TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reconceituação Do Serviço Social

Monografias: Reconceituação Do Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  2.342 Palavras (10 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Anhanguera\ Polo Roseira

Serviço Social –1º semestre

Fundamentos Historicos Metodologicos do Serviço Social II

Ana Paula Leandro – RA 424665

Andréia Catarina Gualberto dos Santos – RA 428069

Eliana Silva Honorato – RA 424776

Marielen da Graça Paiva – RA 424960

Titulo:Reconceituação do Serviço Social

Profª : Silvia H dos Santos

Roseira, 26 de abril de 2014

Índice

Introdução pag 03

1. Reconceituação do Serviço Social pag 04

2. Teorização do Serviço Social: Documento Alto de Boa Vista pag 06

3. Correntes filosóficas pag 07

3.1 Fenomenologia pag 07

3.2 Positivismo pag 08

3.3 Dialética pag 09

3.4 Conclusão pag 10

Referencias bibliográficas pag 11

Introdução

Veremos neste trabalho, assuntos e questionamentos a respeito da Reconceituação do Serviço Social, promovendo a observação e reflexão sobre as influências dos pressupostos filosóficos na História do Serviço social e refletir a importância do movimento de Reconceituação iniciado nos anos de 1960.

“Aos esfarrapados do mundo e aos que neles

se descobrem e, assim descobrindo-se, com

eles sofrem, mas, sobretudo, com eles lutam”

Paulo Freire

1. Reconceituação do Serviço Social

O que é o profissional habilitado para identificar acompanhar, as forças que inspiraram as pressões sociais e mobilizações dos setores populares, historicamente marcada pela intransigência das desigualdades de classes e questões sociais.

No final da década de 50 e início da década de60, houve início do acumulo capitalista, um período da fortificação do setor privado.Fazendo surgir a profissão de Assistente Social que favorece a classe burguesa, ou seja, a favor da classe dominante para que os menos favorecidos se sintam amparados e se conforme com o pouco.

O Serviço Social só passa ter uma significância maior na década de 50, onde a ONU e outros grupos passaram a pensar em trabalhar para o bem da comunidade, para organizar, mobilizar para a participação, isso é conceito de cidadania.

O Assistente Social se comprometia com esta nova perspectiva, chamada Desenvolvimento de Comunidade, utilizava-se da cultura popular de Paulo Freire.

Na época da ditadura militar, nasceu a necessidade de reconceituar o Serviço social. No ano de 1964, com o Presidente João Goulart, apresentou uma série de reformas econômicas e Sociais para garantir melhores condições de vida sem o objetivo de quebrar a hierarquia de classe aborrecendo os pensadores capitalistas, neste contexto muitos foramtorturados, assassinados devido o aumento da repressão, momento de grande violência.Também nesta época o país passa por um crescimento econômico, financiado pelo mercado internacional, os fatores que contribuíram foram empréstimos externos, o fim do milagre econômico se deu em 1963, houve esgotamento, internamente os salários ficaram baixos, a mortalidade infantil aumentou. A dívida externa sofreu um salto, ocupava os últimos lugares quando se tratava de condição de renda, mortalidade infantil e educação. O Serviço Social viu a insatisfação dos profissionais que eram limitados teoricamente, sem instrumentos, onde predominavam o servir os burgueses. A resposta foi um movimento de Reconceituação apartir do próprio protagonismo do sujeito.

A política Social torna-se uma estratégia para minimizar as questões sociais. O serviço Social no Brasil assume 3 pontos que o norteiam:

Perspectiva Modernizadora

Perspectiva Conservadora

Perspectiva Ruptura.

A descoberta do Marxismo contribui para o processo de ruptura, mas houve muitos equívocos.

Enfim Movimento de Reconceituação envolveu grandes números de profissionais buscando novos fundamentos, conhecimentos e teorias baseada em uma concepção de homem e de mundo e também novas metodologias que pudesse instrumentalizar uma ação coerentecom um novo posicionamento.

2. Teorização do Serviço Social – Documento de Sumaré e Alto de Boa Vista

Os seminários de Sumaré e Alto de Boa Vista tinham como objetivo dar a continuidade crítica das questões levantadas nos outro seminários Araxá e Teresópolis

Em seu processo preparatório de medidas e estudos, buscou-se a opinião de diversos Assistentes Sociais e assim chegou-se a três temas básicos:

- Serviço Social e a Cientificidade;

- Serviço Social e a Fenomenologia;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com