TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recomendações Para Saúde Física e Mental

Por:   •  31/8/2020  •  Abstract  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 2

Cuidados com a saúde física e mental

Todo órgão do corpo humano precisa ser bem nutrido, mas nenhum é mais exigente nesse ponto do que o cérebro.

Uma alimentação saudável e bem equilibrada é essencial para o bom funcionamento do cérebro.

Componentes que não podem faltar na dieta:

• Vitaminas C e E – Têm ação antioxidadante, combatendo os processos de degeneração celular e envelhecimento. A vitamina C está presente sobretudo em frutas cítricas como laranja, kiwi, acerola e também no tomate e brócolis. A vitamina E é encontrada em óleos vegetais como o de oliva, na soja, no gérmem de trigo, na levedura da cerveja, no brócolis e no espinafre.

• Vitamina B12 – Indispensável para o sistema neurológico. Quando ausente ou insuficiente no organismo, pode provocar alterações nas funções cerebrais, inclusive perda de memória. Presente nas carnes vermelhas, leite e derivados e ovos.

• Colina – Substância ligada à formação de novas células e de um neurotransmissor relacionado ao aprendizado e à memória. Encontrada em grandes quantidades na gema do ovo, no fígado de boi e frango, na soja e no gérmen de trigo.

• Carboidratos – São o combustível do corpo, responsáveis pela geração de energia – e o cérebro, com sua intensa atividade, consome muita energia. Presente nos cereais integrais, massas, pães e batata.

Expor-se ao sol alguns minutos por dia, se possível todos os dias, permite ao organismo sintetizar a vitamina D, fundamental para o crescimento dos neurônios. Uma breve caminhada ao ar livre, recebendo o sol da manhã ou do final da tarde, já é suficiente.

Outro hábito essencial para a saúde cerebral é o sono. Enquanto dormimos, ocorrem processos metabólicos importantes para o organismo como um todo, incluindo o cérebro. Além disso, pesquisas recentes indicam que é durante o sono que o cérebro consolida o que aprendemos durante o dia.

Respiração - O cérebro tem menos de 5% da massa total do corpo, mas gasta 20% de todo o oxigênio que respiramos. A prática de esportes como natação, corrida ou ginástica aeróbica, assim como ioga ou exercícios respiratórios, aumenta a oxigenação do organismo e, conseqüentemente, do cérebro.

O que faz mal – Um dos grandes vilões da saúde cerebral é o álcool, que prejudica a memória de curta duração e compromete a capacidade de reter novas informações. Estudos mostram que a ingestão regular de bebida alcoólica, mesmo em pequena quantidade, interfere negativamente na memória. Certos medicamentos, como tranqüilizantes, relaxantes musculares, calmantes e ansiolíticos, também podem ser prejudiciais ao cérebro se tomados sem o devido acompanhamento médico. O fumo é outro grande inimigo da memória: além de despejar uma grande quantidade de substâncias tóxicas no organismo, restringe o fluxo de oxigênio para o cérebro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (33.4 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com