeto propõe-se conduzir as crianças a compreender, a dar significado e a fazer a conexão de acontecimentos de sua vida cotidiana com o conteúdo aprendido, promovendo a integração da criança com o mundo.

2 JUSTIFICATIVA

Analisando a situação do Planeta Terra hoje se vê necessário agir de alguma forma para pelo menos amenizar a constante destruição que o próprio homem vem causando ao Meio Ambiente por conta da vida moderna.

Na educação infantil e no início do ensino fundamental é importante enfatizar a sensibilização com a percepção, interação, cuidado e respeito das crianças para com a natureza e cultura destacando a diversidade dessa relação, pois somente assim será possível através de um trabalho contínuo com as crianças, o desenvolvimento do raciocínio crítico e interpretativo das questões socioambientais bem como a cidadania ambiental.

A educação Ambiental não deve ser tratada como algo distante do cotidiano dos alunos, mas como parte de suas vidas. É de suma importância a conscientização da preservação do Meio Ambiente para a nossa vida e todos os seres vivos, afinal vivemos nele e precisamos que todos os seus recursos naturais sejam sempre puros. A conscientização quanto a essa preservação deve iniciar cedo, pois é muito mais fácil fazer as crianças entenderem a importância da natureza e quando esse ensinamento inicia logo elas com certeza vão crescer com essa ideia bem formada.

Um fator primordial para a preservação do meio ambiente é a reciclagem, pois através dela é possível tirar do meio ambiente coisas que levariam décadas para desintegrar. As crianças começam a aprender a importância da reciclagem na escola através de diversos projetos.

3 OBJETIVOS

• Resgatar junto aos alunos a importância de vivermos e convivermos em um ambiente limpo;

• Relacionar as cinco cores básicas aos lixos correspondentes. (Verde= vidro, Amarelo=metal; Azul= papel; Vermelho= plástico; Marrom= orgânico).

• Incentivar a prática de atitudes conscientes quanto à limpeza da sala de aula, assim sendo fazer com que os alunos levem essas informações as suas casas

4 METODOLOGIA

As culturas infantis são constituídas por um conjunto de formas, significados, objetos, artefatos que conferem modos de compreensão simbólica sobre o mundo, ou seja, brinquedos, brincadeiras, músicas e histórias que expressam o olhar infantil, olhar construído no processo histórico de diferenciação do adulto.

A criança entende o mundo através dos brinquedos, brincadeiras quando representadas de forma simples, cada qual dentro de sua cultura, mais ainda com semelhanças que caracterizam a universalidade da importância do brincar para a criança.

Ao movimentar-se, a criança usa a imaginação, os pensamentos, constituindo o eu, e o desenvolvido cognitivo através dos objetivos pensados em relação ao brincar. Ao relacionar a brincadeira e os brinquedos com atividades que reconhecem o ambiente, a realidade da qual esta inserida a criança tem a oportunidade das descobertas, da observação da natureza, aos diversos contextos dos seres humanos.

O projeto poderá ser desenvolvido em escolas públicas ou privadas, enfocando principalmente crianças da Educação infantil.

Conteúdos por disciplinas

• Matemática

 As cores da natureza

 Número e numerais de 0 a 10

 Dobraduras (forma geométrica)

 Classificação seleção e contagem de materiais da natureza (pedras, gravetos, folhas).

• Natureza e Sociedade

 Conceito de Preservação da natureza e reciclagem;

 Comparação de ambientes diferentes, identificação de sua regularidade;

 Cuidados que devemos ter com o meio ambiente;

 Tempo de decomposição do lixo;

 Separação do lixo;

 Os perigos dos lixos acumulados;

 Higiene pessoal e do meio;

 Reciclagem (confecção de brinquedos e outros objetos com materiais recicláveis).

• Arte e Música

 Recorte e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com